Executando verificação de segurança...
1

[Dúvida] Estou fazendo a faculdade do jeito certo? (existe jeito certo?)

Recentemente, tenho me cobrado em relação à forma como estou conduzindo meus estudos em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD. Apesar de realizar pesquisas objetivas em arquivos PDF e no Google, não tenho conseguido absorver o conteúdo. Isso tem me deixado com a consciência pesada sobre se estou estudando da maneira correta. Trabalho na área de desenvolvimento e ainda tenho muito a aprender. Meu plano inicial era concluir a faculdade para ter mais tempo livre e estudar os assuntos que desejo, mas às vezes sinto como se estivesse colando em uma prova. Acredito que, ao concluir o curso, terei mais tempo para me dedicar a estudos específicos e, posteriormente, fazer um MBA em uma área de interesse. Tenho 22 anos.

Carregando publicação patrocinada...
2

Oi. Também estou na faculdade de ADS e passo por algo parecido.

No meu caso, acho que meu histórico na programação ajuda a justificar a falta de dedicação. Eu comecei a estudar programação no final de dezembro e consegui emprego com React no final de fevereiro (obviamente ainda não sabia muito), então preciso estudar muito ainda de html, css, js e react, logo, tenho que focar nos estudos para o serviço, não posso me focar em aprender C que é o que usam na faculdade.

Logo, foco em aprender a lógica da cadeira, mas não aprendo 100% dela, já que me tomaria tempo demais e me prejudicaria no serviço, então no meu caso, serviço é prioridade e passar na faculdade com nota 7 por enquanto é "ok" pra mim.

Acho que você precisa avaliar se realmente quer ser um aluno nota 10 e aí dedicar mais tempo para isso, ou se ser alguém que passa pela média é suficiente. Se você já trabalha na área e tem conhecimento em outras coisa (como se trabalha com mobile que a faculdade não dá atenção), não vejo pq se esforçar para aprender backend se nunca vai usar. Então primeiro veja se está na faculdade pelo conhecimento ou diploma (as duas opções tem seus benefícios) e a partir disso decida o quanto quer se dedicar e se necessário, reinvente seus modos de estudar.

Boa sorte!

1

Acredito que seu comentário tem bastante relação com a frase "não julgue um peixe pela sua capacidade de subir em árvores", ou traduzindo para o bom português, se você é bom em algum tema, foque naquele tópico e deixe os demais em menor relevância, aprendendo o suficiente apenas pra obter o diploma.

Entendo que a base para conseguir fazer isso de forma eficaz é ter a mente aberta para novas experiências e ser capaz de transitar entre áreas se enxergar que seu objetivo inicial mudou ou faz sentido redirecionar o seu esforço.

1

Como sempre, o jeito certo pode ser diferente para cada pessoa. O que funcionava comigo na faculdade era fazer listas de exercícios sozinho, usando as notas de aula. Nos primeiros três ou quatro itens de cada assunto, eu precisava dar uma olhada nas notas e no livro. Mas, depois de persistir por uma meia horinha, geralmente eu pegava a manha do negócio e conseguia me sair bem. Nos casos em que existia um banco de provas antigas, sempre era bom treinar na semana antes da prova pra pegar que tipo de lógica o professor privilegia.

Um outro ponto importante: a faculdade oferece diversas disciplinas em diversas árvores. É como se fosse um playground cheio de brinquedos diferentes. Tudo bem vc escolher um grupo de disciplinas pra mandar bem e passar em outras com uma nota mais próxima da média. Tem criança que gosta do escorregador, outra que prefere o balanço.

Sobre a questão do tempo, é complicado de dizer a disponibilidade que vc vai ter no futuro. Mas, de fato, faculdade toma bastante tempo e vc vai terminar em alguns poucos anos (coragem!). Se vc sentir que algum tópico dentro do conteúdo das disciplinas te chama mais, vale super a pena aproveitar o embalo dedicar uma horinha a mais pra aprender coisas que não vão cair na prova, mas que te animam.

1

Não temos como saber, precisaria uma análise profunda, e até para um profissional avaliar não é tão simples quanto fazer isso em uma postagem na internet, feitas por pessoas aleatórias sem conhecimento específico para concluir algo em cima de praticamente zero informação sobre seu processo.

Se não está absorvendo, tem indício de algo errado. Mas pode não ser o processo. O fato de não absorver pode indicar que o problema não é o curso. Pode ser a forma dele que não seja compatível com o que você precisa.

Pode ser que não tenha nada de errado com o processo, mas o todo está atrapalhando.

Eu tenho alguma experiência dando aulas e o que tenho notado a cada ano que passa é que as pessoas estão chegando no curso superior sem condições para isso. Não estou dizendo que é o caso aqui, não posso fazer isso, mas é uma possibilidade.

Infelizmente a escola virou um faz de conta e a falta da base de forma adequada está impedindo as pessoas de progressos em algo um pouco mais sofisticado. Precisa ver se isso acontece. Precisa de uma avaliação criteriosa, porque sem diagnóstico certo não tem prognóstico certo.

Tem casos de problemas neurológicos impedindo o progresso, isso precisa ser descartado ou começar tratamento.

O que tenho visto é que muita gente na área está "colando na prova". Isso não é programar. Esse tipo de coisa funciona bem em algumas áreas, mas não nessa.

Tem casos que a pessoa só não gosta daquilo. E tem gente que acha que gosta. Programar de verdade é muito difícil e precisa de vocação. Se a pessoa estiver pela modinha, porque tem promessas, falsas, de grandes salários e muitas vagas, a chance de dar certo é pequena.

Nunca podemos descartar o curso ser ruim, isto está acontecendo cada vez mais, mas não parece ser o caso do problema apresentado. Se ele for ruim pode ser até menos problema do que relata.

Sempre existe um jeito certo. EAD raramente é o jeito certo, mas é um jeito. Para algumas pessoas menos ainda. Achar o jeito certo individualizado é difícil até para um profissional que estudou a área. Geralmente é mais fácil a pessoa ir achando na intuição. O que pode dar resultado bom ou ruim.

Não pule etapas, não deixe de lado algo porque está com dificuldade, porque isso vira bola de neve. Que é o que eu falei nos primeiros parágrafos.

A dedicação deve ser máxima, e isso precisa ser feito mais com qualidade do que com quantidade. Eu teria que escrever um livro sobre o assunto, mas nem tenho espaço, tempo, disposição e capacidade intelectual para fazê-lo.

Se não for procurar um profissional para ajudar, eu ainda torço para conseguir por conta própria, aqui só vai conseguir palavras de incentivo.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Faculdade na nossa área sempre dá essa sensação de atraso de vida. Muita dedicação em coisas que parece que não te ensinam nada de verdade.
Eu salvei todas as apostilas no drive, na famosa pasta "um dia eu leio".
Nas provas, algumas perguntas eu sabia responder pq aprendi em outro lugar (tipo no trabalho), outras eram questões mais técnicas, então eu acabava colando mesmo.

No fim, resta saber seu real objetivo com a faculdade. O meu era conseguir um estágio e ter um diploma na área caso fosse relevante para alguma vaga. No fim, o que importa é o que você realmente sabe, e não como você aprendeu.

1