Executando verificação de segurança...
19

Como meu bot do twitter alcançou mais de 260k de impressões em 12 dias usando inteligência artificial e BBB24 :)

Em um mundo onde cada vez mais estamos ficando limitados sobre o alcance das nossas publicações em redes sociais, e cada vez mais vemos o nosso custo de aquisição indo as alturas nas nossas campanhas de marketing, acredito que mais uma vez teremos que inovar para conseguir continuar impactando as pessoas e vendendo nossos produtos.

Tendo em vista isso, resolvi criar uma série de experimentos para tentar criar alternativas para ajudar a galera a expandir um pouco mais o nivel de consciência e pensar talvez um pouco mais “Martech” usando a tecnologia como base dessa alavanca de crescimento.

Ou seja meus objetivos eram claros, queria atingir o maior número de pessoas possiveis e com um custo baixissimo de operação do ponto de vista ténico. Com isso cheguei a um cenário que vou descrever um pouco mais no decorrer nesse artigo, mas a idéia era utilizar IA para geração do conteudo e uma estrutura serveless para mandar o custo mais "preço de namoro”.

Comecei meus experimentos usando talvez uma rede social um pouco esquecida pela minha geração (ou apenas por mim), o Twitter ou X como agora é chamado (Vai entender o que passa na cabeça do Elon).

Durante o processo criei alguns bots para entender melhor como funcionava a plataforma a fim de entender os nichos de conteúdo que mais performavam, quais tipos de publicação traziam mais alcance, engajamento e seguidores.

Bot de noticias sobre Counter Strike 2

Comecei automatizando algo que fosse apenas para mim, o problema principal era conseguir acompanhar as noticias de Counter Strike 2 enquanto estava viajando para dar aula nos cursos que ministramos aqui na Métricas Boss.

Com isso nasceu o entreganewba um twitter que automatizei para acompanhar noticias resumidas sobre CS2, um ponto interessante talvez desse experimento foi o resgate de uma tecnologia simples e muito antiga que utilizei para fazer a extração do conteúdo o Feed RSS.

Para quem não conhece o Feed RSS foi uma inovação muito popular nos anos 90/inicio dos anos 2000 e tinha um objetivo simples organizar a caralhada de conteudo gerado pelos blogs diariamente para seus leitores. Ai vieram soluções como https://pt-br.about.flipboard.com/ que inclusive é uma grande ferramenta distribuição de conteúdo.

Não é algo muito importante, mas em um ambiente onde as pessoas partem para um cenário onde vão direto para o webscrapping achei interessante talvez trazer um recurso mais simples que cumpre super o papel ainda nos dias de hoje kkk “KEEP IT SIMPLE STUPID

O resultado foram postagens como essa abaixo e um alcance de 4 mil pessoas em 28 dias com o total de 20 seguidores. Sucesso? Falha? Não sei, mas como esse foi pra mim ele serviu muito mais como principio para horizontalizar e testar outros nichos, inclusive usei a mesma base de código para todos os outros bot mudando apenas poucas coisas.

Untitled

A e sobre os tarados da OPENAI, utilizei desde o modelo gpt-3.5-turbo-16k e o createChatCompletion para montar a curadoria do conteudo. Como consumia conteudo gringo para atualizar o meu twitter separava a utilização da openai em:

  • Resumir o conteudo em inglês;
  • Traduzir para o português o resumo;
  • Criar o tweet em cima do resumo;

Fiz dessa forma muito porque queria criar também um portal de conteúdo, talvez hoje faria de outro jeito, mas fica o aprendizado. Para ter uma noção fazia algo em média de 10 a 15 posts no dia com um custo de 5→10 no maximo.

Bot de noticias sobre política

Esse bot confesso que não foi só idéia minha, o start para essa estrutura foi uma conversa que tive com o Hugo Vasconcelos que me abriu muito a cabeça para alguns outros temas poderia abordar.

Com isso nasceu o https://twitter.com/opoliticobr um twitter que tinha uma inteção um pouco diferente do entreganewba que entregava apenas as noticias traduzidas e resumidas para os leitores, aqui queria brincar usando a IA para dar opinião sobre determinados assuntos.

