Executando verificação de segurança...
3

PHP é usado por 78% da internet - Seria esse o motivo?

Olá!
Eu gostaria de promover uma discussão sobre o porque de PHP ser tão usado na WEB.
PHP esta disponível pra hospedagem nos provedores e planos mais baratos por ai, ate mesmo com opções para o Laravel! (fora o WordPress), alem da facilidade de se aprender e de desenvolver um site ou pagina simples com a linguagem.
E não existe a necessidade de servidores VPS e configurações complexas como nas outras linguagens.

Concorda? Discorda?
Estou pronto pra mudar de opinião e aprender mais, bora!

6

Esta minha resposta é uma das que mais recebeu pontos positivos. E também negativos. Ou seja, muita gente viu valor nela. Muita gente não viu. Minha experiência em vários lugares é assim. Praticamente só acontece com PHP. Você não pode falar a realidade sobre PHP. Pode falar sobre qualquer outra linguagem e raramente tem esse tipo de atitude. Isso diz muito sobre as pessoas que usam, o que ajuda demonstrar o que eu digo abaixo. Esses dias mesmo relatei algumas coisas que as pessoas não gostam sobre Python, JS e Java e foram só positivos. Para ser justo parace que apenas 1 ou 2 pessoas deram todos os negativos aqui.


Essa informação é misleading . Algumas pessoas divulgam por ingenuidade, outras sabem bem que ela, ou é falsa ou é irrelevante e, portanto, agem de má fé.

Eu não gosto desses rankings de popularidade de tecnologias porque eles não medem nada real. Mas muita gente considera como verdade. Então vou usar aqui o mais popular deles, apesar de que é uma informação errada (veja o comentário do kht abaixo): https://www.tiobe.com/tiobe-index/. Se PHP é tão usada assim e se quase tudo que fazem hoje em dia, mesmo não sendo o ideal, é feito para web, por que PHP não está em primeiro lugar? Ou pelo menos mais acima?

O mesmo vale para JavaScript.

E isso mostra que as pessoas acreditam em informações sem credibilidade alguma na internet. Nem o Tiobe está certo, nem o certo seria PHP no topo.

Não é bem que PHP seja tão usada assim. Ok, claro que é, mas as pessoas usam por causa do Wordpress, não tanto para fazer outros aplicativos. E faz todo sentido, porque o grosso dos sites que existem na internet nem de linguagem precisavam, colocam pela conveniência. Em geral são sites com uma página ou algumas poucas, com pouca interação, ou se tiver um pouco mais de complexidade e tamanho, não é nada que exija qualquer coisa além de um CMS muito simples.

Wordpress não é bom. Por qualquer critério que um engenheiro de software possa analisar ele não é bom. Ele tem inúmeros problemas e não devia ser tão usado quanto é. Mas ao mesmo tempo como o grosso das coisas são tão simples, e ele tem muitos temas à disposição, usá-lo não traz prejuízos (geralmente), e usar algo padronizado tem algumas vantagens. Então é bem ok adotá-lo.

Mas se o critério é contar o número de deploies que um software feito em certa linguagem para indicar popularidade (veja o comentário do kht abaixo como até que forneceu primariamente essa informação, não acredita nela), e que isso deve ser bom para você, então vamos tratar C como uma deusa, afinal ela está em tudo. No seu computador, não importa se usa Linux, Windows ou outra coisa. Está no seu celular. Está na web, através do navegador, servidor HTTP, bancos de dados, e até em algumas linguagens, por exemplo PHP. Se é para olhar o que está por baixo do que é usado mais acima, então temos que ir até o fundo e não podemos parar no PHP, temos que ir para C. Até porque PHP é basicamente um framework que conta com uma linguagem de script que roda em cima de C.

Então o motivo de PHP entrar em estatísticas de forma tão forte é o Wordpress, nada mais que isso. Quando você tira esses dados da jogada, não sei se ele sequer continua em primeiro, e certamente não está em 4 de cada 5 sites.

