Esse conselho, como o próprio título já sugere, serve para a vida; seja no trabalho ou nos estudos, tente sempre fazer as coisas da maneira mais simples possível.
Vejo que, hoje em dia, as pessoas tentam organizar demais, buscam dicas demais. Quem nunca passou mais tempo consumindo conteúdo sobre como fazer x coisa, ao invés de realmente fazê-la? Bem, isso é uma das coisas mais comuns.
Mas porque isso acontece? Creio que por uma parte queremos ter certeza que sabemos tudo sobre algo antes de dar os primeiros passos; por outro, pela simples procrastinação. Ficamos enrolando pra começar logo, esperamos que os astros se alinhem, que a temperatura esteja ideal e que a luz esteja na claridade perfeita. Bem, esse é um grande mal. Mal contra o qual devemos lutar diariamente, pois não é uma única vez que ele nos visita.
Ao invés de usar quinhentas canetas, cada uma com uma tonalidade diferente de cor, use apenas uma caneta preta. Ao invés de buscar o computador perfeito, comece com o que você já tem. Ao invés de tentar achar o segredo guardado a sete chaves dos sábios das montanhas nevoentas sobre como ser um programador de sucesso, comece simples, sem sucesso. O sucesso é como uma montanha, ela não é uma peça única, ela é uma junção de várias pedrinhas, vários minúsculos grãos de areia. Cada pequeno feito é um passo a mais para chegar aonde você deseja.
E lembre-se: o estudo é uma caminhada que nunca acaba, é uma caminhada para a vida, o único ponto final é a morte.