Executando verificação de segurança...
32

Conselho do meu antigo gestor que levo para a vida!!!

Qualquer projeto que eu fosse desenvolver entre 2016 e 2018 eu queria dar literalmente o sangue para ficar o mais "perfeito" possível até mesmo virando noites e noites trabalhando feito um louco...

Certa vez meu gestor chegou pra mim e disse uma frase que marcou demais e praticamente me fez perceber finalmente que estava aplicando a lei de pareto de forma totalmente invertida. Ao invés de fazer o 80/20 (80% resultado com 20% de trabalho focando apenas no essencial) estava aplicando 20/80 (20% resultado com 80% de trabalho excessivo tentando as vezes reinventar a roda).

O que ele falou foi o seguinte:

"Entenda... Qualquer projeto que você vai fazer por mais simples que seja nunca sairá perfeito. Faça assim, desenvolva sempre uma versão 1.0 com apenas o essencial funcional pra coisa rodar e com base nela vá aprimorando aos poucos, pois de passo em passo o viajante sempre vai longe...".

E galerinha, a coisa mudou muito após ouvir isso... E hoje consigo trabalhar com uma leveza surreal.

Espero que essa frase lhe ajude da mesma forma que me ajudou... E ajuda até os dias de hoje 'u'

Carregando publicação patrocinada...
2

isso e surreal de verdadeiro todas as vezes que penso muito esperando que um projeto saia perfeito ou acabo nao comoletando ele ou apenas desistindo antes mesmo de começa, talvez isso tenha alguma relação com a dopamina do celebro mas não sei afirma.

1
1
2
1
1

O conceito "MVP" realmente é bom. meu primeiro contato com ele foi quando eu trabalhava como auxiliar administrativo e demorava a entregar textos e apresentações, um colega jornalista me disse:

— Faz o que der pra fazer com o tempo que você tem.

Diferente do conceito real, ele não mencionou iterações e incrementações, mas foi algo que me abriu a mente e facilitou a chegada no MVP.

1

É semelhante ao ensinamento aplicado da frase "melhor feito do que perfeito". Vamo por pra rodar o funcional primeiro, depois a gente aperfeiçoa. O impacto da ação imperfeita (porém realizada) a curto prazo é maior e entrega mais valor do que o polimento gradual a longo prazo.

1

De fato... no inicio a expectativa sob a condução de projetos tende a nos deixar exaustos devido a busca da perfeição.

a realidade é que feito é melhor que perfeito, como outros membros já postaram por aqui.

Quando entende-se que uma primeira versão feita é melhor do que nada feito/implementado, as coisas começam a fluir bem.

Depois disso é so submeter ao ciclo de melhoria contínua para atingir um nível de excelência.

1
1

Cara sim o 20/80, acho que nos dias que estou aprendendo, uma coisa que nunca fiz foi virar noites, embora muitas das vezes as pessoas usem como expressão, virar noites as vezes não vai mostrar trabalho, mas sim, uma possivel insonia, eu acho que sempre dormir o necessario é mais importante para desenvolver um projeto do que virar pensando nele, porque descançando o cérebro e parando de pensar nele, porque assim voce vê respostas que sempre estiveram ali mas voce estava ocupado e estressado de mais em terminar

(OBS: isso na visão de estudo, pode ser que na visão de trabalho seja diferente, sei lá, ainda não cheguei lá)

(edit: a parte de fazer uma versão 1.0, me identifiquei, porque meu primeiro projeto é uma pagina de login, e eu sempre estou aprimorando ela conforme aprendo)

1

Esse conselho, como o próprio título já sugere, serve para a vida; seja no trabalho ou nos estudos, tente sempre fazer as coisas da maneira mais simples possível.

Vejo que, hoje em dia, as pessoas tentam organizar demais, buscam dicas demais. Quem nunca passou mais tempo consumindo conteúdo sobre como fazer x coisa, ao invés de realmente fazê-la? Bem, isso é uma das coisas mais comuns.

Mas porque isso acontece? Creio que por uma parte queremos ter certeza que sabemos tudo sobre algo antes de dar os primeiros passos; por outro, pela simples procrastinação. Ficamos enrolando pra começar logo, esperamos que os astros se alinhem, que a temperatura esteja ideal e que a luz esteja na claridade perfeita. Bem, esse é um grande mal. Mal contra o qual devemos lutar diariamente, pois não é uma única vez que ele nos visita.

