Executando verificação de segurança...
4

Sensacional ver iniciativas semeando o alicerce de tudo que a gente constrói! Obrigado pelo texto.

Considerando o tópico do post e o público do TabNews, acho que o texto ia ficar muito mais rico com um sessão pincelando como derivada é base primária de aprendizado de máquina no geral.

Quê?

Aprendizado de máquina é basicamente encontrar a "posição mais alta" (o a saída que aumenta a similaridade da sua predição com as categorias dos seus dados) considerando os parâmetros do seu modelo. A cada vez que seus pesos mudam, a "posição" (ou similaridade) aumenta ou diminui. Quando vc chega no ponto mais alto, qualquer mudança de peso vai diminuir a qualidade da sua predição, e a derivada é zero. Se vc consegue mostrar que sua derivada é zero, vc sabe que vc está na melhor solução.

A discussão vai longe, e entrar nesse buraco leva a todo um País das Maravilhas a explorar. Pra quem quiser dar um passo a mais, recomendo dar uma olhada no conceito do método do gradiente. Pra resumir, gradiente é o mesmo conceito da derivada, mas agora a gente pensa em funções que recebem duas (ou mais) variáveis. Por exemplo, f(x,y) = x2 + y2 - repare que a derivada é nula quando tanto x quanto y são nulos também.

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, eu adorei a adição. Agregou muito, eu mesmo não sabia dessa aplicação. Mas é muito interessante.

Um dos meus planos é, assim que eu tiver um melhor entendimento das bases da matemática, ir estudar mais de modelos estatísticos principalmente na parte que bate em aprendizado de máquina e Inteligência artificial como um todo. Você me mostrar um encaixe com o que estou estudando me deu uma alegria aqui. Obrigado.