Relembrar é viver: eu já expliquei aqui como o índice TIOBE funciona. Apenas para refrescar a memória:
Ele faz uma busca por +"<language> programming"
(ou seja, +"JavaScript programming"
, +"Python programming"
, etc) em vários sites diferentes. A lista completa está aqui, e é curioso que ela tenha sites como o Walmart.com (??) e até mesmo o Etsy.com (que é um site que vende roupas, calçados, artigos para a casa, cozinha, etc).
Por exemplo, fiz uma busca no Etsy por +"Java programming"
e ela retornou adesivos, canecas e camisetas.
Já no site do Walmart, a busca retornou livros:
Só o fato disso ser considerado no índice já deveria servir para desqualificá-lo, na minha opinião.
No mesmo link já citado tem a lista de linguagens consideradas, além da fórmula para calcular a pontuação de cada uma (que basicamente considera a quantidade de hits em cada site).
Enfim, fica o alerta. Não leve esse índice tão a sério, e nem use ele como argumento para defender essa ou aquela linguagem.
Por fim, coloquei uma versão mais detalhada deste post no meu blog.
Na verdade, pra ser bem sincero, eu acho que as pessoas deveriam parar de divulgar esse índice, que é - na minha opinião - uma das maiores bobagens que existem. Geralmente só gera discussões bobas, com legiões de fanboys comemorando que sua linguagem de estimação subiu (ou a linguagem que odeia caiu), e usando isso para justificar que tal linguagem é melhor ou pior que as outras. E não serve para medir de fato o que as pessoas acham que ele mede (que seria o uso real de cada linguagem em projetos de verdade, a adoção delas no mercado, etc). Ele só mede "popularidade", e ainda sim de uma maneira questionável, com critérios bem simplistas.