Já teve algumas discussões sobre PHP aqui no site, sugiro ler tudo para ter uma ideia geral (e até para não precisar repetir tudo de novo aqui):
- O que vocês acham do mundo do php? (não é pergunta repetitiva e sim um debate)
- Ainda vale a pena PHP em 2023?
- Por qual motivo PHP é tão mau falado mesmo hoje com o PHP 8?
- PHP ou C#?
- PHP é usado por 78% da internet - Seria esse o motivo?
Um ponto que quero destacar (que também tem comentado em mais detalhes nesses links acima) é essa questão de "PHP é usado por X% da Internet". O número varia conforme a fonte e ano, mas sempre é algo bem grande e geralmente usado como argumento para defender a linguagem (aliás, tem outra resposta aqui mesmo citando isso).
E geralmente citam como fonte o w3techs. Mas no próprio site deles é dito que a metodologia não garante que eles detectam com 100% de certeza a tecnologia usada por determinado site, além de não visitar toda a web (eles só consideram o que chamam de "relevant web"). Para saber mais, veja o FAQ deles, e também aqui e aqui.
Independente disso, a linguagem não está morta, e nem vai morrer tão cedo. O problema - na minha opinião - são as bolhas das redes sociais, onde influencers costumam dar mais destaque para os frameworks da moda e rejeitam tudo que é "velho". Isso dá a falsa impressão que as tecnologias mais antigas "morreram", só porque o hype passou e não se fala delas o tempo todo (não dá views nem engajamento, exceto quando falam mal). Mas muitas delas ainda estão aí, firmes e fortes.
Quanto ao "desprezo" pelo PHP, também dá pra ter uma ideia lendo os links que coloquei acima, incluindo frases do próprio criador da linguagem.