Executando verificação de segurança...
1
Wilton
2 min de leitura ·

[Discursão aberta] Por que profissionais de TI são tão arrogantes?

Antes de mais nada, o título é apenas para chamar a atenção, não tenho a intenção de generalizar na categoria. Trabalho na área de TI há 5 anos e estudo TI há mais de 10 anos. Quero dizer que já conheci profissionais excelentes, péssimos, humildes e arrogantes. Conheci pessoas de todos os tipos. A intenção aqui é compartilhar uma percepção que tenho e ler as percepções de vocês também.

Estou na área de TI trabalhando em tempo integral há quase 5 anos, contando com o estágio, seriam 8 anos. Já se passaram mais de 10 anos desde que escrevi minhas primeiras linhas de código. Durante todo esse tempo, uma coisa que percebi foi que é muito comum encontrar profissionais de TI muito arrogantes, que se acham especiais. Talvez alguns estereótipos tenham contribuído muito para isso, como a imagem do menino nerd na escola que não tinha amigos e depois virou bilionário, muito vendida por Hollywood.

Ao longo dos anos, vi muitas pessoas querendo fazer as coisas de forma mais complicada só para parecerem mais inteligentes, principalmente na frente de pessoas com menos ou nenhum conhecimento em TI.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Fazer uma tarefa usando o terminal apenas porque parece mais complicado, quando às vezes poderia ser feita com apenas alguns cliques.
  • Recomendar o Linux para todas as pessoas, quando o Windows pode atender às necessidades daquela pessoa sem nenhum problema (muitas vezes a pessoa não teria uma grande curva de aprendizado).
  • Dizer que algumas coisas são complicadas ou difíceis quando não são.

Encontrei muitos profissionais dispostos a ajudar e ensinar ao longo do caminho, mas também encontrei muitas pessoas com medo de ensinar (às vezes, com medo de serem substituídas). Acredito que isso aconteça em todos os níveis, mas vejo isso acontecendo muito com pessoas juniores, sendo arrogantes com estagiários ou pessoas que desejam ingressar na área. Particularmente, isso me incomoda bastante. Acredito que, se tivéssemos um foco maior em ser uma comunidade, toda a área poderia prosperar.

Quais são as experiências de vocês em relação a isso?

Carregando publicação patrocinada...
2

Isso de fato é questão de personalidade e existe em todas as áreas.

O que eu já percebi é que algumas pessoas não gostam de ser contrariadas, e aí quem contrariou passa a ser vista como arrogante, quando muitas vezes pode ser o oposto. Arrogância tem a ver com o não reconhecimento das suas limitações.

Fala mansa não é humildade. Fala enfática, assertiva, não arrogância, mesmo que alguns achem isso.

Os exemplos citados não são bons, e podem se voltar contra você.

Eu concordo que fazer qualquer coisa para parecer que é melhor que os outros pode parecer arrogante, embora esse seja um problema seja um diferente de arrogância.

Mas usar o terminal pode ser uma forma mais produtiva. Achar que alguém está fazendo isso para parecer melhor, para se sentir especial é arbitrar sobre algo que não se tem controle e não pode provar. Dificilmente alguém faz por esse motivo. E começa parecer que isso é "eu sei o que a pessoa está pensando". Isso parece arrogante. Falar que algo é complicado pode ser uma percepção pessoal e não real. Colocar o próprio gosto ou a própria limitação como um defeito dos outros parece arrogante. Eu posso falar tranquilamente porque eu dou cliques sempre que acho mais confortável.

Não acho que recomendar o Linux para as pessoas seja arrogância. O jeito de fazer pode ser. Ela acha que ela é melhor porque usa Linux é arrogância. A questão não é tão simples, e não vou entrar na questão técnica porque o foco aqui é sobre arrogância. Ficar recomendado Linux para as pessoas pode se tornar uma pessoa chata. E ela não faz pelo bem de ninguém, ela faz para se satisfazer. Isso pode ser um problema, mas sozinha não é arrogância.

Acreditar que algo complicado é simples pode ser uma forma de arrogância. Ela pode não entender o problema como um todo. Algumas coisas são mais complicadas do que parecem. E colocar sua crença que seria simples é se colocar acima da realidade.  teria que ver caso mais concreto que este. Cada caso pode ser diferente. Simplificações costumam ser problemáticas.

Achar que as pessoas têm medo de serem substituídas pode ser mais um caso do que eu falei no primeiro item. Assumir que sabe sobre o sentimento de alguém é uma forma de arrogância. Sei que as pessoas não fazem por mal, sei que até pode haver boa intenção, mas cair em arrogância é mais fácil do que parece. Achar que os outros são arrogantes e nós mesmos não somos é uma forma de arrogância. As pessoas agem de várias formas por várias razões, não é simples definir isso. Simplificações...

