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De fato, uma das grandes vantagens da Internet é a facilidade de compartilhar conhecimento e experiências. Foi assim que aprendi muita coisa, e tento retribuir de alguma forma participando de algumas comunidades online.

Mas o grande problema da Internet também é a facilidade de compartilhar conhecimento e experiências. Porque muito "conhecimento" que se vê por aí está cheio de erros, e muitas "experiências" são exageradas ou fabricadas, de forma a parecer mais incrível do que realmente é. A busca incessante por atenção faz com que esses exageros sejam cometidos, e quanto mais pessoas tentando entrar, mais elas vão tentar chamar atenção de uma maneira não necessariamente boa.

Nunca foi tão importante ter um olhar mais crítico para o conteúdo que consumimos.


Já ouviu falar do efeito Dunning–Kruger? Alguns são mais cuidadosos com relação a ele, mas ninguém está completamente imune. Isso faz com que muita gente acabe falando de algo sem ter condições para tal. A pessoa pode até ter uma intenção genuína de produzir conteúdo de valor e realmente acreditar que o que ela fez tem esse valor, mas nem sempre é o caso.

Aqui mesmo no TabNews já teve alguns casos assim: a pessoa posta algo claramente ruim e prejudicial, cheio de erros, com tanta informação incorreta que chega a ser um desserviço para a comunidade. Tudo porque "o importante é criar alguma coisa" (qualquer coisa). Mas para o conteúdo ter valor de fato, é preciso um mínimo de preparação e background da parte de quem irá gerá-lo, e infelizmente nem todo mundo tem condições para tal. Ao ter os erros apontados nos posts já citados, por exemplo, muitos se revoltam e xingam quem corrigiu. Outros usam a oportunidade para melhorar. Quem não tem a atitude correta não deveria gerar conteúdo (deveria mudar a atitude primeiro).

Nada contra conteúdo gerado por iniciantes, desde que essa caraterística fique bem clara ("esse não é um post avançado, pode conter erros básicos, ainda estou aprendendo, etc") e a pessoa esteja disposta a receber feedback. O problema é quando a pessoa quer escrever sobre o que não sabe (ou pior, ela nem sabe que não sabe), mas quer que o texto pareça algo mais avançado. Incentivar qualquer um a gerar conteúdo tem esse lado ruim, do tiro acabar saindo pela culatra e o resultado ser pior do que se a pessoa não tivesse postado nada. Muitos "mitos" sobre programação são espalhados assim, porque um disse, outro repetiu e chega um ponto em que a mentira se torna verdade, de tanto que é repetida.


Desculpe se isso tudo parece elitista ou preconceituoso, mas é a dura realidade. Seria maravilhoso se todo mundo conseguisse criar coisas de valor, mas é utópico demais. Entendo o incentivo para que todos o façam, mas não pode ser feito de qualquer jeito, pois um mínimo de planejamento e preparo é necessário. Inclusive o preparo para lidar com o escrutínio público, pois se o seu conteúdo for ruim, tem que estar pronto e ter maturidade para receber o feedback negativo.

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Eu sempre incentivo a participação de todos, mas dessa forma que falou, com a atitude certa, deixando claro sobre o que está fazendo e com senso crítico.

Isso pode ser tão problemático que muitas vezes esses mitos são fortificados por pessoas experientes com falhas na sua formação. Em alguns casos até por simplificação, que é algo que todos acabam fazendo quando tentam resumir algo ou tentar deixar mais palatável.

Reforço a necessidade da atitude certa, porque isso afeta a própria pessoa. E é preciso atitude certa para consumir conteúdo, porque alguns muito errados são classificados como bons por inexperientes, especialmente os bem escritos (ou você pensou que só o GPT faz isso?)

Tem muita mentira que se tornou verdade, algumas com adesão de perto de 99% das pessoas, porque está até em livros. A internet é pior porque ela fragmenta mais. Em alguns casos o estrago não é grande mas controbui para corroer a boa formação da pessoa. E quem consome mito cria mito.

Como saber o que você não sabe?

Todos falham nisso, eu mesmo já falhei várias vezes.

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Eu concordo 100% que o conteúdo produzido deva ser conteúdo de qualidade. Isso é pressuposto.

Só não acho que o único tipo de conteúdo válido seja o conteúdo que ensina, de forma direta. Estudos de caso são conteúdo, compartilhar sua jornada é um conteúdo. Comentar fatos dando o seu ponto de vista é conteúdo.

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Só não acho que o único tipo de conteúdo válido seja o conteúdo que ensina, de forma direta

Acho que me expressei mal nesse ponto.

Eu quis dizer que conteúdo que ensina errado é ruim e prejudicial, e portanto - na minha opinião - sem valor.

Os demais exemplos que vc citou são conteúdos válidos sim, mas eu não estava falando deles.

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