Executando verificação de segurança...
8
kledir
1 min de leitura ·

Não procure emprego, seja sua empresa

Olá turma, tudo bem.

Tenho visto principalmente no comentario de videos no youtube e em alguns topicos aqui no TabNews pessoas com duvidas sobre qual a melhor area para iniciar, ou como conquistar a primeira vaga.

porém tenho pensado seriamente sobre o assunto e na minha opnião com a média do salario que é visto por ai, seria mais atrativo empreender, não digo em abandonar tudo e começar um negocio amanha, mas ao inves disso, por que não estruturar um negocio em paralo e viver dele em um futuro proximo, sei que é dificil mas a ideia que vi no video do Filipe Deschamps me dispertou a vontade de empreender ao inves de ficar dependendo da CLT, sei que não é facil, mas estou estruturando as coisas.

Startup de uma pessoa só

Pensei em utilizar as habilidades de programação e segurança iniciando com:

Microsites:
Pensei em criar alguns conversores de arquivos(pdf to doc, csv to json)..
sites para consulta de dados(whois, dns, etc..)
site de consulta de dados com serviço de alerta de publicação em diarios oficiais.

ja comecei a levantar alguns requisitos, alguns dos microsites ja desenvolvi, os demais estou começando a estrutuar.

já comecei a mapear algumas plataformas para hospedagem, possibilidades de monetização, gateways de pagamento, APIs, ferramentas de CEO...

queria saber se alguem aqui do portal já pensou em algo parecido ou se já fez algo parecido, poderia compartilhar sua experiencia?

Carregando publicação patrocinada...
8

Tem um site que sigo(eu sigo dono dele no twitter)
Que fala sobre sites "chatos"

Ele quer dizer que são sites simples, que acabam rendendo muita grana.
Ou pagam as contas!

https://boringcashcow.com/

Ai ele mostra dezenas de projetos como os que vc quer fazer, e como eles rendem dinheiro!

É bem legal o site, vai te ajudar!
Eu já pensei nisso, já fiz alguns, mas meu problema é fazer gente chegar no site e usar!

O ruim de sites simples se já tem muitos outros é que a concorrencia normalmente é super velha e tem SEO muito bom! Por serem antigos!

Tirando isso, sempre é bom testar ideias!

1

Mano, esse site é incrível.
Estava vendo os sites por cima e fiquei muito entusiasmado para criar micro-sites agora heheheh!

1

Lembre-se de vir nos contar suas empreitadas!
Se deram certo ou não deram!

Sempre é bom entender como as coisas podem ou não funcionar hoje em dia!

Abraços

1

com certeza, pretendo lançar o primeiro em aproximadamente 30 dias, faltam apenas alguns testes na aplicação.

1

Achei top algumas ideias, alguns não entendi muito bem como é a monetização visto que não encontrei anuncios nem assinatura premium.

1
1
1

pergunta produtiva
a parte de LGPD e fiscal é complexa pra iniciar ou me preocupo só quando a prefeitura encomodar ou tiver boas margens de lucro???

2

Depende da fonte de renda.
Publicidade via adsense, até um certo limite CPF vai de boa!
Depois é preciso abrir empresa!

Se for assinaturas não é obrigado a começar com CNPJ.
Mas vai precisar muito rápido!

LGPD pode ser vc o responsavel tecnico por ela.

1
1

Quero usar a XP que tenho e começar a ter um negócio. Estou pesquisando muito sobre MVP, Saas e outros. No entanto, estou à procura do meu primeiro emprego e vou continuar como um side job.

1

Pesquisa sobre micro-saas e começa a participar das comunidades

Eu gostaria de fazer isso. Estão chamando de Solopreneur.
Parece incrível, criar um negócio sem a chatice de gerenciar pessoas.
Porém vc precisa adquirir diversas habilidades, especialmente marketing e produto.
Muitas vezes a gente (devs) acha que temos o principal para criar um produto, que é saber desenvolver tecnicamente.
Mas na verdade, na esmagadora maioria das vezes, essa não é a principal habilidade responsável pelo sucesso de um produto.

Haja vista que tem mto mais dev funcionário do que empreendedor.

Casos como facebook (que nem acontecem exatamente como mostram os filmes, onde um carara numa noite escreve 100 linhas de código, sobe num servidor e todo mundo curte e começa a usar), são raríssimas exceções.

Nunca esqueço o Flap Bird. Um joguinho de celular muuuuuito simples que um cara desenvolveu em 2/3 dias. Viralizou no mundo todo dps que o YouTuber Pewdiepie postou um video jogando e chegou a render 50k dólares por dia com ads.

