Executando verificação de segurança...
4

Hoje em dia, a melhor opção portátil para um programador continua sendo um Notebook?

Olá! Eu estava buscando por mais informações sobre a programação no que se refere ao uso de um tablet, mas vi que há muitas controvérsias. No meu caso, eu irei iniciar o curso de engenharia de computação e vou precisar me locomover com o eletrônico que eu eu escolher, fora a bateria que eu acredito ser um ponto importante também. Tenho um pc em casa, mas também pretendo fazer upgrades nele, porém moro longe da faculdade e não tenho como usá-lo como ferramente principal de estudo. Mesmo assim optaria por um notebook? Se sim, quais?

Carregando publicação patrocinada...
2

eu NÃO recomendo notebooks com GPU, são projetos velhos e extremamente problemáticos, superaquecem facilmente para dar problema é bem fácil, é uma roleta russa das caras.

Pega um notebook de escritorio bom que você consiga colocar mais memoria ram e já esta de bom tamanho.

1

Concordo.
Tive um XPS da Dell e ele simplesmente não sabia gerenciar a placa de vídeo.

Esses Notbook gamer da nova geração provavelmente se viram melhor, mas como o caso é portabilidade, eu acho complicado ficar carregando, pois eles são geralmente bem pesados.

Eu focaria em um processador ok e muita RAM, já vai resolver 80-90% das necessidades.
Tem bastante modelo no mercado aí, dá uma olhada nos thinkpad

1

Dá uma olhada nos notes da Avell. Tenho um aqui (A52Liv eu acho), i5 10th gen, gtx 1650, nvme e 32gb ram, tá rodando de boas há 3 anos. O único game que não rodo nele com perfeição é o warzone, e os mais recentes com configurações no talo, mas no básico roda tudo.
Esquenta bastante quando em game, mas utilizando ele no dia-a-dia se mantém de boas. Uso pra trabalho e diversão, mas passa o dia todo no suporte com base refrigerada. Não sei se conseguiria usar ele por horas no colo, inclusive nem recomendo por ser prejudicial à saúde.

1

Cara a melhor opção para mim seria comprar um notebook para a facul e um desktop, somente para a facul um notebook com placa gráfica integrada já tá bom, mas para fazer projetos um pouco mais intensos tipos mexer com Unity, Docker ou até alguns frameworks em Javascript fica mais tenso, por isso também teria um desktop.

Mas isso pode ser um pouco caro, então pode comprar um notebook com placa dedicada, tenho um Dell G15 com GTX 1650, fiz um upgrade de ram e roda que é uma beleza, e recomendo ele bastante pelo dissipador de calor gigantesco.

Meu not tem um i5-10500H, GTX 1650(talvez é 1650ti), 16 gibas de RAM, e monitor de 144hz, é massa para programar e jogar uns joguinhos, roda GTA V(bem de boa) e Cyberpunk 2077(no mínimo mas de boa também)

1

Eu recomendaria qualquer notebook com GPU, Acer nitro, dell G(series) e equivalentes, normalmente essas maquinas ja vem com um processador razoavel e em momentos de lazer ainda rodam jogos. Se voce tiver um pouco mais de grana recomendo pegar um mac pela durabilidade da bateria (M1 ou mais recente), coisa que ajuda muito, nao ter que carregar um carregador gigante pra la e pra ca. Mas o mais importante é estudar, se não tiver grana pra investir numa maquina de 5k+, que é o que vai custar essas maquinas, pega qualquer uma que ja vai ser melhor que qualquer tablet.
PC/Notebook:
pros:
- Rodam qualquer coisa e linguagem
- Versatilidade de sistemas operacionais
Contras:
- Bateria dura muito menos, cerca de 1h30, qualquer modelo gamer
- Tamanho bem maior nos modelos gamers

Mac:
Pros:
- Durabilidade da bateria (M1 em diante), mais de 6h sem problema e com desempenho maximo
- Leve e facil de carregar
Contra:
- Preço elevado
- Dependendo da plataforma que for estudar, vc vai ter limitações, por exemplo C#/.net. Ate onde sei só .net core voce vai conseguir programar nele. (Se alguem puder falar melhor, deixa ai pra ajudar)
- Perigo de andar com ele pra cima e pra baixo ( dependendo da onde mora e o trajeto que tera que fazer, é complicado andar com algo tao caro )
Tablet/Andorid:
Pros:
- portabilidade
- bateria
Contras:
- Não ha ferramentas nativas (existem alguns ports da comunidade mas esta bem no começo, por exemplo o vscode pra android), ja tentei usar por um tempo o linux emulado no android, ate funcionou e tinha todas as ferramentas que eu uso no dia a dia, mas vc perde muito desempenho na emulaçao, é mais legal como esperimento do que usavel.

O principal é estudar e botar a mao na massa, entao se não tiver grana pra investir, apenas pegue seu celular e comece por ele mesmo, hoje temos varias ferramentas online, e com o tempo voce vai conquistando mais conforto com ferramentas melhores. O importante é ter consistencia e continuar estudando!

1

Qualquer notebook gamer como acer nitro, lenovo legion.