Eu tendo a concordar que um júnior ou nem isso tende a ser mais arrogante mesmo. Inclusive porque provavelmente continuará assim para sempre. Essa pessoa tende a não conseguir evoluir porque ela acha que já é boa, que sabe tudo, que não precisa estudar, não precisa da orientação de outras pessoas, ou o que ela prendeu é a mais pura verdade, mesmo que não tenha nada que corrobora aquilo. Ou por fazer simplificações ela não vai no ponto que é mais certo.

Em muitos casos essa visão parte porque a pessoa "apanha" muito de pessoas mais experientes. Essa área não é fácil, ela tem fortes exigências, e não é uma brincadeira. Quem não consegue acompanhar "apanha" mais, e se sente inferiorizado por isso. Existem abusos também. Em alguns casos não tem muito o que fazer, mas sempre pode se afastar, mesmo que tenha consequências.

A área prospera bastante. Não é por isso que ela deixa de prosperar. Talvez ela prospere por ser assim. Como acontece em outras áreas. Tem área que briga para ser mais que as outras. Comunidades são assim mesmo.

A nossa área é sui generis. Onde já se viu uma área que vive fazendo seus produtos e serviços gratuitamente? Só os trouxas aqui que entram nessa. Já viu tanta gente ajudando outras na internet como essa área? Só os trouxas aqui.

Sua motivação é nobre, e seria ótimo, mas se for para pensar assim, seria ótimo que não existissem ladrões, assassinos, estupradores, e diversas outras pessoas que causam problemas. A vida não é assim. Você tem que fazer o melhor que pode. Me desculpe, mas pedir para outras pessoas serem do jeito que considera bom não leva a lugar algum. Você pode dar exemplo e mostrar as vantagens de fazer algo. Você não pode pedir para as pessoas serem diferentes do que elas são. Até porque não funciona. E pode, hipoteticamente, ser pior ser do jeito que você quer. É arrogante achar que sabe o que é melhor para os outros.

Poucas pessoas não são arrogantes em alguma coisa e em algum grau. Alguns disfarçam isso muito bem. Alguns sabem falar de um jeito que pareça menos. Algumas ficam mais caladas, o que não a expõe dessa forma. Poucas coisas são mais arrogantes que você fazer o que bem entende e não discutir o assunto, não expressar o que está fazendo, não dar a chance de ser questionado.

A arrogância não é de todo ruim. É chato perceber arrogância em alguém, mas pode ter vantagens. Algumas das coisas mais incríveis feitas no mundo aconteceram em mãos bastante arrogantes. O problema é quando a arrogância se junta com a ignorância (que sozinha também não é problema). Todos estamos sujeitos a isso, alguns fazem quase o tempo todo.

De qualquer forma, obrigado por dar a oportunidade de discutir isso. Espero que as pessoas reflitam sobre o assunto, mesmo discordando de mim. Cada um tem sua experiência.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Na minha percepção, a maioria não é arrogante. Mas a minoria que é acaba chamando tanto a atenção que muitas vezes passa a impressão de que o problema é maior do que realmente é.

O que infelizmente existe na área, muito mais do que arrogância, é fanboyismo. Gente que se apega e defende cegamente uma determinada tecnologia, seja linguagem, framework, browser, sistema operacional, editor/IDE, etc. A pessoa aprende de um jeito e acha que só aquilo é bom, todo o resto não presta. Às vezes a pessoa acaba sendo arrogante quando vai defender sua tecnologia de estimação, mas nem sempre.

Quanto aos exemplos, não acho que "provam" o seu ponto.

O terminal e o mouse, assim como tudo que usamos, são ferramentas. Cada uma tem prós e contras, e principalmente, situações em que são mais adequadas e outras em que não são. Claro que tem também preferência pessoal, ou em determinada situação a pessoa prefere só usar uma delas. Acho que esses fatores influenciam muito mais na escolha da ferramenta do que a suposta arrogância.

Pra algumas coisas o terminal é incrivelmente mais rápido e produtivo, pra outras o mouse é melhor. Mas tem gente que prefere usar um deles pra tudo, ou porque não gosta do outro, ou porque não sabe, ou simplesmente porque quer e pronto. Nem sempre - eu diria que quase nunca - é arrogância.

