Executando verificação de segurança...
2

[PT-BR] Breve introdução sobre como a blockchain detecta fraudes

Introdução

Primeiro eu gostaria de esclarecer que esse é um pedaço de um estudo que eu fiz no Notion em Inglês - geralmente faço em Inglês pois geralmente os termos fazem mais sentido - então vou tentar traduzir isso da melhor forma possível.

O que é uma Blockchain ?

Basicamente a blockchain é uma cadeia de registros, chamados blocos. Esses blocos são interconectados por criptografia. Isso tudo para criar uma cadeia imutável e que gera uma rede transparente e descentralizada.

Como funciona essa criptografia ?

Como esse é um conteúdo mais introdutório, vou tentar me focar mais aos conceitos simples, mas considero essa uma das sacadas mais importantes da blockchain.

Quando eu digo que os blocos são conectados por criptografia e que a rede é imutável, quero que imaginem 2 pessoas fazendo café com leite, uma põe o café e outra põe o leite. Ao final elas põe isso num reservatório que já havia café com leite feito por eles e é importante resaltar que a pessoa que põe o leite é muito criteriosa nas proporções entre leite/café, de forma que todo café com leite que ela faz, fica sempre com o mesmo gosto.

Parece uma analógia boba mais é nisso que se baseia essa segurança da blockchain. Cada bloco da rede tem informações sobre algo, vamos pegar algo básico como informações de transações bancárias, no estilo conta fonte, conta destino e valor tranferido, além disso cada bloco guarda uma informação sua e do bloco imediatamente anterior a ele na rede, chamada hash. Esse vai ser nosso café.

Agora vamos para a parte do leite. A pessoa que põe o leite, ela estabele uma regra do produto, de tal forma que ela tem que ajustar o quanto de leite que ela põe de forma que passe nesse "padrão de qualidade". Isso é o chamado nounce, um valor que se baseia em todo o "café", ou seja, as outras informações que estão no bloco, e que quando jogado na xícara, esteja em sintonia com os estilo das outras xícaras de café previamente feitas.

E agora que entra a mágica. Lembra que eu disse que no final eles derramam esse café com leite em um reservatório e que uma das pessoas é altamente criteirosa quanto ao café com leite dela. Logo se alguém põe um café com leite que contenha as proporções erradas de café/leite, essa pessoa rapidamente percebe que o gosto do café no reservatório está estranho e que alguém deve ter posto um café com leite maligno lá ( talvez a palavra maligno não seja a mais adequada aqui nesse contexto kkkk )

Como que se traduz essa proporção errada para o cenário real ? Pode ser que alguém foi lá na xícara onde o Arthur transferia 15 dólares para o Miguel e mudou o destinatário para Lucas. Dessa forma ele comprometeu toda a proporção café/leite e foi logo detectado.

Vou deixar ainda um site que usei quando estava começando a aprender sobre blockchain.

Carregando publicação patrocinada...
2
2
1
1

Qual o papel dos mineradores nessa criptografia? São eles que concordam e atualizam o estado da rede certo?

Em tese, em uma rede que utilize POW (proof of work), se alguém ou um grupo de pessoas detiver uma porcentagem X% dos tokens, é possível corromper a rede, certo? Existe algum mecanismo pra impedir isso de acontecer?

Imagino que uma conta não possa deter 51% dos tokens da rede por exemplo, mas o que me impediria de criar várias contas e diluir os 51% e controlar a rede?

Realizei alguns estudos sobre blockchain, processamento e as operações mas a segurança dela é algo que ainda não me detive a estudar. Mas é muito interessante.

2

Então, vamos pegar uma rede que tenha uma regra que todo o hash de um bloco deva ser menor que o bloco do hash anterior (quando eu digo menor me refiro ao valor exemplo 000c > 000d ) e que todos os hash da rede devem começar com 00000. O minerador vai ser justamente quem vai usar seu poder computacional para calcular um nounce que gere o proximo hash válido do próximo bloco.

Essa parada de 50% + 1, creio que no proff of work não tenha, mas existem outros algoritmos de consenso. E neles por não funcionarem assim, não teriam porblema com esse fator.

Esses 50% + 1 não é referente ao número de contas mas sim ao poder computacional desse número de contas juntas.

Muito obrigado pelo comentário, vou acabar explicando mais a fundo em outro post sobre essas coisas mais técnicas visto que tem gente com interesse.