Executando verificação de segurança...
2

Sobre a questão da portabilidade, vale lembrar que o famoso slogan do Java ("Write once, run everywhere"), embora seja verdadeiro para a maioria dos casos, tem limitações. A mais óbvia é quando precisa de algo muito específico de um sistema operacional, que não funcione em outros (exemplo).

Mas tem outros casos também. Por exemplo, certa vez - há muito tempo - migrei um sistema para WebSphere, que usa a JVM da IBM (que é diferente da JVM da Oracle). Certos trechos que usavam as libs de criptografia e algumas partes que usavam threads tiveram que ser reescritas, porque a implementação era diferente.

Por isso muitos dizem que na verdade o lema deveria ser "Write once, test everywhere" (e tinha também a piada "Write once, pray everywhere").

Carregando publicação patrocinada...
2

E vale para muita coisa, incluindo C e C++, que Java tentou ser o contraponto, mas na prática funcionava muito bem. E por isso o lema mais correto seria Complie Once, Deploy Anywhere, porque é isso que aconmtecia. Em C/C++ você tinha que compilar mais de uma vez, mas rodava em todo lugar, até onde Java não rodava. Até linguagens de script da época rodavam em todo lugar sem compilar. Sempre foi um lema marketeiro.