Executando verificação de segurança...
3

Como acabar com fake news?

Venho aqui fazer uma pergunta simples a todos.

O que deve ser feito para que uma fake news nao ganhe relevancia, venho expor algumas coisas que acho, temos que unir o maximo de pessoas para criar um ambiente para a auto fiscalizacao, esta plataforma tem um grnde potencial para isso, mas acho que seria interessante ter o papel do moderador, caso ja nao tenha isso!

Este espaco seria bom para debatermos sobre esse ponto, fake news, e fazermos melhorias para a ferramente a respeito diaso!

Carregando publicação patrocinada...
2

Um tempo atrás eu e um amigo estávamos discutindo as aplicações das blockchains fora do contexto econômico. Uma ideia que esboçamos foi a aplicação de "cadeias rastreáveis de conteúdo" onde uma coisa postada em um blog ou site, por avaliação de uma I.A seria capaz de relacionar aquele conteúdo com outros que citam o mesmo contexto. Por exemplo, eu faço uma postagem: "O Presidente Biden anunciou guerra a Rússia em retaliação pelos ataques a Ucrânia" uma I.A relacionaria as palavras "Biden", "guerra", "Rússia" e as outras palavras do contexto por meio de um scrapping, identificaria outros lugares na internet que estão falando sobre o mesmo contexto, em seguida salvaria isso em uma Blockchain classificando por datas de publicação, e compararia com sites oficiais também por scrapping, como a Wikipédia por exemplo. Dessa forma seria possível "rastrear" toda a cadeia de como as Fake News surgem na internet, desde o primeiro post citando aquilo até o último e barrar uma thread falsa desde a raiz.

1

achei irado demais a ideia, tipo comparar keywords do artigo com algo que se encontrar na internet tendo como base veiculos confiaveis, essa ideia e otima e pode ser amadurecida

1

Hahaha valeu por ter gostado. A ideia da blockchain aqui é que pensamos em lançar isso como um buscador construído em Web 3.0, então todos os sites indexados entrariam em BlockChain. Mas é só uma ideia, precisaria avaliar se é realmente viável tecnicamente.

1

Já existe algo parecido das grandes plataformas que colocam um aviso do que eles "acham" ser a verdade sobre aquele assunto, mas não aprofundando sobre, não sei se usar blockchain pra isso é o ideal, a idéia da blockchain é ser descentralizada e consequentemente livre de censura, o que você quer fazer pode ser feito em um simples banco de dados, não vejo nenhum "benefício" de você usar blockchain para isso...

1

Ss o Youtube e o Instagram avisam, mas só colocam o banner nos vídeos e nada mais. A ideia da blockchain é "garimpar" uma thread inteira de conteúdo e não só uma postagem em si, e com essa thread garimpada eu sei exatamente quais posts pertencem a ela e quais não, em outras palavras eu tenho um storytelling de Fake News completo, mesmo que outras pessoas iniciem postagens clones, com o mesmo conteúdo, a blockchain como gera um hash pra cada publicação e esse hash por sua vez vai estar ligado com seu antecessor, permite saber quem foi a pessoa que postou, e a pessoa antes dela, etc. Assim mesmo que dupliquem o post eu sei quem foi o autor original.
Com um banco de dados simples não dá pra fazer isso sem um cadastro antes. A ideia de ser descentralizado foi a ideia original da blockchain, mas não significa que TEM DE SER descentralizado. Muitas aplicações que usam essa tecnologia não são, como as Exchanges por exemplo que de descentralizadas não tem nada.

1

Você pensa em reescrever a roda então? onde o hash de um bloco inteiro será uma notícia apenas? os blocos são sequenciais, você vai precisar de uma blockchain para cada notícia, seria isso? como faria para buscar os textos dentro dos hashs?

E Sobre as exchanges não terem nada de descentralizadas, levando em conta que você está falando das que operam com AMM, porquê elas não são descentralizadas na sua opinião?

1

Não, cada sequência de Fake News seria armazenada na blockchain pra ser rastreável e não uma única notícia. Por exemplo todas as notícias falando que o Biden anunciou ataque a Rússia. Uma Fake News não anda sozinha, geralmente ela vem acompanhada de várias outras em sequência, por isso a BlockChain. Todas as notícias relacionadas ao mesmo tema seriam conectadas sequencialmente, sendo possível derrubar/denunciar todas ao mesmo tempo. Agora sobre a descentralização, não estou falando das que utilizam AMM especificamente, acredito que no fim nada vai ser descentralizado. A ideia do Bitcoin era descentralizar a moeda, inutilizado qualquer intermediário entre as negociações, mas a Binance é uma intermediária querendo ou não, e lucra com isso, portanto ainda é centralizado. Acho que os DAPPS que rodam no Ethereum da pra dizer que são descentralizados ainda, mas não acho que vai durar muito. Não é interessante economicamente falando algo descentralizado,as empresas querem lucro.

