[Hístoria pessoal] Desenvolvedor profissional ou hobbysta?
Já começo este texto deixando claro que entendo que decisṍes sobre nossas vidas devem vir de nós mesmos, mas nada impede de trocarmos ideais de coisas que provalvemente muitas pessoas passaram e ainda passam.
Eu tenho 22 anos, atualmente desempregado, por "escolha própia". Minha fonte de renda atualmente envolve o uso da programação, mesmo que não diretamente.
Eu sempre fui um cara curioso na infância, sempre quis saber como as coias funcionavam, em específico coisas que envolvem tecnólogia. Perdi as contas de quantas vezes abrir meus brinquedos, notebook (Que inclusive queimei abrindo) e uma Tv (Tomei uma baita choque). Em meados de 2018 tive contato com minha primeira linguagem de programção, na epóca eu queria desenvolver bots para o Telegram, mas sem conhecimento de alguma linguagem eu ficava preso as ferramentas já prontas, o que não era de todo mal, mas eu queria mais. Neste mesmo ano eu resolvi procurar mais sobre e esbarrei na linguagem Python, tentei como outros devem ter tentado, pegar códigos prontos e fazer rodar. Alguns até que funcionavam, mas ainda assim não era o que eu queria, pois nem sabia como de fato tudo funconava, apenas usava algo pronto. Com está imensa vontade de aprender a fazer minhas própias soluções, fui em busca de como aprender Python. Acabei caíndo em um baita canal, o do Professor Guanaraba, o Curso em Vídeo. Neste momento tive a oportunida de pegar o curso de Pyhon no começo, o que me impedia de deiaxar meu imediatismo tomar conta e tentar maratonar tudo. Com o passar dos meses foi aprendendo de fato Python e até outras coisas, até que no final eu consegui em fim realizar o que eu queria, criar um bot no Telegram totalmente personalizavél. Aquilo para mim foi incrível e um ponta pé para tentar outras abordagens usando Python.
Eu não pensava em trabalhar com isto, na verdade como a maioria das pessoas, eu estava totalmente perdido sobre o que eu queria e ainda estou. Faculdade então, eu dizia de boca cheia que nunca iria fazer. Nesse passar dos anos fui aprendendo, mas sempre buscando desenvolver coisas momentânea, inclusive muitas vezes dei pausas na programação. Eu não sou muito fã de matematíca (Um dos motivos de eu não escolher ir para area de eletrônica ou algo do tipo) e inclusive tenho problemas em desenvolver lógicas para meus projetos. O que não era um problema tão grave, até porque eu só fazia os projetos para meu uso. Mas isso séria um problema se eu quisse trabalhar com isto profissionalmente.
Em 2023 decidir entrar em uma faculdade.. Me sentindo ainda indeciso e perdido, parecia uma ótima idea investir na uńica coisa que eu parecia ser bom. Com o passar do tempo veio vários pensamentos, principalmente se era isto mesmo que eu queria. Nunca fui muito fâ de leitura, não consigo focar... O que era a única coisa que fazia sentido para mim agora parecia algo escolhido as pressas só para sentir que não estava perdido.
Hoje penso seriamente se está area é para mim, não me vejo trabalhando em empresas senão para eu mesmo.