Não temos como saber, precisaria uma análise profunda, e até para um profissional avaliar não é tão simples quanto fazer isso em uma postagem na internet, feitas por pessoas aleatórias sem conhecimento específico para concluir algo em cima de praticamente zero informação sobre seu processo.
Se não está absorvendo, tem indício de algo errado. Mas pode não ser o processo. O fato de não absorver pode indicar que o problema não é o curso. Pode ser a forma dele que não seja compatível com o que você precisa.
Pode ser que não tenha nada de errado com o processo, mas o todo está atrapalhando.
Eu tenho alguma experiência dando aulas e o que tenho notado a cada ano que passa é que as pessoas estão chegando no curso superior sem condições para isso. Não estou dizendo que é o caso aqui, não posso fazer isso, mas é uma possibilidade.
Infelizmente a escola virou um faz de conta e a falta da base de forma adequada está impedindo as pessoas de progressos em algo um pouco mais sofisticado. Precisa ver se isso acontece. Precisa de uma avaliação criteriosa, porque sem diagnóstico certo não tem prognóstico certo.
Tem casos de problemas neurológicos impedindo o progresso, isso precisa ser descartado ou começar tratamento.
O que tenho visto é que muita gente na área está "colando na prova". Isso não é programar. Esse tipo de coisa funciona bem em algumas áreas, mas não nessa.
Tem casos que a pessoa só não gosta daquilo. E tem gente que acha que gosta. Programar de verdade é muito difícil e precisa de vocação. Se a pessoa estiver pela modinha, porque tem promessas, falsas, de grandes salários e muitas vagas, a chance de dar certo é pequena.
Nunca podemos descartar o curso ser ruim, isto está acontecendo cada vez mais, mas não parece ser o caso do problema apresentado. Se ele for ruim pode ser até menos problema do que relata.
Sempre existe um jeito certo. EAD raramente é o jeito certo, mas é um jeito. Para algumas pessoas menos ainda. Achar o jeito certo individualizado é difícil até para um profissional que estudou a área. Geralmente é mais fácil a pessoa ir achando na intuição. O que pode dar resultado bom ou ruim.
Não pule etapas, não deixe de lado algo porque está com dificuldade, porque isso vira bola de neve. Que é o que eu falei nos primeiros parágrafos.
A dedicação deve ser máxima, e isso precisa ser feito mais com qualidade do que com quantidade. Eu teria que escrever um livro sobre o assunto, mas nem tenho espaço, tempo, disposição e capacidade intelectual para fazê-lo.
Se não for procurar um profissional para ajudar, eu ainda torço para conseguir por conta própria, aqui só vai conseguir palavras de incentivo.
Faz sentido?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).