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Bom dia, muito legal sua iniciativa!

Tenho alguns anos empreendendo (larguei a CLT em 2015). Vou tentar compartilhar algumas coisas que talvez sejam úteis:

  1. O caminho não é linear, mesmo que dê certo você vai estar sujeito a mudanças bruscas de faturamento.
  2. Ainda sobre o item 1, é importante mudar a mentalidade financeira e fazer caixa sempre, já que seu "salário" pode depender de sazonalidades.
  3. Como desenvolvedores, acabamos naturalmente focando mais na tecnologia, mas isso pode ser uma armadilha! Tecnologia é uma parte (pequena) do todo. Não perca muito tempo pensando em arquitetura, frameworks, etc. Pois dificilmente seu serviço vai escalar a ponto de necessitar da melhor arquitetura e boas práticas. O objetivo principal é vender. Não importa se foi feito com no-code ou jquery.
  4. Planejamento de marketing é vital:
    • Antes mesmo de desenvolver seu produto, pesquise o tamanho do mercado.
    • Saiba quem são seus concorrentes.
    • Defina os canais de aquisição. Como você vai atrair seus clientes. Mídia paga? Ligação B2B? Conteúdo orgânico?
    • Tenha caixa para as campanhas e faça seus primeiros testes para definir as principais métricas de CAC e LTV. Eu recomendo separar no mínimo 2k BRL para testar suas estratégias em diferentes canais antes de escalar as campanhas, e 10k BRL para iniciar a primeira "leva", claro que isso depende do nicho que escolher já que o CPC varia drasticamente.

E como o pessoal falou, tente participar de grupos de SaaS, fazer networking e trocar ideias. É possível aprender muita coisa só observando os depoimentos de quem está nessa caminhada.

Boa sorte!

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obrigado pelas recomendações, mas eu sempre tive dúvidas em como pesquisar esse tamanho do mercado ou quem seria esse meu público, você teria mais alguma dica nesse sentindo ?

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Depende muito do seu nicho.
Você pode, por exemplo, comprar relatórios especializados, se basear em relatórios públicos ou contratar uma empresa para realizar a pesquisa.
Imaginando um empreendedor solo com pouco capital, se basear em relatórios públicos pode ser a opção mais interessante.

Vejamos um exemplo:
Seu SaaS é um CRM para laboratórios de análise veterinária. Logo, seu público inicial são CNPJs de laboratórios veterinários.
Você pode buscar o CNAE dessa atividade e filtrar todos os CNPJs ativos e com mais de 2 anos de funcionamento, em tese esse é o tamanho do seu mercado.
Paralelo a isso, é importante ver a tendência do mercado, se está crescendo, estagnado ou encolhendo. Iniciar um SaaS em um setor em crise é uma das piores coisas que você pode fazer.

Dica: O exemplo não foi por acaso, o setor de pet care (clínicas, laboratórios, pet shops, plano de saúde...) é um dos que mais cresce no país ;)