As hospedagens oferecem porque ele é popular, não é usado porque está lá. Até porque se não for muito fundo de quintal a hospedagem tem outras coisas disponíveis. E PHP é popular assim por causa do Wordpress.

Claro que PHP tem sua popularidade além do WP. Mas outras linguagens não estão tão longe. E JS hoje em dia talvez seja mais popular. Não sei se deveria, mas se não está logo estará no topo. E aos poucos porque também tem algum(ns) framework(s) que facilitam a sua vida.

Ah, o WP é um framework com ferramenta extra para facilitar entregar o resultado mais pronto, é quase um SDK.

Quando você olha a quantidade de softwares que usam PHP, cai bastante e fica bem mais normal. E até perdendo no geral porque algumas linguagens são usadas para outras atividades que não seja backend web. Nesse caso C piora muito também.

Além disso, a quantidade de tráfego que entrega pode ser uma métrica mais importante. Aí você está medindo um real impacto na sociedade. E aí PHP fica bem para traz, já que ele é usado para atividades de baixo impacto.

Claro que PHP tem grandes entregas, por exemplo a Wikipedia, nada aqui desabona e diz que PHP é incapaz de nada. Justamente por isso que ela é usada.

Aí vamos a outro motivo da popularidade. Ela é simples, e fácil de aprender. E tem muita receita de bolo pronta por aí, e cursos em vídeo ou outra forma, que hoje é a forma que mais atrai pessoas. Ela não tem eficiência, robustez e possui outros defeitos, mas tem as qualidades necessárias para uso mais popular. O fato de muito do que é feito com PHP exigir um comprometimento e um trabalho de engenharia menor, ela se torna bastante adequada.

E também é o motivo de atrair mais pessoas que não são engenheiras na área de desenvolvimento de software, além de uma parte dos engenheiros que a escolhe para atividades mais simples, como é o meu caso.

E cada vez mais ela é usada porque é usada. É a inércia. Porque cada vez mais ela está sendo usada de uma forma diferente, mais complexa e que exige algumas coisas que ela ainda não pode entregar, e mesmo que tenha mudado um pouco, nunca poderá entregar tudo sem quebrar compatibilidade com o que já existia. Não faz sentido tentar transformar uma linguagem de script que é fenomenal para fazer sites simples em algo complexo que Java, C#, Go, e outras linguagens vão sempre entregar melhor. E voltamos à inércia. Ela já é popular demais para as pessoas jogarem fora porque não é a ferramenta adequada para isso. Então ela preserva a popularidade. Até porque no fundo tanto faz se a pessoa usou PHP ou Java, o resultado final será igual, e o que muda quase ninguém consegue perceber, mesmo que faça diferença.

Não consigo imaginar porque outras linguagens exigem nada diferente de PHP. Se isso acontece é culpa de quem está fornecendo. Tem linguagem que hoje é mais fácil ainda. Por exemplo, em C# é possível rodar sem a hospedagem oferecer infra especial alguma, você sobe o executável e funciona, sem dependências, em alguns casos até sem servidor HTTP. Tem maneiras de fazer ficar melhor, mas é possível. Nunca vi uma hospedagem que suportasse outras linguagens e fosse complicado.

O que eu nem sempre vejo é suporte a várias frameworks. Laravel por exemplo em vários lugares não suporta. OU tem que fazer muita coisa manualmente, em alguns casos só pelo suporte da hospedagem.

Então a gente precisa trabalhar com dados reais, não uma percepção limitada. E por isso eu só estou dando uma pincelada, é mais complexo do que está aqui também.

Estou só tentando evitar viés, sem nenhuma garantia. Não estou falando mal ou bem de PHP ou outra linguagem. Estou apresentando minha experiência com computação. Eu costumo conformar essas percepções com programadores muito bons, em geral melhores do que eu, alguns com experiência próxima da que eu tenho (completo 40 anos na área este ano).

Eu pretendo fazer algo mais completo e detalhado sobre o assunto no futuro. Minhas argumentações aqui não são definitivas e também podem ser contestadas (pelo menos algumas), mas foi uma tentativa de dar um contexto melhor.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Só pra complementar, já expliquei aqui - e em mais detalhes aqui - como o Tiobe calcula o seu ranking. Leia e entenda porque ele não deve ser levado tão a sério.