Ao invés de usar quinhentas canetas, cada uma com uma tonalidade diferente de cor, use apenas uma caneta preta. Ao invés de buscar o computador perfeito, comece com o que você já tem. Ao invés de tentar achar o segredo guardado a sete chaves dos sábios das montanhas nevoentas sobre como ser um programador de sucesso, comece simples, sem sucesso. O sucesso é como uma montanha, ela não é uma peça única, ela é uma junção de várias pedrinhas, vários minúsculos grãos de areia. Cada pequeno feito é um passo a mais para chegar aonde você deseja.

E lembre-se: o estudo é uma caminhada que nunca acaba, é uma caminhada para a vida, o único ponto final é a morte.

1
1

Cara, a gente deve trabalhar pra viver. Se nosso trabalho estiver alinhado com nosso propósito de vida, melhor ainda, caso contrário, pelo menos que seja pra pagar as contas e nos permita fazer o que realmente nos importa. Se o trabalho tá te "matando", é mais do que hora de mudar. Que bom que você percebeu isso antes que fosse tarde demais (depois de um AVC, por exemplo).

:)

1

Obrigado pelo seu post amigo! Também sou assombrado por essa cobrança excessiva de tentar fazer tudo de maneira perfeita, apesar de já ter aprendido com isso, e ter me exorcizado desse espírito... vezes ainda me pego fazendo o 20/80... Comigo o meu fantasma era a frase "Antes feito do que perfeito", chegava a doer meus ouvidos quando eu escutava! Pois eu sempre pensava que se você vai aplicar energia para ralizar algo e tem duas possibilidades de resultado (feito ou o perfeito) eu deveria sempre focar no perfeito, mas... tenho aprendido que os recursos são escassos, principalmente o tempo! E que na medida do possível, de fato, o feito é melhor que o perfeito, os clientes se agradam de suas demandas entregues, mesmo que elas tenham que ser aprimoradas com o tempo. Parafraseando um dos meus clientes: Entregue o macarrão, que é o que enche barraiga, o molho a gente faz depois...

1
1

Real. Eu sempre codifico algo que funcione primeiro e vou polindo até ficar bacana - e não deixo para arrumar depois - mas a priori é atender realmente os requisitos.
Muito bom!

1

Passei pelo processo em 2018~2021, passava muito tempo pintando os minimos detalhes de aplicativos, criava icones a base de canvas, e quando chegava no core eu estava totalmente esgotado, o projeto final ficava cheio de bugs.
Agora aprendi a lição a começar pelo core, e não se preocupar muito com a interface.

1

Realmente é um conselho excelente, porém depende muito da empresa.
Algumas empresas realmente não ligam para o quanto você vai trabalhar, querem simplesmente o resultado, indempendente de quanto será necessário você trabalhar.

1

Este conselho está alinhado com a pratica do XP - Simple Design. Ver Agile Circle of life:

  • Não avance demais na codificação, faça apenas o necessário para funcionar agora. Teste rapido, erre rápido e pivote.

  • Entregue o valor e tente buscar os testes com o cliente final para homologar e avaliar os problemas que ele vai ter, tanto na usabilidade quanto de escopo ainda não construido. Procure já priorizar com ele o que é mais importante.

1
1

Conselho muito bom!
Irei aplicar para os meus projetos pessoais. Ainda me sinto muito no começo dessa jornada como desenvolvedor e confesso que temos este constume de buscar deixar tudo nos minimos detalhes, por sua vez começamos a se sabotar por não ver uma entrega ou nunca achar bom o suficiente.

1

Ótimo post!
A lei de pareto mudou minha vida, não só pra programaçãomas pra tudo! Nós nao precisamos ser perfeitos, até porque o feito é melhor que o perfeito.
Tem uma frase que ouvi esses dias que diz assim: "primeiro seu projeto precisa existir antes dele ser perfeito."

1
0

Eu vi o Fabio Akita falar que se a programação não é tua vocação, você não vai lá muito longe. E eu fico me perguntando, q esse cara tá falando ? acho que ele nem programa umas 12h por dia pra tá balbuciando besteira do tipo.