Quando isso acontece, muitas vezes é pura sorte. Alinhamento de astros.
Acho que de lá pra cá nenhum fenômeno parecido aconteceu nessa área.

Não quero te desencorajar de forma alguma. Pelo contrário, apenas sugiro que mergulhe um pouco mais em comunidades de empreedodores desse ramo. Escute as histórias reais, os desafios, as estratégias.
Vai muito além do que ser capaz de escrever o código e fazer deploy da aplicação.
(99% das vezes. 1% apenas da sorte de viralizar de alguma forma)

1

Tenho 3 anos na área de tecnologia, sendo 2 anos e 2 meses como desenvolvedora Javascript. Sempre quis desenvolver algo pra gerar uma renda, mas não sabia o que. Queria algo diferente de um conversor ou uma calculadora. Foi aí que uma lâmpada se acendeu há 1 mês.

Uma coisa que sempre gostei bastante são polaroides. Algumas já comprei e outras minha esposa teve um pouco de trabalho pra fazer com um editor de imagem, no entanto, são poucos os sites que criam polaroides de forma gratuita ou sem precisar fazer login; sendo necessário um certo jeito com tecnologia. Pensando nisso, decide criar um website para gerar e editar sua polaroid da forma que desejar.

www.polarizeme.com.br

Aos poucos estou incrementando funcionalidades, porém já consigo coletar métricas de usuários e de desempenho através dos produtos da Vercel. Está sendo uma experiência muito interessante e enriquecedora. Mesmo com pouco tempo de vida já consegui algumas metas bem bacanas.

O meu objetivo é criar artigos, mais funcionalidades de edição, adicionar diferentes tamanhos de polaroides, e assim vai. Quero torná-lo referência quando o assunto for polaroid. To trabalhando pra adicionar anúncios com Google Adsense e assim gerar uma graninha.

1
1
1

Dica que posso te dar!
Faça o site em inglês ou multi idiomas!

Um conteúdo em inglês pode captar mais gente que apenas em português !
Abraços

1

Bom dia, muito legal sua iniciativa!

Tenho alguns anos empreendendo (larguei a CLT em 2015). Vou tentar compartilhar algumas coisas que talvez sejam úteis:

  1. O caminho não é linear, mesmo que dê certo você vai estar sujeito a mudanças bruscas de faturamento.
  2. Ainda sobre o item 1, é importante mudar a mentalidade financeira e fazer caixa sempre, já que seu "salário" pode depender de sazonalidades.
  3. Como desenvolvedores, acabamos naturalmente focando mais na tecnologia, mas isso pode ser uma armadilha! Tecnologia é uma parte (pequena) do todo. Não perca muito tempo pensando em arquitetura, frameworks, etc. Pois dificilmente seu serviço vai escalar a ponto de necessitar da melhor arquitetura e boas práticas. O objetivo principal é vender. Não importa se foi feito com no-code ou jquery.
  4. Planejamento de marketing é vital:
    • Antes mesmo de desenvolver seu produto, pesquise o tamanho do mercado.
    • Saiba quem são seus concorrentes.
    • Defina os canais de aquisição. Como você vai atrair seus clientes. Mídia paga? Ligação B2B? Conteúdo orgânico?
    • Tenha caixa para as campanhas e faça seus primeiros testes para definir as principais métricas de CAC e LTV. Eu recomendo separar no mínimo 2k BRL para testar suas estratégias em diferentes canais antes de escalar as campanhas, e 10k BRL para iniciar a primeira "leva", claro que isso depende do nicho que escolher já que o CPC varia drasticamente.

E como o pessoal falou, tente participar de grupos de SaaS, fazer networking e trocar ideias. É possível aprender muita coisa só observando os depoimentos de quem está nessa caminhada.

Boa sorte!

1

obrigado pelas recomendações, mas eu sempre tive dúvidas em como pesquisar esse tamanho do mercado ou quem seria esse meu público, você teria mais alguma dica nesse sentindo ?

1

Depende muito do seu nicho.
Você pode, por exemplo, comprar relatórios especializados, se basear em relatórios públicos ou contratar uma empresa para realizar a pesquisa.
Imaginando um empreendedor solo com pouco capital, se basear em relatórios públicos pode ser a opção mais interessante.

Vejamos um exemplo:
Seu SaaS é um CRM para laboratórios de análise veterinária. Logo, seu público inicial são CNPJs de laboratórios veterinários.
Você pode buscar o CNAE dessa atividade e filtrar todos os CNPJs ativos e com mais de 2 anos de funcionamento, em tese esse é o tamanho do seu mercado.
Paralelo a isso, é importante ver a tendência do mercado, se está crescendo, estagnado ou encolhendo. Iniciar um SaaS em um setor em crise é uma das piores coisas que você pode fazer.

