Rapaz, eu tenho uma visão um pouco diferente.
Já tem uns anos que eu to na área e vou te falar que a discussão sobre como fazer o "agile certo" já dura uns 10 anos, viu?
O que eu reparo é que quanto maior o foco no processo, pior o time performa e quanto menor, melhor costuma ser. E, não, não estou defendendo um anarquismo do contribuidor individual, isso nunca funcionaria. Apenas focar na coisa certa.
O lance é que quem foca no processo, normalmente não foca na parte mais importante que são as pessoas do time. Nossa, já trabalhei em uma empresa que o time tava se odiando pelos mais diversos motivos e o pessoal achava que mudar o sistema de pontos de fibonacci pra tamanho de camisa (P, M, G) ia resolver a parada, socorro!! Já vi gente olhando toda sprint pra burn down chart e tentando tirar alguma lógica daquilo (eu chamo de astrologia do agile).
Hoje em dia eu vejo que o agile está morrendo aos pouco na indústria, já não ouço mais falar muito sobre qual metodologia está sendo usada em uma determinada equipe nem escuto muito falar sobre ser enfático nas regras... na verdade eu vejo uma discussão sobre como POs e Agilistas ficaram em uma posição difícil nesse mercado que ta mudando.
A minha opinião sobre gestão é que o processo ajuda, mas um time que se escuta, ta engajado, entende o que ta sendo feito vai produzir muito mais que um time disfuncional com um sistema de gestão impecável.
Malz desvirtuar um pouco o post, que eu sei que não é sobre a validade ou invalidade do Agile, mas queria colocar essa posição. De qualquer maneira, tome um TabCoin por iniciar o assunto =]