Bom dia, muito legal sua iniciativa!
Tenho alguns anos empreendendo (larguei a CLT em 2015). Vou tentar compartilhar algumas coisas que talvez sejam úteis:
- O caminho não é linear, mesmo que dê certo você vai estar sujeito a mudanças bruscas de faturamento.
- Ainda sobre o item 1, é importante mudar a mentalidade financeira e fazer caixa sempre, já que seu "salário" pode depender de sazonalidades.
- Como desenvolvedores, acabamos naturalmente focando mais na tecnologia, mas isso pode ser uma armadilha! Tecnologia é uma parte (pequena) do todo. Não perca muito tempo pensando em arquitetura, frameworks, etc. Pois dificilmente seu serviço vai escalar a ponto de necessitar da melhor arquitetura e boas práticas. O objetivo principal é vender. Não importa se foi feito com no-code ou jquery.
- Planejamento de marketing é vital:
- Antes mesmo de desenvolver seu produto, pesquise o tamanho do mercado.
- Saiba quem são seus concorrentes.
- Defina os canais de aquisição. Como você vai atrair seus clientes. Mídia paga? Ligação B2B? Conteúdo orgânico?
- Tenha caixa para as campanhas e faça seus primeiros testes para definir as principais métricas de CAC e LTV. Eu recomendo separar no mínimo 2k BRL para testar suas estratégias em diferentes canais antes de escalar as campanhas, e 10k BRL para iniciar a primeira "leva", claro que isso depende do nicho que escolher já que o CPC varia drasticamente.
E como o pessoal falou, tente participar de grupos de SaaS, fazer networking e trocar ideias. É possível aprender muita coisa só observando os depoimentos de quem está nessa caminhada.
Boa sorte!