2

Acabar é uma utopia. Ao meu ver, cada pessoa deve ter a responsabilidade própria de desenvolver o hábito de pesquisar o que está consumindo e comparar com outras fontes. O problema em si não é a notícia falsa, mas como cada pessoa se porta perante ela.

Eu posso te dizer que Python não é uma linguagem de programação. E agora, o que você vai fazer com essa informação que acabou de ouvir? Vai pega-la e sair por aí tentando fazer os outros engolirem a força, ou vai pesquisar para ter certeza? Por isso é importante tentar manter uma posição de humildade e estar ciente que você ou qualquer outra pessoa pode estar errada.

Sobre ferramentas para tirar a relevância de notícias falsas, acredito que o sistema de votação junto com a livre discussão de ideias nos comentários já cumpre esse papel de moderação, pois ter uma pessoa com poderes elevados de moderação pode trazer a problemática do moderador restringir posts controversos, mas que não sejam fake news, por pura intransigência em determinados tópicos. Vejo muito isso acontecer no Reddit.

1

A educação digital é um passo importantíssimo para lidar com o mal das fake news. Outro ponto que deveria ser colocado de forma simultanea seria a responsabilização das plataformas com relação às publicações desse tipo. Elas têm recursos para poder direcionar projetos de desenvolvimento de mecanismos para checagem de informação e outras formas de ação na tentativa de coibir as fake news em suas plataformas.

É muito importante a questão da responsabilização das plataformas de mídias sociais pois elas não estão isentas de culpa da maneira como seus usuários utilizam suas plataformas. Assim como o Pinterest agiu de forma a banir divulgação de pornografia em seu site e aplicativo, há caminhos para se chegar a um combate mais expressivo a propagação de fake news sem que este movimento seja feito exclusivamente por nós usuários.

1

Acredito que o foco principal dessa plataforma seja para debate de conteúdo técnico, claro que há espaço para debates sobre outros assuntos que não são tecnologia, mas acredito que não seja o foco dessa plataforma e claro, não há necessidade de existir um moderador para avaliar o que é postado, se o conteúdo não for relevante ele simplesmente não será avaliado por quem lê e consequentemente cairá no esquecimento.

Acabar com fake news é algo muito debatido nesses últimos tempos, mas quem classifica algo como falso? é realmente necessário ter alguém externo que remove os conteúdos com base no que ele acha que é fake news?

A resposta é não e a forma com que o TabNews lida com isso é simples, mas muito eficiente.

1

boa, vc acha que uma fake news, deve ser deixada como um artigo sem relevancia, acho valido tambem, agora poderia ser bom ter selos de trust news ou algo assim, talvez depois de varios tabcoins, pois ainda acho valido previnir fake news seja em qual que for o nicho

1

Um conteúdo que é relevante ganha muitos upvotes, se ele ganha muitos upvotes ele vai aparecer na página principal.

Portanto, ao colocar um selo de trust news no conteúdo você automaticamente considera irrelevante os conteúdos que não tem esse selo e dá mais destaque aos que tem o selo, com isso você inválida a ideia do Revenue Share da plataforma.

O selo que você acha que seria ideal, já funciona com o sistema de upvotes e downvotes, é simples cara, o poder na mão do povo!

2

pelo seu ponto de vista pode nao ser legal para novos artigos que no caso teria uma forte batreira para conseguir o selo trust news por exemplo!

bom ponto para debate!

1

Fake news, a popular mentira, migué, entre outros termos... sempre existiu, cabe a cada um buscar ou fazer juízo se aquilo é válido... muitos filosofos foram taxados de mentirosos e o tempo mostrou que estavam certos, que o verdadeiro mentiroso era o censor...
Querer que a plataforma faça alguma coisa a respeito disso, é dar carta branca para ela ditar a "verdade"...
Sou contra qualquer tipo de censura, cada um deve ter o direito de falar o que quiser, se alguém discorda, existe o campo de comentários para expor sua opinião ou prova que contesta a afirmação.
Devemos conhecer a história para não cometer os mesmos erros dos nossos antepassados, a sugestão aqui descrita pelo criador do post demonstra seu baixo conhecimento da história, sua "inocência" de achar que alguma moderação seria isenta e seu pensamento pífio, de que todos são "ignorantes" o suficiente para não serem capazes de distinguir as coisas...
Não é a toa que o brasil está entre os piores níveis de educação.

