Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
3

Os critérios de ambos os sites são parecidos, mas tem uma coisa que muita gente ignora: a escala.

O site em português (SOpt) meio que estagnou (segundo dados de hoje, tem em média 12 perguntas por dia). Já o site em inglês (SOen) recebe mais de 2 mil perguntas por dia. Ou seja, é muito mais fácil administrar o SOpt, então dá a impressão de que ele é mais rígido.

No SOen o volume é tão grande que o pessoal não dá conta de revisar tudo, e muita coisa passa batida. Mas não se engane, aqueles que têm suas perguntas fechadas/negativadas no SOen reclamam do mesmo jeito - se vc acompanhar o Meta SO e também o Meta geral da rede, vai ver que sempre têm reclamações parecidas, tanto de fechamentos quanto de "falta de explicação".

Os sites em inglês são tão rígidos ou até mais que o SOpt, mas a escala destes acaba mascarando um pouco a situação. Como a maioria "escapa", têm se a falsa impressão de que é menos rígido. Não é, os critérios são similares, mas devido às diferenças de tamanho, a chance de "sair ileso" é maior no SOen.


Dito isso, por participar há muito tempo do SOpt, e de ter participado há mais tempo ainda no SOen (apaguei minha conta lá, mas ainda acompanho o site em modo read-only), posso dizer que na maioria das vezes comentar não adianta nada. O que mais costumar acontecer é a pessoa ignorar ou não entender as instruções para melhorar. Ou então discordar do que foi explicado, alguns se revoltam e até xingam quem comentou (sem perceber que na verdade essas pessoas estão tentando ajudar), e em raros casos tem até perseguição em outros sites (a pessoa descobre redes sociais de quem comentou pra xingar e ameaçar lá, etc). Infelizmente chegou num ponto que muita gente (muita mesmo) desistiu de comentar, porque são raríssimas as vezes em que é de fato efetivo.

Sem contar que há amplo material de ajuda no site (a própria Central de Ajuda e o Meta de cada site), justamente pra não precisar depender de ninguém comentando em cada post de cada usuário.

Concordo que não é o ideal, poderia ser melhor, mas é a situação em que o SO chegou. Eu já falei pra algumas pessoas que acho inclusive que o ideal era alguém criar outro site, pra acolher as perguntas que o SO não aceita. Afinal - e digo isso sem ironia - se tem tanta gente insatisfeita com o Stack Overflow, não vai ser difícil atrair usuários pra esse novo site.

Carregando publicação patrocinada...
1

mas este e o ponto você nao ter a resposta que espera acaba desmotivando a utilizar a ferramenta, hoje eu posso dizer que a maioria das respostas que obtenho pra resolver meu problema acaba sendo em foruns ou em grupos no whatsapp ou discord onde voce encontra pessoas que acabam por conseguir te ajudar

1

Concordo que desmotiva. Mas se a pergunta não está dentro do escopo do site, será que ela deveria ser respondida?

Ou as pessoas se esforçam pra seguir os critérios (que reconheço que são complicados), ou mudam-se esses critérios.

O primeiro ponto já vi por experiência própria que não dá, a esmagadora maioria as pessoas perguntam de qualquer jeito e só querem que alguém resolva o problema delas (mesmo que seja com alguma gambiarra horrenda).

Quanto a mudar o critério, já sugeriram várias vezes (tanto no site em português quanto em inglês), mas até a empresa dona do site é relutante em fazer grandes mudanças (pelo menos no discurso oficial, pois no fundo eles sabem que se mudar esse discurso, aí a qualidade cai de vez e o site perde seu valor).

No fim cai no que eu disse: não é o ideal, mas é a situação que chegamos. Já deu o que tinha que dar, acho mais fácil alguém criar outro site. Aí pode-se ter algo "limpo" desde o início, sem os "vícios" do SO. De novo, dada a quantidade de gente que reclama do SO, não acho que será difícil atrair usuários pra esse novo - e ainda hipotético - site.