Executando verificação de segurança...
9

Pitch: Crie e opere sua própria newsletter!

Acompanhando a newsletter do Filipe, e muitas outras, me fiz a seguinte pergunta: Como será que eles fazem isso?

Vi que existem muitas ferramentas como o ConvertKit, SendinBlue, Mailchimp e outras, mas que são muito pricy e tem muito mais do que só o que eu quero: Criar e operar uma newsletter de maneira simples.

Com isso, nasceu o Magicletter, um criador mágico de newsletters. Minha ideia é que com ele, você possa:

  • Gerenciar sua audiência
  • Ter uma landing page para captação de subscribers
  • Enviar e-mails transacionais e agendados
  • Ter um arquivo de todos os e-mails enviados
  • Dados analíticos sobre a performance da newsletter e engajamento dos usuários
  • Ter um mecanismo de "paid subscriptions", para monetizar uma newsletter.

E muito mais coisas que estão na minha cabeça. Você usaria isso? Estou finalizando um MVP e trago mais detalhes assim que estiver pronto.

OBS: Se não for uma boa idéia trazer uma "idéia" sem projeto, me avise por favor, que eu trago um novo post assim que tiver algo pra mostrar.

Carregando publicação patrocinada...
6

Acho sensacional! Envio de emails, mesmo quando feito de forma autêntica e com dupla confirmação, sempre existe uma sensação de estar pisando em ovos.

O Guga pode passar a experiência dele, mas a parte mais importante de uma Newsletter para mim é saber se a entregabilidade foi afetada/bloqueada por algum provedor em específico e se o serviço consegue contribuir em algo para desbloquear. Pelo menos ter o aviso de que algo não está certo de forma automática, sem precisar analisar os dados ou esperar por retorno dos clientes.

O caso mais recente disso foi no lançamento da API do TabNews, onde todos os emails para Microsoft (Hotmail e Outlook) não estavam sendo entregues, e isso só foi pego ao analisar o padrão de retorno/reclamação dos usuários.

Então talvez o seu serviço poderia oferecer um "email trap do bem", em que injeta endereços de email em vários provedores que estão sob o seu controle para analisar a entregabilidade real (se de fato está entrando na aba inbox, ou até na spam).

3

Nossa, isso é um ótimo insight, com certeza vai entrar no meu roadmap, pois é muito importante ter uma visão analítica bem fiel pra mim.

Uma vez que tiver a demo pronta, eu ficaria muito feliz em ver vocês sendo os primeiros usuários, o feedback de vocês é fundamental!

Mais uma vez, obrigado pelo comentário!

1

Cara, as vezes eu tenho uns relapsos de ideia pra criar uma newsletter ou uma plataforma/sistema voltado pra isso, mas com a simplicidade, qualidade e baixo custo que nós meros mortais sempre procuramos!

Uma luta muito grande que você vai ter com o sistema de e-mails, até pegando um gancho ao que o nosso amigo Deschamps mencionou em outro comentário, é a questão dos provedores acabarem te negando por identificação de spam, ou serviços de filtragem de spam barrarem o IP do teu sistema.
Mesmo com trezentas autenticações e validações, DMARC e etc, você ainda vai correr o risco de ser barrado em algum momento, ainda não sei como podemos fazer pra evitar isso da melhor forma, mas estou aberto à discussões a respeito.
Deixo aqui também mais um exemplo de ferramenta de disparos de e-mails: O Sendgrid.

Já tem repositório ou alguma página do projeto? Eu gostaria de acompanhar e contribuir como puder!