1

A real pergunta é, quem define o que é ou deixa de ser fakenews? Isso é uma pergunta idiota, mas permita-me aprofundar mais:

Quando que uma teoria começa ser fakenews? Uma teoria bem fundada mas nunca provada é fakenews? Algo que todos tem certeza que é verdade, mas não foi provado, é fakenews? E se todos tiverem certeza de uma verdade, mas quando vai ver, não era?

É uma coisa dificil acabar com fakenews, pois existe uma linha tênue entre informação falsa e teoria, de qualquer modo, teremos pessoas infelizes de algum lado, isso é fato.

Eu acho que o ideal é, devemos seguir com as leis, se quebrar a lei onde o conteúdo é consumido, deletar, pronto e acabou, como sempre foi, mas ai é questão de opinião, e lembrando, cada um tem a sua 😉

1

boa percepcao!

eu vejo uma fake news, algo que vai totalmente contra os fatos, nao confudir fatos com teorias, por exemplo teoria do big bang, e uma teoria, pode se abrir um debate, mas alguem falar que por a mao sem protecao no fogo de 200 graus e nao se queimar, isso ja e mentira!

1
1

eu acho que tem sim, mas o problema e se todos acreditarem na fake news ele pode acabar tendo relevancia, o ideal seria debater pontos que poderia penalizar alguem que deu relevancia a um artigo que e fake new!

-6

Cara, você tá falando como um verdadeiro buracrata e esquerdista. Todos os recursos para moderação já existem: os usuários podem dar upvote ou downvote. Pronto!

Eu sempre fico preocupado quando vejo alguém falando sobre fiscalizar ou moderar. A pergunta que fica é: quem tem, de fato, a fonte da verdade? A verdade é muito relativa.

Aliás, fake news é o caralho. Aqui é Brasil, porra. O certo é "Notícia falsa". haushaushaushaus.

1

dfeprado, nao e uma questao politica, fake news infelismente e algo real eu posso chamar da desinformacao, isso prejudica muita gente, se vc esta falando em uma ferramenta confiavel voce pensa logo na confiabilidade da informacao.

meu debate e para evitar imagina ai 100 usuarios vem e da ponto up para uma fake news, ela se torna televante, mas e importe pensar em forma para previnir isso, nao simplesmente fechar os olhos para isso!

2

Primeiramente, desculpa se meu comentário original soou agressivo. Ele teve muito sarcasmo.

É como eu disse: o sistema pra isso já existe: votar a favor ou contra.

1
1

Obrigado pela resposta positiva dfeprado, fiquei sinceramente muito feliz! E a discussão inteira nesse tópico está muito legal, vamos surfar para esse lado do mar e fico muito feliz em ter você junto. Abração!

1

dfeprado, entendo perfeitamente o que você quer dizer neste comentário, mas sua postura está extremamente longe do que queremos construir aqui no TabNews. Vou destacar uma frase muito importante do nosso Termos de Uso e peço, de coração, que você avalie sua publicação após ler isto:

O usuário do TabNews é uma pessoa brutalmente exata e empática, simultaneamente, onde o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando dentro de uma discussão?

1

Eu li os termos. Meu comentário teve muito sarcasmo. Não tive a intenção de ser agressivo. Desculpa, fittipaldi se pareceu agressivo.

1

De fato, ninguém deve ser censurado ou taxado como falso, isso não é uma questão de política, esse tópico demonstra isso, aqui é um ambiente apolítico e vemos características da mesma aqui, isso prova que o problema está na sociedade onde teve sua história, cultura e educação arrasada durante decadas. Estamos vendo o resultado disso em todos os lugares, o que nos resta é tentar mostrar um caminho para as pessoas buscarem conhecimento, principalmente histórico, para entender o ambiente que fomos colocados...
E não podemos ocorrer no erro deles, deixa falarem e opinarem, a liberdade deve ser plena, por mais absurda que seja a idéia, devemos deixar expor, e contrapor, como está acontecendo neste tópico.

-4
2

messiasolimpio, repito aqui o mesmo comentário que deixei para o dfeprado, peço que leia: https://www.tabnews.com.br/filipedeschamps/5b07a2de-a8ee-43f0-8678-6c9fca5cc8bb

E gostaria de complementar com:

que contenha posturas negativas aplicadas de forma genérica ou generalizada, que contenha sarcasmo gratuito

Não vamos usar o TabNews para nos afastar, não precisamos. Seja qual for o motivo, há formas de se lidar para pelo menos tentar unir as pessoas, mesmo quando isso parece uma missão impossível, combinado?

2