Executando verificação de segurança...
2

Na minha percepção, a maioria não é arrogante. Mas a minoria que é acaba chamando tanto a atenção que muitas vezes passa a impressão de que o problema é maior do que realmente é.

O que infelizmente existe na área, muito mais do que arrogância, é fanboyismo. Gente que se apega e defende cegamente uma determinada tecnologia, seja linguagem, framework, browser, sistema operacional, editor/IDE, etc. A pessoa aprende de um jeito e acha que só aquilo é bom, todo o resto não presta. Às vezes a pessoa acaba sendo arrogante quando vai defender sua tecnologia de estimação, mas nem sempre.

Quanto aos exemplos, não acho que "provam" o seu ponto.

O terminal e o mouse, assim como tudo que usamos, são ferramentas. Cada uma tem prós e contras, e principalmente, situações em que são mais adequadas e outras em que não são. Claro que tem também preferência pessoal, ou em determinada situação a pessoa prefere só usar uma delas. Acho que esses fatores influenciam muito mais na escolha da ferramenta do que a suposta arrogância.

Pra algumas coisas o terminal é incrivelmente mais rápido e produtivo, pra outras o mouse é melhor. Mas tem gente que prefere usar um deles pra tudo, ou porque não gosta do outro, ou porque não sabe, ou simplesmente porque quer e pronto. Nem sempre - eu diria que quase nunca - é arrogância.

Quanto a recomendar Linux pra tudo, eu acho que cai mais em fanboyismo do que arrogância. Mas no fim, é essencialmente o mesmo problema de gostar mais (ou só) de uma ferramenta e achar que ela serve pra 100% dos casos. Isso pode ser feito de maneira arrogante, claro, mas muitas vezes é só fanatismo mesmo.

Já "dizer que algumas coisas são complicadas ou difíceis quando não são", pode ser apenas um caso em que cada um entendeu uma coisa diferente. Certamente alguém entendeu errado e não percebeu algum detalhe. Já parou pra pensar que pode ser vc?

Claro, são exemplos genéricos, e somente analisando o caso específico daria pra ter uma ideia melhor e talvez cravar que a pessoa foi arrogante (muitas vezes a pessoa só é chata, ou enfática, ou está de mau humor, e pode passar a impressão de que foi arrogante).

Carregando publicação patrocinada...
2

Fanboyismo é uma forma arrogância. O simples fato dela fazer isso, mesmo que ela faça com palavras doces, ela está passando por cima da objetividade, da presunção que pode estar errada, do contráditório possível. Mas é o que eu falei, tem genet que acha que as palavras definem a atitude, mas não é assim. Tem maneiras de defender algo sem ser arrogante.

Existe uma outra questão que eu não tinha abordado na minha postagem, que é a confusão entre a confundirem uma ação arrogante e dizer que a pessoa é arrogante. Não deixa de ser uma certa arrogância definir uma pessoa por um ato dela.