Um tempo atrás eu e um amigo estávamos discutindo as aplicações das blockchains fora do contexto econômico. Uma ideia que esboçamos foi a aplicação de "cadeias rastreáveis de conteúdo" onde uma coisa postada em um blog ou site, por avaliação de uma I.A seria capaz de relacionar aquele conteúdo com outros que citam o mesmo contexto. Por exemplo, eu faço uma postagem: "O Presidente Biden anunciou guerra a Rússia em retaliação pelos ataques a Ucrânia" uma I.A relacionaria as palavras "Biden", "guerra", "Rússia" e as outras palavras do contexto por meio de um scrapping, identificaria outros lugares na internet que estão falando sobre o mesmo contexto, em seguida salvaria isso em uma Blockchain classificando por datas de publicação, e compararia com sites oficiais também por scrapping, como a Wikipédia por exemplo. Dessa forma seria possível "rastrear" toda a cadeia de como as Fake News surgem na internet, desde o primeiro post citando aquilo até o último e barrar uma thread falsa desde a raiz.
achei irado demais a ideia, tipo comparar keywords do artigo com algo que se encontrar na internet tendo como base veiculos confiaveis, essa ideia e otima e pode ser amadurecida
Hahaha valeu por ter gostado. A ideia da blockchain aqui é que pensamos em lançar isso como um buscador construído em Web 3.0, então todos os sites indexados entrariam em BlockChain. Mas é só uma ideia, precisaria avaliar se é realmente viável tecnicamente.
Já existe algo parecido das grandes plataformas que colocam um aviso do que eles "acham" ser a verdade sobre aquele assunto, mas não aprofundando sobre, não sei se usar blockchain pra isso é o ideal, a idéia da blockchain é ser descentralizada e consequentemente livre de censura, o que você quer fazer pode ser feito em um simples banco de dados, não vejo nenhum "benefício" de você usar blockchain para isso...
Ss o Youtube e o Instagram avisam, mas só colocam o banner nos vídeos e nada mais. A ideia da blockchain é "garimpar" uma thread inteira de conteúdo e não só uma postagem em si, e com essa thread garimpada eu sei exatamente quais posts pertencem a ela e quais não, em outras palavras eu tenho um storytelling de Fake News completo, mesmo que outras pessoas iniciem postagens clones, com o mesmo conteúdo, a blockchain como gera um hash pra cada publicação e esse hash por sua vez vai estar ligado com seu antecessor, permite saber quem foi a pessoa que postou, e a pessoa antes dela, etc. Assim mesmo que dupliquem o post eu sei quem foi o autor original.
Com um banco de dados simples não dá pra fazer isso sem um cadastro antes. A ideia de ser descentralizado foi a ideia original da blockchain, mas não significa que TEM DE SER descentralizado. Muitas aplicações que usam essa tecnologia não são, como as Exchanges por exemplo que de descentralizadas não tem nada.
Você pensa em reescrever a roda então? onde o hash de um bloco inteiro será uma notícia apenas? os blocos são sequenciais, você vai precisar de uma blockchain para cada notícia, seria isso? como faria para buscar os textos dentro dos hashs?
E Sobre as exchanges não terem nada de descentralizadas, levando em conta que você está falando das que operam com AMM, porquê elas não são descentralizadas na sua opinião?
Não, cada sequência de Fake News seria armazenada na blockchain pra ser rastreável e não uma única notícia. Por exemplo todas as notícias falando que o Biden anunciou ataque a Rússia. Uma Fake News não anda sozinha, geralmente ela vem acompanhada de várias outras em sequência, por isso a BlockChain. Todas as notícias relacionadas ao mesmo tema seriam conectadas sequencialmente, sendo possível derrubar/denunciar todas ao mesmo tempo. Agora sobre a descentralização, não estou falando das que utilizam AMM especificamente, acredito que no fim nada vai ser descentralizado. A ideia do Bitcoin era descentralizar a moeda, inutilizado qualquer intermediário entre as negociações, mas a Binance é uma intermediária querendo ou não, e lucra com isso, portanto ainda é centralizado. Acho que os DAPPS que rodam no Ethereum da pra dizer que são descentralizados ainda, mas não acho que vai durar muito. Não é interessante economicamente falando algo descentralizado,as empresas querem lucro.