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Não sei se gosto do que faço

Gosto de Codar,mas não sei se estou na área certa!

  • Fiz curso técnico de DS e foquei em Android Nativo (Java e Kotlin);
  • Estagiei numa empresa de streaming, mas sai porque não queria inovação (Android, Java, Kotlin);
  • Estagiei numa empresa de robótica e IA, onde amei estar lá, mas sai pra ser lider de equipe, salário maior e fazer um app sozinho (React native, React, Laravel);
  • Fui lider de equipe, auxiliei no front back e fiz tudo do mobile, mas a empresa era um caos e a equipe não aceitava que eu tinha conhecimento (demoraram 2 meses pra fazer um esqueceu a senha, e eu fiz em 2 dias)
  • Estou agora numa empresa de futebol e vou focar no uso de nextjs e react native (mas não sei nada de futebol)

Eu gostaria de ter tempo para aprender a fazer jogos, e fazer MEUS jogos, mas não sei onde começar, não tem um guia legal pra mim.
Eu mexi legal com o gamemaker studio 2, e gostaria de fazer um jogo muito foda, ideias não faltam, mas talento na arte e tals...
Além de querer ser dev mobile, eu queria muito tirar certificação android da google mas agora me distanciei do mundo mobile.

O que posso fazer?
Alguém tem um roadmap de gamedev?

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cara, vou ver sim, só de ter um guia já ajuda muito pra saber o que estudar (fundamentos ou tecnologias/técnicas), muito obrigado

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É comum a gente procurar algo para "se encaixar" profissionalmente, acontece com todo mundo cedo ou tarde.

Sobre GameDev, como você está pesquisando? Que referências você já encontrou?

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Cara, vi o site da unity com os cursos, entendi lá os vetor X e Y, vi alguns videos de teoria de games sobre posições nas telas e tamanho dos personagens em relação ao cenário(maior parte por criadores de conteúdo sobre arte), mas o que sinto é que como já mencionado pelo fernando henrique acima, não sou herdeiro kk, no máximo de dívidas, e me falta tempo, pq tenho facul e trampo, então não sobra tempo pra estudar sobre game se tenho que estudar pra facul e pro trampo.

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Talvez eu não tenha a mesma experiencia em desenvolvimento de sistemas que você, mas compartilho do sonho de um dia criar um jogo foda, além de também manjar de GameMaker Studio 2 e nada de arte.

Roadmap para mim "funciona de forma razoavel" na área de tecnologia, pois é uma área bem estabelecida, porém acredito que esteja longe de acontecer o mesmo na área de desenvolvimento de jogos.

Indo contra tudo o que falei, acredito que exista dois caminhos distintos:

Quer trabalhar para empresas e receber salário?
Não tem para onde fugir, aprenda Unity e esqueça o GameMaker Studio, no chutometro diria que 90% das vagas são Unity, 9% Unreal e 1% GameMaker.

Sobre salários pelo o que ouvi de um dev senior na área de jogos os salários são parecidos, este cara ganhava 8 mil para mais.

Porém galera reclama de muito estresse e abiente toxico nas empresas por conta de prazos apertados, mas 8k acredito ser um bom salário para área.

Quer trampar no seu próprio jogo?
Se tu não for herdeiro e não tiver uma renda extra todo mês tu vai precisar de um trampo fixo principal para se sustentar e desenvolver nas horas vagas (se tiver família igual eu aí complica um pouco mais).

Existem algumas habilidades extras de empreendedorismo, marketing, etc como gamedev solo. Nada impede de recrutar mais gente para tua equipe, mas no final os recursos são os maiores problemas ao criar um game de forma independente.

Para finalizar eu era junior, meio que decidindo se virava gamedev, continuava trabalhando com infra ou virava desenvolvedor de sistemas, no final escolhi virar desenvolvedor de sistemas na stack JavaScript que na época tinha mais vagas e me daria maior retorno financeito, não me arrependo, mas ainda quero um dia criar meu proprio joguinho COMPLETO nem que seja para jogar com meu piá.

Te desejo todo sucesso do mundo e que tu ache uma saída, abraços!

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