Como sempre, o jeito certo pode ser diferente para cada pessoa. O que funcionava comigo na faculdade era fazer listas de exercícios sozinho, usando as notas de aula. Nos primeiros três ou quatro itens de cada assunto, eu precisava dar uma olhada nas notas e no livro. Mas, depois de persistir por uma meia horinha, geralmente eu pegava a manha do negócio e conseguia me sair bem. Nos casos em que existia um banco de provas antigas, sempre era bom treinar na semana antes da prova pra pegar que tipo de lógica o professor privilegia.
Um outro ponto importante: a faculdade oferece diversas disciplinas em diversas árvores. É como se fosse um playground cheio de brinquedos diferentes. Tudo bem vc escolher um grupo de disciplinas pra mandar bem e passar em outras com uma nota mais próxima da média. Tem criança que gosta do escorregador, outra que prefere o balanço.
Sobre a questão do tempo, é complicado de dizer a disponibilidade que vc vai ter no futuro. Mas, de fato, faculdade toma bastante tempo e vc vai terminar em alguns poucos anos (coragem!). Se vc sentir que algum tópico dentro do conteúdo das disciplinas te chama mais, vale super a pena aproveitar o embalo dedicar uma horinha a mais pra aprender coisas que não vão cair na prova, mas que te animam.