Notebooks não gamers tendem a sacrificar desempenho para autonomia, o que não é uma boa escolha para programadores

1
0
-5

lararodrii, não seria melhor pensar a partir da utilidade (objetivo) para a seleção (escolha de configuração) de um modelo? Por exemplo, se optar por adquirir um notebook, alguns modelos bons, com preços razoáveis, não vão te permitir expandir memória, já que os CIs de memória de alguns modelos já estão vindo grudados na placa mãe. Vou tentar listar alguns itens que eu levaria em conta para então definir uma configuração razoável ou ótima para o que eu precisaria.

  1. Finalidade de uso: nesse sentido, refere-se ao tipo de aplicações que vão rodar sobre a configuração que escolheu. Por exemplo, se pretende carregar um daqueles modelos de IA de 64/128 GB, vai precisar de pelo menos um pouco mais de memória para o SO.
  2. Processamento em CPU e GPU (não sei se já existem outros CIs dedicados para notebook como TPU entre outros): considerando situações em que tais itens sejam indispensáveis, ou seja, grande poder de processamento da CPU (número de núclos físicos, diferentes caches) e manipulação de matrizes (tensores) na GPU.
  3. Tamanho de resolução da tela: Algumas aplicações (IDE) são mais confortáveis se utilizada pelo menos em resolução Full HD (1920 x 1080). Na época em que procurei note para comprar no país, só encontrei resoluções abaixo desta. Hoje sofre-se um pouco com a tela apertada para algumas aplicações.
  4. Disco rígido, SSD SATA/M2, NVRAM: Claro que SSD ou melhor. Escolha uma boa marca, não vá pelo preço e promoções de marcas desconhecidas. A dor de cabeça de recuperar seus dados vai te cobrar depois o desconto. Claro que a opção SSD é muito melhor, por te dar liberdade usar o notebook em movimento sem medo danificar o armazenamento que não tem partes móveis, alta velocidade de escrita e leitura, baixo consumo de energia e sem ruído de motor. A escolha do tamanho pode também ser de acordo com sua aplicação. Não use o armazenamento do notebook como backup. Tenha um armazenamento extra em outro lugar no caso de sinistros (no caso de um bem com seguro).
  5. Interfaces: as aplicações que você deseja rodar vão ditar quais interfaces o notebook precisa ter sem necessidade de adquirir dispositivos extras que ocuparão portas USB. Pelo menos uma porta USB3.0 ou superior é necessária. Se tiver opção de fornecer energia mesmo desligado, você pode carregar seu celular nesta porta (atente-se às diferentes cores e respectivas funcionalidades). Se pretende conectar o note a projetores, smartTVs, monitores externos, uma porta adequada é necessária se não desejar usar o compartilhamento via rede. Interfaces de comunicação Modem/Ethernet/WiFi não são dispensáveis.
  6. Teclado: se puder optar pelo teclado completo é muito melhor. Experimente as teclas, procure saber da durabilidade das mesmas. Qualidade é o produto atender suas expectativas durante o tempo previsto de durabilidade do mesmo.
  7. Bateria: Acho que você pode avaliar pelo tamanho da fonte se a mesmo está adequada. Aplicações gráficas que exigem muito processamento vão drenar rapidamente a bateria. Nesses casos prefiro deixar a tarefa para um momento em que se dispõe de uma tomada no padrão de pinos no país em que vive. Evite adaptações, remoção de pinos. Cada pino da tomada tem uma função importante, principalmente se pensa em conectar outros dispositivos energizados nas portas (USB/VGA/HDMI etc.) do seu notebook.
  8. Manutenção: Depois de 5 anos de uso direto, precisei trocar a tampa/teclado completo. Com 6 anos de uso, uma bateria nova original. Desta forma, se pretende ficar uns 10 anos com o produto em uso, atente-se à disponibilidade de peças antes do EoL (End of Life) do equipamento.
  9. Sistema operacional: Não recomendaria comprar com SO embutido no preço se você vai usar somente Linux. Com uma máquina potente, vocẽ pode virtualizar muito bem outros SO sobre o Linux. Há raras excessões quando licenças de software não aceitam virtualizações. Atente-se à detalhes deste tipo com seu fornecedor de software antes de fechar a escolha.
  10. Peso do produto: Lembre-se de que você vai carregar isso nas costas : )
  11. Esta lista pode ser estendida e ser mais completa. Não incluí, por exemplo, garantia estendida. Aqui é apenas um rascunho dos itens de que me lembrei. Se tiver outros itens em mente, compartilhe sua experiência.

Após definida todas suas exigências (entre outras não listadas), vale a pena buscar um fabricante que disponha em seu site uma aplicação que lhe permita "montar" a máquina mais adequada. A Dell tinha uma aplicação desta no site oficial. Daí é você verificar se o preço final cabe em seu bolso e procurar o modelo em uma loja de sua confiança (que não desapareça do radar enquanto, por lei, precisa te prestar atendimento no caso de acionamento de garantia).

Estou certo de que outros membros do Tabnews, com mais experiência no assunto, vão te dar mais dicas atualizadas, pois as que estão acima são da época em que se discutia qual processador esquentava mais para determinados fabricantes de notebook! Ah, não foram citados notebooks da Apple, mas dizem que são muito bons, leves e vale a pena buscar lá fora. Atente-se ao detalhe se precisar trocar de SO ou se poderá virtualizá-lo sobre o SO do Mac.