Executando verificação de segurança...
2

De forma bem resumida, é mais ou menos o que vc imaginou. Algumas pessoas vão ter permissão de escrita (podem adicionar dados, seja o resultado de uma partida, um artigo ou uma notícia). Geralmente via alguma interface (não precisa ser necessariamente /admin, cada usuário pode logar no sistema, e de acordo com as permissões, pode por exemplo aparecer opções no menu, como "adicionar notícia", etc).

Dependendo do caso, pode ser automático (um sistema pode consultar o fechamento da bolsa de valores e já atualizar a página de notícias, por exemplo). O importante é que algo ou alguém tem a permissão de adicionar informações no banco de dados.

E depois isso fica visível pra todos: o sistema lê o que tem no banco de dados e mostra na tela.

Todo site com conteúdo dinâmico é assim. Alguns podem ser mais restritos: no seu exemplo, apenas o inspetor (e talvez um ou outro que ele designar) poderiam atualizar os resultados. Em um site de notícias, somente a equipe de jornalismo pode adicionar novas notícias. Já outros podem ter menos restrições: em uma rede social, por exemplo, todo mundo pode escrever.

Carregando publicação patrocinada...
1

Então não precisaria nem ter uma rota dentro do próprio site para alterar/incluir as informações, as vezes ele poderia estar consultando dados de um outro local (poderia ate ser outro site do inspetor), como por exempla o site "resultadosxadrez.com.br" e então pegar as infos e "repostar " no site "torneiodexadrez.com.br".
Acho que compreendi!!