Aqui aprendi um pouco mais sobre como dar mais contexto para IA, uma vez que agora a idéia é que ela emitisse uma opinião sobre um viés político.

O grande desafio aqui inclusive era a fonte fiel de conteúdo, uma vez que vivemos em um ambiente de muita fake news, acabei optando por usar o Feed Rss para consumir o conteúdo. Não acompanho politica não entendo porra nenhuma mais me pareceu ser mais confiável pela globo ter um projeto especifico https://g1.globo.com/fato-ou-fake/ que busca garantir uma confiabilidade para as matérias geradas lá.

Ahhh aqui eu adicionei um algo a mais, decidi testar se o twitter blue iria impactar no alcance, mas principalmente queria ter uma visão maior das métricas de cada postagem infelizmente o twitter só da essas informações na versão paga.

Untitled

Bem tive um salto em impressões que sinceramente não sei se foi por causa do Blue, mas alcancei números maiores uma vez que chegamos a 7.2K de impressões em 30 dias. O bot de politica me trouxe uma visão de como conseguimos ter mais engajamento do que propriamente alcance, aqui tive que manter a temperatura da IA em 0.1 para quem não sabe quando você vai utilizar a API da open IA existem alguns parâmetros de configuração que moldam o output, um deles é o temperature que vai de 0→1 e defini acima de tudo o nível de viagem que IA pode assumir na hora de gerar o output. Se voce quiser saber mais sobre RTFM.

Untitled

Nesse aqui inclusive adotei a politica de "Vamos falar que esse conteudo é um experimento usando IA para não dar merda”, foi bem bacana e diminuiu o rate também kkkk Principalmente quando decidi variar as personalidades que gerariam o conteúdo, mas essa é uma conversa para um chopp e não um artigo. Se voce trombar comigo algum dia me lembra de te contar essas histórias.

Bot sobre noticias de fofoca ou famosos

Eis que chegamos no motivo de você ter clicado nesse link, dentro do processo de horizontalizar os bots resolvi criar um bot de fofoca que buscava noticias do TMZ e HugoGloss para gerar os conteúdos. A idéia aqui era como assuntos quentes poderiam impactar no alcance uma vez que esses portais acabam sempre gerando as principais trends de assunto no TT.

Aqui nasceu a https://twitter.com/dona_edileuza ou edinha para os intimos que é o case que gerou as 260K de impressões em 12 dias. Mas para falar sobre ela antes eu preciso contar que esse lance de TMZ e HugoGloss não funcionou muito, tinham pouquissimas impressões e sinceramente não conseguir montar um prompt que conseguisse abordar a devasta variedades de notícias que portais de fofoca abordam. Nos primeiros 30 dias esses foram os resultados:

Untitled

Nos primeiros 30 dias cheguei a fazer 3.5k com picos e 300 a 500 impressões por dia, era bom mas não era bom pra caralho.

Meu ponto principal com esse bot era conseguir tratar assuntos de morte ou até mesmo crimes que eram noticiados sendo sensivel sobre esse tipo de assunto. Talvez aqui o apredizado foi como esses portais não tem uma visão sobre a distribuição do próprio conteudo, uma vez que eu noticiava um artigo sobre o assunto antes deles no twitter, rodei esses 30 dias e pausei o bot com a sensação de falha kkk.

Confesso que esperava mais desse nicho, fiquei meio decepcionado e acabei largando de mão. Até que na virada do dia 31 de janeiro de bobeira no discord com meus amigos pensei: "E se eu virasse o bot para falar especificamente sobre Big Brother?"

30 minutos depois la para umas sei la 00:10PM catei um feed rss do Gshow e o bot começou a fazer as publicações isso ocorreu:

https://media.discordapp.net/attachments/742912536990711950/1206339392134713354/image.png?ex=65dba61b&is=65c9311b&hm=26f10bb99231f8495a04f0870808f3658be9f7afa9e8775eec95858157befaa4&=&format=webp&quality=lossless&width=2160&height=826

Em apenas algumas horas chegamos a quase 13k de impressões, muito por que o twitter estava completamente inflamado por causa da eliminação de um dos participantes.