Quanto a recomendar Linux pra tudo, eu acho que cai mais em fanboyismo do que arrogância. Mas no fim, é essencialmente o mesmo problema de gostar mais (ou só) de uma ferramenta e achar que ela serve pra 100% dos casos. Isso pode ser feito de maneira arrogante, claro, mas muitas vezes é só fanatismo mesmo.

Já "dizer que algumas coisas são complicadas ou difíceis quando não são", pode ser apenas um caso em que cada um entendeu uma coisa diferente. Certamente alguém entendeu errado e não percebeu algum detalhe. Já parou pra pensar que pode ser vc?

Claro, são exemplos genéricos, e somente analisando o caso específico daria pra ter uma ideia melhor e talvez cravar que a pessoa foi arrogante (muitas vezes a pessoa só é chata, ou enfática, ou está de mau humor, e pode passar a impressão de que foi arrogante).

2

Fanboyismo é uma forma arrogância. O simples fato dela fazer isso, mesmo que ela faça com palavras doces, ela está passando por cima da objetividade, da presunção que pode estar errada, do contráditório possível. Mas é o que eu falei, tem genet que acha que as palavras definem a atitude, mas não é assim. Tem maneiras de defender algo sem ser arrogante.

Existe uma outra questão que eu não tinha abordado na minha postagem, que é a confusão entre a confundirem uma ação arrogante e dizer que a pessoa é arrogante. Não deixa de ser uma certa arrogância definir uma pessoa por um ato dela.

1

Por isso que precisamos entender softskills além (e apesar) das bobageiras de linkedin.

Não é pq tem um monte de imbecil falando sobre softskills no linkedin que softskill é assunto de gente imbecil.

Softskills são sim importantes.

1

Concordo 100%. Muitas vezes pode até ser um diferencial entre duas pessoas com mesmo nível de hard skill em busca de uma promoção.

1

Eu tive experiências com pessoas arrogantes apenas com os profissionais de infra, muitos se achavam semideuses e desdenham muito das pessoas, já desdenharam da minha pessoa apenas por eu no inicio da faculdade ter tirado uma dúvida onde na pergunta chamei meu gabinete de CPU, e já vi varios profissinais de infra dizendo que é super complexo formatar um computador sendo que na verdade não é, principalmente após o windows 10, talvez queriam apenas supervalorizar sua renda extra.

Já trabalhei durante 3 meses na área de infra e não existia nenhuma cultura de se ajudar como eu vejo dentro da comunidade de desenvolvimento, ao tirar duvidas muitas vezes em relação a procedimentos que não eram possiveis adquirir antes de ingressar na empresa pois eram praticas exclusivas deles, as respostas eram sempre com grosseria e me tratando como se eu fosse um babuino falante.

Já falando especificamente de programadores, eu entendo os pontos que você citou mas ainda acho que o sinonimo de comunidade prevalece, e mesmo o dev mais arrogante vai estar la dando uma puta resposta pro seu problema no stackoverflow ou aqui, e sempre incentivando a aprender os conceitos e entendendo suas dúvidas iniciantes mesmo sendo bem simples.

1

De fato isso ocorre em todas as áreas, mas na área de TI, pelo profissional lidar com tecnologias variadas, o coloca em uma "certa situação" de que tem grande conhecimento. Sou da área de TI a 6 anos, ingressei tarde e sim, trabalhei com pessoas arrogantes que queriam mais que você se ferrasse! Se não fosse da panela então...pelo amor de Deus! Pioravam as coisas! No meu primeiro estagio fui prejudicado devido não participar de grupinho de marmanjos cheio de barba na cara com atitude de muleque e não consegui extrair muitas coisas importantes porque simplesmente tinham má vontade e soberba. Quando você tentava algo com eles, seguravam o conhecimento e devido a isso, tive que me virar do jeito que dava. Agora pensem numa situação dessas onde a pessoa com mais de 30 anos, mudando de área, procurando focar em um objetivo pra vida dela e me vem um monte de fdp pra tentar atrapalhar...complicado né!!???E quem deveria resolver esse problema eram os famosos "supervisores e gestores" que eram totalmente omissos em relação a esse tipo de atitude e só queriam saber de suas panelinhas!!! Bom...isso resultou no meu pedido de demissão, consegui arrumar outro estágio e por consequência, consegui entrar na CLT dentro da area pra desgosto de alguns que faziam questão de torcer contra. Nesse tempo na jornada de TI, encontrei mais arrogante do que pessoas que realmente ajudam(acreditem, ainda existem!) e a realidade é essa...nunca estaremos livres pra onde quer que a gente vá, mais na área de TI que é o assunto do post as pessoas encontrarão muitos arrogantes!