Suas dicas foram excelentes e concordo com todas elas. Quando arrumei um emprego na área de TI e diariamente tive reuniões de stand-up com clientes estrangeiros, percebi que minha capacidade de entender e de falar também aumentou bastante. Principalmente, quando você pratica o inglês direcionado a sua área de trabalho.
Outra coisa que me ajudou bastante foi as aulas de inglês que a empresa oferecia. Basicamente, formavam-se um grupo de pessoas e um Professor(Tutor). Dentro desse grupo as pessoas conversavam e interagiam entre si, gerando mais intimidade no grupo entre as pessoas, permitindo com que sentissem que aquilo era um ambiente seguro para falar e ser ouvido, sem julgamentos de "ser um mal falante de inglês". Os momentos que falavamos e precisariamos de alguma correção não eram traumatizantes, pois além da intimidade entre os pares permitir uma aceitação mais suave da correção, o professor sempre tinha um forma não incisiva de corrigir.
Esses modelos eram remotos então aconselho a buscar esse tipo de aula para se ambientar mais e mais em um ambiente masi amigável e construtivo para o aprendizado do inglês.
2