Testei diversas coisas ao longo desses 11 dias, de melhorar a maneira com que a IA criava o conteudo até a inserção de produtos no primero comentário fixado. primeiro trabalhei o prompt, percebi algo interessante durante o processo, notícias que mostravam o dialogo dos participantes traziam muito mais impressões do que o normal, rapidamente adaptei para que o prompt fizesse o mesmo.

Demorei uns 2->3 dias até chegar nesse prompt mas uma vez que acertei sai das 200 -> 300 impressões para 400 -> 700 -> 2k de impressões por postagem.

https://media.discordapp.net/attachments/742912536990711950/1206341748817657929/image.png?ex=65dba84d&is=65c9334d&hm=2d045699478ace41c6f725d707481a875fc4b0fc672573da48e57bd300f0395e&=&format=webp&quality=lossless&width=1702&height=386

Mesmo gerando as noticias e projetando uma impressão de 380K a 480K ainda sim percebi que o bot consumindo os dados do Gshow era muito lento comparado aos usuários do twitter que ficavam o dia inteiro twitando enquanto estavam assistindo.

Minha percepção é existe pessoas que vivem essa porra o dia inteiro e fazem cortes o dia inteiro, sobre o que está rolando no Big Brother, inclusive com equipes que fazem a cobertura em plantões, tipo quartel.

Ai que cheguei no cenário de começar a interagir com essas pessoas, prontamente automatizei os comentários do twitter usando IA com puppeteer e o resultado é esse pico de 60K de impressões em apenas 1 dia.

Nesse caso rodei esse script no meu computador mesmo localmente, até daria para colocar no Cloud functions for Firebase, massss fiquei com preguiça. No primeiro dia que no caso é hoje com o bot comentando nas publicações de outras pessoas chegamos a marca de 260K de impressões em 12 dias de BOT. Abaixo tem um print de um papai orgulhoso :)

Untitled

Aqui tive um insight interessante principalmente por que pela primeira vez desse experimento, cheguei ao limite de custo da open ia que havia estabelecido, passando dos $30 dolares devido a quantidade de comentários que rolam sobre o big brother diáriamente. Com isso monte uma serie de frases neutras que apenas provocavam a pessoa para continuar interagindo com o bot, as frases eram desde "Realmente é muito dificil”, até "Aguardo os proximos capitulos dessa novela”. O que não siginificava porra nenhuma mas também não diminuiu o alcance, me diverti bastante vendo a interação da galera com esses comentários.

Funcionamento geral do bot

Postagem de notícias

  • Uma cron a cada 3 minutos buscava o conteúdo dentro do feed RSS do Gshow;
    • Nessa cron realizava o fetch do conteúdo e criava o tweet com a IA, depois armazenada a noticia no banco;
  • A cada 10 minutos buscava por novas noticias no banco e disparava para o Twitter através da api;
    • Comecei também após o armazenamento salvar o tweetId para depois conseguir fazer um "DE->PARA" para conseguir entender quais noticias traziam mais impressões;
    • Cuidado com a limitação de 50 postagems por dia, a api do twitter limita a utilização da api no plano grátis para 50 por dia e 1500 por mês.

Automação de comentários

  • Um script que a cada minuto atualizava o conteudo da página de busca pela hashtag #BBB24;
    • Nesse script verificava se houve um novo post e comentava apenas o primeiro comentário das publicações na aba “Top posts”, fiz um segundo experimento onde mudei para "Latest” que mudava para uma ordem cronologica, mas tinha um alcance menor nas publicações por não interagir com pessoas "famosas”.
    • Nesse aqui utilizei uma outra solução ao inves da api oficial, automatizei um navegador usando puppeteer para interagir com os usuários deixei um repositorio que pode te ajudar caso voce queira criar um para você. https://github.com/lucianfialho/twitter-bot-reply

Infraestrutura

Completamente serveless, usando Cloud Functions for Firebase e Cloud Firestore;

Pacotes utilizados

  • axios
  • crypto
  • cheerio
  • openai
  • puppeteer

No cloud functions for Firebase gastei algo em torno de R$ 4,73 até agora Já na openAI cheguei ao total de $30, inclusive nunca esqueçam de configurar o soft e o hard limit de custo na Open IA.

