Executando verificação de segurança...
3

Particularmente, não assisto a muitos vídeos de influenciadores de tecnologia, por isso não percebo os criadores de conteúdo promovendo essa ideia.

Vejo vantagens em ambas as ferramentas. Por exemplo, o VSCode é mais simples de configurar como editor principal, mas em um servidor, você não terá o VSCode à disposição. Nessa situação, é necessário ter um conhecimento básico de VIM. Um exemplo eu uso o Postman; já ouvi argumentos como: "E se você precisar fazer uma requisição e não tiver a ferramenta? Por isso eu uso CURL." Para mim, essa justificativa para usar CURL é facilmente refutável, mas é apenas um exemplo.

Contudo, é importante lembrar que essas são apenas ferramentas. De fato, há pessoas que são mais produtivas usando VIM ou outros editores mais antigos. A pessoa mais produtiva que conheço, por exemplo, usa VIM. Afirmar que ela seria mais produtiva com um editor como o VSCode seria puro achismo. Considero uma habilidade saber usar VIM e ser produtivo com ele, talvez eu fosse mais produtivo se usasse o VIM, mas isso também não deixa de ser uma suposição.

Concluindo minha ideia, sinceramente não entendo os defensores de ferramentas, principalmente porque o que realmente agrega valor (no caso de um desenvolvedor) não vai ser a ferramenta em si, mas o produto final (neste caso, o código ou qualquer coisa criada com o editor de texto). Afinal, são apenas ferramentas, e é inegável que algumas pessoas se adaptam melhor a editores "raizes" enquanto outras preferem os mais modernos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Concordo, o editor que vc vai usar não vai ter impacto nenhum na qualidade do código que vc está escrevendo, afinal é só uma ferramenta.

Acho muito válido e necessário ter uma noção mais aprofundada das coisas, principalmente das tecnologias e ferramentas que vc utiliza no trabalho pra não ficar numa camada de abstração muito grande e ter apenas um conhecimento raso. Eu quando precisava conectar em algum ssh geralmente utilizava o Nano pq achava mais intuitivo que o Vim, mas hoje em dia isso é indiferente.

O negócio não é defender uma ferramenta x ou tecnologia y, é utilizar o que supre suas necessidades e melhor te atende.

Agora, sobre produtividade, eu precisaria de um tempinho considerável de prática para fazer as coisas no Vim para ter a mesma produtividade ou uma fração a mais do que em outros editores, mas isso é exclusivamente por que não estou habituado com a ferramenta, ai isso acaba pesando um pouco na balança quando paro e penso se eu preciso mesmo disso, por isso meu questionamento.