Executando verificação de segurança...
1
knoox
1 min de leitura ·

Raspberry Pi 4 B 8Gb ou Pc p/ Linux

Alguém pode fazer um relato sobre o uso do Raspbe PI 4 para rodar Linux, pois estou na duvida se compro um hoje ou amanhã, tenho muita curiosidade ou se compro um PC mesmo, é para montar o laboratório de testes.

Ele, apesar de ter apenas 8gb, é verdade que é muito potente devido a arquitetura de hardware deles?

Carregando publicação patrocinada...
1

Depende do que vc pretende rodar nesse laboratório.
Lembre-se de que o RPi4 tem processamento limitado se comparado com a maioria dos pcs disponíveis, mesmo os pcs SFF (Small Form Factor).

Vantagens do RPi4:

  • baixo consumo de energia

Desvantagens:

  • capacidade de processamento
  • capacidade de armazenamento

Pontos de atenção:

  • Preço: desde a pandemia ficou mais difícil encontrar RPi4 a venda e o preço explodiu e dólar também. Eu comprei um kit completo* do Rpi4b a 60USD antes da pandemia que hoje não sai a menos de 140USD. A esse preço é possível encontrar bons pcs pequenos que te poupam das desvantagens do RPi.
  • Compatibilidade de software: nem todos os softwares têm versão para ARM e isso tem potencial de ser um problema a depender das suas pretenções.
  • Novamente, sobre armazenamento, é preciso considerar que o RPi roda de um cartão SD, um tipo lento de memória. Para rodar num SSD é preciso fazer alguns truques que podem ou não funcionar com o seu aparelho.

Conclusão

Eu tenho um RPi 4b 4GB que eu usei por um tempo brincando com mineração de crypto e com instalação de nó do BTC. Hoje em dia está encostado e para todos os meus projetos eu uso um Dell Optiplex 3040*, um pc pequeno de mesa que atende a todas as minhas necessidades e muito melhor de trabalhar do que o RPi que tá encostado.

Não quero te desanimar, mas olhando para minha experiência, não acho que valha a pena comprar um RPi hoje em dia.

Notas

1

Olá,

Olha, para tarefas que não exigem um processamento parrudo, como servidores Web, programação simples, emulação de jogos antigos, acredito que o novo Raspberry serve. Tenho um RPI4. Em alguns projetos de programação Node, ele roda bem, mas em outros projetos, em que há uma demanda de processamento maior, ele falha sempre.

Assim, você precisa ver qual é a finalidade do laboratório. Se for programas simples, servidores simples, IOT, ele dá conta do recado. O Raspberry também roda bem para trabalhos de escritório. Mas se precisar de algo de muito processamento, melhor montar um PC.

E uma correção. Ele é muito potente em relação a sua geração anterior e seus concorrentes, e mais potente que muitos computadores simples. Mas para tarefas muito parrudas, não substitui o PC comum.

1

Existe outras opções além do Raspberry Pi 4 B; uma excelente opção com ótimo custo X benefício é o Orange Pi 5, que tem opções de 4 a 32gb de ram, eu tenho a versão de 16gb de ram é excelente, o Raspberry Pi 4 B, está muito caro, o orange pi, custa uns 65% do valor de um Raspberry Pi 4 B. além desse existe outros também.

1

tenho uns 6 projetos rodando no meu RPi zero W, que tem 512 mb de RAM. E funcionam muito bem, um deles é meu git. Já usei um 3B+ pra trabalhar e dava certo 90% do tempo, os 10% é quando precisava rodar o pandas. Se você usa softwares que não precisam de muita memória você não vai ter nenhum problema de desempenho.

Eu acho que o real problema são os muitos softwares pesados que usamos, frameworks e outras coisas. O código bem escrito e eficiente roda em qualquer lugar.