Conclusão

Por fim, o que ficou foram as histórias, decidi pausar todos os BOTs uma vez que fiquei sem idéias sobre novos experimentos e hipóteses. Talvez alguns insights que eu extrai foram, interagir com outras pessoas traz mais impressões do propriamente publicar a noticia, é preciso ter muito cuidado com realizar a curadoria de conteúdo usando inteligência artificial e sempre que fizer isso diga com clareza que você está usando inteligência artifical para isso.

Carregando publicação patrocinada...
2

A gente têm que tomar cuidado pra não virar o "Oppenheimer arrependido" com o monstro que criou.

Quando vejo tanto entusiasmo acerca de um projeto que, entre outras coisas, usa IA pra comentar política, fico de cabelo em pé.

O caso da CHOQUEI no ano passado nos mostrou bem o potencial que essas coisas tem quando mal utilizadas. Sem falar da Cambridge Analítica em 2016 e outros tantos casos.

Minha pergunta: como você lida pra mitigar os riscos relacionados a reprodução de fakenews e desinformação em geral, ainda mais em um ano de eleições?

2

Optei por deixar a temperatura do prompt em 0.1 para ser o mais deterministico possível e garantir que ele iria comentar em cima da noticia a apenas sem margem para a criatividade.

E criei uma avaliação automática que comparava os 2 conteudos, o que o prompt gerou com a noticia inicial, tudo bem que era IA validando IA mas em nenhum dos casos tive noticias que fugiram da realidades. E acompanhava quase que diariamente esse log de comparação.

Um outro ponto também que foi fundamental foi a fonte de dados, tentei usar a mais confiável possível (pelo menos a que estava no meu alcance). E a estrutura acompanhava também atualizações dos conteúdos visando atualizar sobre um possivel erro com um novo tweet, mas confesso que não aconteceu durante o período.

Não sei se acabou ficando claro no texto, mas todos os bots foram encerrados. E sim, pausei o bot muito por causa de ser ano de eleição queria apenas validar uma hipotese e não aparecer em uma noticia do fantastico.

1
2

Olha a monetização do twitter sinceramente não acredito que vale apena o custo, por exemplo estava com um custo de R$150 a R$180. Um calculo que eu fiz em um video, é que a monetização do twitter paga 0,01 centavos de dolar por mil impressões. Massss para monetizar precisaria de ter 5 milhões de impressões ultimos 3 meses e 500 seguidores para entrar no programa de monetização. Como o Hype do BBB não dura isso tudo acredito que ficaria inviável 1.666.666 impressões pagariam por mês $14, isso pensando em apenas a monetização do twitter.

Mas estou aberto a sugestões kkkk

2

Nâo sei se foge da sua idéia, mas como você falou o Hype do bbb acaba, mas outros hypes começam... seria legal ao meu ver, você começar a postar sobre outras coisas, talvez mais de 1 perfil e ir testando os nichos... Talvez chegue o momento em que você consiga impressões suficiente, mas você só vai saber se tentar!

1
1
2

Não, não fiz, mas a questão das novelas é que sempre tem muitas novelas passando.
Em vários canais. Claro que algumas devem tar mais engajamento.

1

Não conheço as regras do Twitter, mas não seria possível adicionar links de afiliado de produtos ou cursos?
(acredito que você ja deve ter pensado nisso rsrs)

1

Eu cheguei a colocar links de produtos afiliados da Amazon, cheguei até ter bastante impressão mas pouquissimos cliques e 0 vendas de produtos. Pelo que eu vi acredito que não é algo que impacte o alcance caso voce coloque como comentário ao invés de colocar como postagem.

1