Sobre PHP ser usado por 78% da web (ou qualquer outra porcentagem, varia conforme a fonte), provavelmente foi por causa do w3techs. Mas no próprio site deles é dito que a metodologia não garante que eles detectam com 100% de certeza a tecnologia usada por determinado site, além de não visitar toda a web (eles só consideram o que chamam de "relevant web"). Para saber mais, veja o FAQ deles, em especial aqui e aqui.

-2

o assunto da pergunta é web, se for elimininado tudo o que está antes do php que não é pra web, o php fica em 3°, e o python não é usado só pra web, se tivesse algum jeito de eliminar os pontos que ele ganhou pra estar ali que nao tem relação com aplicação dele em web, ele provavelmente cairia de posição.

não to querendo colocar o php em um pedestal, ou defender de nenhuma forma, só to dizendo que a sua afirmação inicial de que o assunto desse topico é irrelevante, falso, errado, etc, também vale pras suas próprias afirmações e argumentações, e isso não leva a lugar algum, assim como vc mesmo afirma

2

Eu conversei pessoalmente com o criador da linguagem ele me falou que é só para backend web, e qualquer pessoa que usa para outra coisa é maluco.

Se eliminar o que não é web? Tudo pode ser web. E é usado. E as pessoas não estão usando quase só web hoje em dia?

Pontos que ele ganhou? Você sabe como aquilo funciona?

Você leu tudo? Leu o comentário do kht? Em que o criador da informação fala que ela "provavelmente" é falsa?

2

Sem querer ser mal interpretado, eu sentir um gostinho de ódio no seu post a respeito do PHP. Bom o PHP continua evoluindo, ainda mais com a versão 8. A tendência dos sites é continuar com esta linguagem por ser uma opção mais barata, rápida e prática e não requer VPS.

0
1

Não acho que seja esse o motivo. O motivo real é o WordPress mesmo. O WP é o CMS mais popular do mundo. Os usuários conseguem fazer tudo sozinhos. Além disso é fácil de ser implementado pelas empresas de hospedagem.

1

Na minha opinião o PHP é muito usado na WEB porque ele foi CRIADO PRA ISSO. O objetivo final de qualquer aplicação PHP é gerar HTML (exceto em casos de API), e ele faz isso muito bem. Sem contar o fato de ele ser OpenSource e continunar evoluindo.

0

Muita gente deixou de usar PHP ou Java.
Fica com uma noção antiga da Linguagem.
Só que elas estão vivas e evoluindo.
PHP já tem até orientação a objetos, maioria nem sabe usar isso.
Java já está na versão 20, mas insistem em falar somente da 8, no máximo da 11, insistem em usar só a 8 ou 11.
PHP vai direto ao ponto, sem muitos termos sofisticados, código simples, fácil de entender e você faz muita coisa digitando pouco.
É fácil incluir alguém no time (squad).
Para mim seu defeito era dar manutenção quando o projeto crescia demais, porém com a orientação a objeto e usando de forma correta, agora dá sim para fazer projetos grandes sem ter dificuldades com a manutenção.

1
1

no universo da web, já que esse é o assunto.
realmente existiam muitos sites antigamente que eram feitos em java que não existem mais ou mudaram pro php ou outra linguagem. é muuuuito raro encontrar algum site ou sistema web feito em java nos dias atuais

0
0

PHP é:

  1. Rápido
  2. Eficaz
  3. Fácil
  4. Barato

Se o que faz ele ser popular é o WordPress ou o Laravel, pouco importa. O que importa são os fatos. Se não houvesse o WordPress e o Laravel, o PHP ainda seria o mais utilizado na web. Porquê? Pelos fatos acima apresentados, simples assim.

Um garato qualquer com força de vontade, determinação e esperteza consegue usar o PHP, não WordPress ou Laravel, para ganhar dinheiro. Não acredita? Tá bom, leia isso aqui