Dica: O exemplo não foi por acaso, o setor de pet care (clínicas, laboratórios, pet shops, plano de saúde...) é um dos que mais cresce no país ;)

1

Uma coisa eu tenho certeza: não espere acertar de primeira. O @levelsio uma vez fez um post no Twitter dizendo que apenas 4 projetos (dos mais de 70 que ele já desenvolveu) cresceram e deram lucro. Portanto, acho interessante construir uma visão mais realista já de início para não se decepcionar e desmotivar depois.

1

Amigo se você conversar com outros programadores vai ver que todos tem ideia de empreendorismo, mas por que não colocam em prática? simples, pq a gente precisa pagar boleto

1
1

Esse vídeo do Felipe me inspirou também a construir microsites. Estava revendo ele e recomendo a todos assistir.

Eu notei que muitos desses sites são voltados para programadores e é o normal, é a área que temos mais conhecimento e sabemos as dores mais comuns, mas essa é uma parte muito pequena do público geral. Vale a pena pensar em outras áreas que também conhecemos, seja profissionalmente ou pessoalmente, e pensar em ideias para esses outros públicos.

Por exemplo, eu gosto muito de andar de bicicleta e fazer eu mesmo a montagem e manutenção das diversas bikes que tenho. Eu monto rodas de bicicleta para mim e amigos e para isso é necessário uma calculadora que calcula o comprimento do raio necessário, dado um cubo e um aro (é basicamente calcular o tamanho de um lado de um triângulo, sabendo as medidas dos outros dois lados). Já existem diversas calculadoras em inglês, mas não existe nenhuma em português. Resolvi fazer, pois muitos mecânicos das lojas de bike não sabem inglês e eles decoram a medida de raio que dá certo para uma certa combinação ou ficam tentando diversas medidas até acertar, o que é um processo muito demorado e frustrante.

Eu não espero que esse site tenha milhares de views, mas hoje em dia o custo desses microsites é somente do domínio, então estamos em uma época boa para fazer experimentos, e será uma boa experiência para criar outros sites e entender melhor sobre monetização.

Uma outra dica para gerar ideias de projetos: no próprio Adsense tem uma calculador de estimativa de ganhos, de acordo com o assunto do site. Certas áreas, como finanças e dinheiro, geram mais ganhos por visualização, mas por outro lado a concorrência será maior. Vale a pena pensar em um equilíbrio entre ganhos e concorrência ou até mesmo fazer diversos sites em uma área que tem pouco retorno, mas é pouco explorada.

1

Vai a dica de quem já faz alguns salários mínimos com site: use a abuse de métodos fáceis e rápidos de fazer deploy, configuração etc...

Recomendações: Heroku, fly.io e vercel. Preciso nem falar nada, não use coisas que vão dificultar a tua vida como aws gcp ou azure. A não ser que explicitamente necessário.
Dicas: Faça algo com nextjs, php ou equivalentes, SEO vai ser absurdamente importante pra ti.
Opcionais mas mto bons:
Cloudflare ( De analytics, passando por consumo de dados e até proteção contra ddos, o tier gratuito disso aqui é imoral, a maior hidden gem da tecnologia atualmente).
Google domains ( Teve umas treta recentemente mas vale a pena, barato e fácil de usar. ).
Google analytics ( Gratuito e melhor que o da vercel, confia. )
Webp ( Faça teu site mais rápido comprimindo as imagens, até o W11 tem isso nativamente, só clicar com o botão direito numa imagem. Esses dias reduzi uma de 4.5mb pra 200kb sem usar imagemagick ).
Suporte a multiplas linguagens ( Preciso nem falar nada né, bora pro mundão ai )

Obs: Quando o tier gratuito da vercel estourar tu migra pro heroku e pode se sentir um vitorioso, quando o heroku não der certo mais vai pra um dos big 3 e pode se considerar um milionário meu patrão!

0

Sonho com isso desde que comecei a aprender a programar, mas ainda não fiz nada que me desse uma remuneração, antes não tinha conhecimento nem muito tempo, mas agora estou focado e espero conseguir lançar algo ainda esse ano.

As vezes fico pensando seriamente numa dica que eu vi a algum tempo atras, junte uma grana que seja suficiente pra te sustentar por uns 6 meses, larga o trampo e cai de cabeça no projeto. Mas... sempre da aquele friozinho na barriga.

Dizem que as pessoas de grande sucesso conseguiram alcança-lo por que não tinham segundas opções, era tudo ou nada.

1

Não pretendo abandonar o trabalho principal agora, mas quero começar a gerar alguns trocados, quem sabe o que pode acontecer no futuro.