Executando verificação de segurança...
1

Qual o papel dos mineradores nessa criptografia? São eles que concordam e atualizam o estado da rede certo?

Em tese, em uma rede que utilize POW (proof of work), se alguém ou um grupo de pessoas detiver uma porcentagem X% dos tokens, é possível corromper a rede, certo? Existe algum mecanismo pra impedir isso de acontecer?

Imagino que uma conta não possa deter 51% dos tokens da rede por exemplo, mas o que me impediria de criar várias contas e diluir os 51% e controlar a rede?

Realizei alguns estudos sobre blockchain, processamento e as operações mas a segurança dela é algo que ainda não me detive a estudar. Mas é muito interessante.

Carregando publicação patrocinada...
2

Então, vamos pegar uma rede que tenha uma regra que todo o hash de um bloco deva ser menor que o bloco do hash anterior (quando eu digo menor me refiro ao valor exemplo 000c > 000d ) e que todos os hash da rede devem começar com 00000. O minerador vai ser justamente quem vai usar seu poder computacional para calcular um nounce que gere o proximo hash válido do próximo bloco.

Essa parada de 50% + 1, creio que no proff of work não tenha, mas existem outros algoritmos de consenso. E neles por não funcionarem assim, não teriam porblema com esse fator.

Esses 50% + 1 não é referente ao número de contas mas sim ao poder computacional desse número de contas juntas.

Muito obrigado pelo comentário, vou acabar explicando mais a fundo em outro post sobre essas coisas mais técnicas visto que tem gente com interesse.