Isso de fato é questão de personalidade e existe em todas as áreas.
O que eu já percebi é que algumas pessoas não gostam de ser contrariadas, e aí quem contrariou passa a ser vista como arrogante, quando muitas vezes pode ser o oposto. Arrogância tem a ver com o não reconhecimento das suas limitações.
Fala mansa não é humildade. Fala enfática, assertiva, não arrogância, mesmo que alguns achem isso.
Os exemplos citados não são bons, e podem se voltar contra você.
Eu concordo que fazer qualquer coisa para parecer que é melhor que os outros pode parecer arrogante, embora esse seja um problema seja um diferente de arrogância.
Mas usar o terminal pode ser uma forma mais produtiva. Achar que alguém está fazendo isso para parecer melhor, para se sentir especial é arbitrar sobre algo que não se tem controle e não pode provar. Dificilmente alguém faz por esse motivo. E começa parecer que isso é "eu sei o que a pessoa está pensando". Isso parece arrogante. Falar que algo é complicado pode ser uma percepção pessoal e não real. Colocar o próprio gosto ou a própria limitação como um defeito dos outros parece arrogante. Eu posso falar tranquilamente porque eu dou cliques sempre que acho mais confortável.
Não acho que recomendar o Linux para as pessoas seja arrogância. O jeito de fazer pode ser. Ela acha que ela é melhor porque usa Linux é arrogância. A questão não é tão simples, e não vou entrar na questão técnica porque o foco aqui é sobre arrogância. Ficar recomendado Linux para as pessoas pode se tornar uma pessoa chata. E ela não faz pelo bem de ninguém, ela faz para se satisfazer. Isso pode ser um problema, mas sozinha não é arrogância.
Acreditar que algo complicado é simples pode ser uma forma de arrogância. Ela pode não entender o problema como um todo. Algumas coisas são mais complicadas do que parecem. E colocar sua crença que seria simples é se colocar acima da realidade. teria que ver caso mais concreto que este. Cada caso pode ser diferente. Simplificações costumam ser problemáticas.
Achar que as pessoas têm medo de serem substituídas pode ser mais um caso do que eu falei no primeiro item. Assumir que sabe sobre o sentimento de alguém é uma forma de arrogância. Sei que as pessoas não fazem por mal, sei que até pode haver boa intenção, mas cair em arrogância é mais fácil do que parece. Achar que os outros são arrogantes e nós mesmos não somos é uma forma de arrogância. As pessoas agem de várias formas por várias razões, não é simples definir isso. Simplificações...
Eu tendo a concordar que um júnior ou nem isso tende a ser mais arrogante mesmo. Inclusive porque provavelmente continuará assim para sempre. Essa pessoa tende a não conseguir evoluir porque ela acha que já é boa, que sabe tudo, que não precisa estudar, não precisa da orientação de outras pessoas, ou o que ela prendeu é a mais pura verdade, mesmo que não tenha nada que corrobora aquilo. Ou por fazer simplificações ela não vai no ponto que é mais certo.
Em muitos casos essa visão parte porque a pessoa "apanha" muito de pessoas mais experientes. Essa área não é fácil, ela tem fortes exigências, e não é uma brincadeira. Quem não consegue acompanhar "apanha" mais, e se sente inferiorizado por isso. Existem abusos também. Em alguns casos não tem muito o que fazer, mas sempre pode se afastar, mesmo que tenha consequências.
A área prospera bastante. Não é por isso que ela deixa de prosperar. Talvez ela prospere por ser assim. Como acontece em outras áreas. Tem área que briga para ser mais que as outras. Comunidades são assim mesmo.
A nossa área é sui generis. Onde já se viu uma área que vive fazendo seus produtos e serviços gratuitamente? Só os trouxas aqui que entram nessa. Já viu tanta gente ajudando outras na internet como essa área? Só os trouxas aqui.
Sua motivação é nobre, e seria ótimo, mas se for para pensar assim, seria ótimo que não existissem ladrões, assassinos, estupradores, e diversas outras pessoas que causam problemas. A vida não é assim. Você tem que fazer o melhor que pode. Me desculpe, mas pedir para outras pessoas serem do jeito que considera bom não leva a lugar algum. Você pode dar exemplo e mostrar as vantagens de fazer algo. Você não pode pedir para as pessoas serem diferentes do que elas são. Até porque não funciona. E pode, hipoteticamente, ser pior ser do jeito que você quer. É arrogante achar que sabe o que é melhor para os outros.
Poucas pessoas não são arrogantes em alguma coisa e em algum grau. Alguns disfarçam isso muito bem. Alguns sabem falar de um jeito que pareça menos. Algumas ficam mais caladas, o que não a expõe dessa forma. Poucas coisas são mais arrogantes que você fazer o que bem entende e não discutir o assunto, não expressar o que está fazendo, não dar a chance de ser questionado.
A arrogância não é de todo ruim. É chato perceber arrogância em alguém, mas pode ter vantagens. Algumas das coisas mais incríveis feitas no mundo aconteceram em mãos bastante arrogantes. O problema é quando a arrogância se junta com a ignorância (que sozinha também não é problema). Todos estamos sujeitos a isso, alguns fazem quase o tempo todo.
De qualquer forma, obrigado por dar a oportunidade de discutir isso. Espero que as pessoas reflitam sobre o assunto, mesmo discordando de mim. Cada um tem sua experiência.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).