Executando verificação de segurança...
7

Índice TIOBE mostra linguagem C# se aproximando de Java

Se a atual tendência se manter, C# passará o Java em popularidade em cerca de 2 meses. As duas linguagens são usadas em domínios semelhantes e são concorrentes há mais de 20 anos. Em relação ao ranking geral, Python se mantém em primeiro lugar, seguido por C, C++. Java ocupa a quarta posição e C# a quinta. As informações são do site da TIOBE.

Carregando publicação patrocinada...
12

Relembrar é viver: eu já expliquei aqui como o índice TIOBE funciona. Apenas para refrescar a memória:

Ele faz uma busca por +"<language> programming" (ou seja, +"JavaScript programming", +"Python programming", etc) em vários sites diferentes. A lista completa está aqui, e é curioso que ela tenha sites como o Walmart.com (??) e até mesmo o Etsy.com (que é um site que vende roupas, calçados, artigos para a casa, cozinha, etc).

Por exemplo, fiz uma busca no Etsy por +"Java programming" e ela retornou adesivos, canecas e camisetas.

Adesivos e canecas

Camisetas e canecas

Já no site do Walmart, a busca retornou livros:

Livros

Só o fato disso ser considerado no índice já deveria servir para desqualificá-lo, na minha opinião.

No mesmo link já citado tem a lista de linguagens consideradas, além da fórmula para calcular a pontuação de cada uma (que basicamente considera a quantidade de hits em cada site).


Enfim, fica o alerta. Não leve esse índice tão a sério, e nem use ele como argumento para defender essa ou aquela linguagem.

Por fim, coloquei uma versão mais detalhada deste post no meu blog.


Na verdade, pra ser bem sincero, eu acho que as pessoas deveriam parar de divulgar esse índice, que é - na minha opinião - uma das maiores bobagens que existem. Geralmente só gera discussões bobas, com legiões de fanboys comemorando que sua linguagem de estimação subiu (ou a linguagem que odeia caiu), e usando isso para justificar que tal linguagem é melhor ou pior que as outras. E não serve para medir de fato o que as pessoas acham que ele mede (que seria o uso real de cada linguagem em projetos de verdade, a adoção delas no mercado, etc). Ele só mede "popularidade", e ainda sim de uma maneira questionável, com critérios bem simplistas.

7

Ah, mas o kht é programador Java, então ele tá falando isso porque tá preocupado com sua linguagem amada está perdendo terreno

Não, isso nada tem a ver com ser fanboy ou hater de linguagem. O Tiobe é assim, completamente sem sentido e o fato das pessoas darem algum valor para ele é preocupante.

Eu prefiro C# e adoria vendo ela sendo usada muito mais e índices mostrando ela subindo cada vez mais. Mas seria melhor ainda que fosse algo medido de forma coerente e que tenha alguma base, até mesmo com margem de erro demonstrada.

Como sempre o kht fazendo uma análise um pouco mais profunda e mostrando como são os fatos.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
2

Eu uso o GitHub Pages. Internamente ele usa o Jekyll, que é um static site generator: basicamente ele pega os templates e converte-os para HTML.

Na verdade os templates são em Liquid, que é feito em Ruby e aceita código nesta linguagem.

Enfim, é bem simples, na documentação mostra como fazer. O mais difícil tem sido escrever com regularidade :-)

7
2

Nunca tinha ouvido falar em redmonk. Vivendo e aprendendo, muito conteúdo bom neste blog. Obrigado por compartilhar.

Sem dúvida este concurso de popularidade é bem menos 'bagunçado' que o outro ranking, mas como fica claro pelo Roff e VBA ele também tem sua anomalias. O que gosto destes ranking é a visão macro que eles oferecem de como a indústria esta evoluindo.

Apesar de todos os seu problemas o ranking do TIOBE captura muito bem a ascenção do C# desde que a Microsoft abraçou o open source e isso já é incrível por si so. O redmonk por outro lado captura perfeitamente a ascenção meteorica do kotlin e do swift por exemplo.

O erro é querer usar estes rankings para comprar uma linguagem com a outra, quando, na verdade são úteis para comparar uma mesma linguagem em dois momentos historicos distintos.

tiboe
redmonk