Executando verificação de segurança...
1

Opa! Vamos lá! :)

como foi trabalhar pela primeira vez para o exterior?

Uma enorme insegurança, principalmente com inglês porque no código eu sabia que dava conta. Por sorte, comecei com um chefe brasileiro (hoje um grande amigo) que já tinha trilhado o caminho, o que me ajudou muito. Quanto mais brasileiros trabalhando pra fora, maior a chance de você topar com algum quando começar sua jornada. Faço questão de "recepcionar" todos os brasileiros que começam na minha empresa para eles saberem que podem contar comigo pro que precisar.

Mas a insegurança foi vencida daquele jeito: Tá com medo? Vai com medo mesmo.

Como funcionou a parte burocratica de "assinar a papelada ?"

Nas duas empresas que já trabalhei foi da mesma forma. Um contrato que a empresa fornece e que é assinado digitalmente por uma entidade certificadora. Não sei se tem valor legal aqui no Brasil, acho que não. A empresa corre alguns riscos pela questão legal, certamente.

Quais foram seus primeiros pensamentos após a entrevista?

Após a entrevista foi um misto de "porraaaa, agora vai hein" com "gaguejei, falei errado, tão me julgando, não me querem" hahaha Mas é isso, o tico e o teco ficam brigando entre o bem e o mau, especulando vários cenários que não são reais tanto pro lado positivo quanto pro negativo.

Após a entrada na empresa, quais foram seus maiores desafios até então?

Diferenças Culturais

A empresa que eu trabalho tem funcionários de 45 países. E não tem jeito, todo mundo leva seus hábitos culturais para o trabalho. Brasileiros, por exemplo, são bastante sensíveis e muitas vezes levam críticas para o lado pessoal. Ao mesmo tempo, brasileiros são mais cuidadosos com as palavras. Europeus em geral (principalmente do leste europeu) são extremamente diretos e práticos. Eles não entendem como alguém fica triste por ser criticado. E não tem tato para solicitar mudanças, sugerir melhorias. Isso gera um belo conflito de comunicação que precisa ser tratado com bastante atenção. Lidar com isso requer bastante maturidade e compreensão.

Burocracias

Hoje em dia o universo remoto com pagamentos internacionais está relativamente bem estabelecido e já é possível encontrar muita coisa na internet como seguir adiante. Mas não era assim em 2018 e tive que descobrir muita coisa por conta própria. As duas principais perguntas eram: Como receber dinheiro de fora e como pagar impostos e ficar legal? Pretendo escrever sobre isso em um outro post porque não é simples e existem várias opções. Eu já recebi por PayPal, por um cartão de crédito recarregável (a empresa enviou o cartão de crédito para mim por FedEx), pelo Wise (formerly TransferWise) e atualmente recebo pela Payoneer. Mas to pensando em mudar porque sei que há outros caminhos possíveis e mais vantajosos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Show, valeu pelo feedback parceiro, acho que seria legal um video do filipedeschamps falando melhor sobre isso em ? já pensou se ele le isso auhauhuha, boa sorte na sua caminhada, a proposito se quiser me adicionar no linkedin pra trocarmos mais experiencias só procurar Pablo Albergoni, até mais !