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Grande partes dos comentários reclama de coisas como:

  • Perda de tempo tendo que ir até o escritório
  • Transporte publico ruim
  • Transito
  • Gastos com locomoção
  • Insegurança publica

Mas eu estava esperando reclamações como:

  • falta de trabalho assíncrono
  • o cara que fica indo na sua mesa toda hora perguntar coisas e te distraindo quando podia esperar
  • falta de flexibilidade no horário
  • o chefe que fica monitorando cada passo que você da ao invés de ver suas entregas

Eu vejo de outra forma. Pra mim, os motivos que vc chama de "errados" eu considero como sendo os mais importantes. Afinal, eles afetam diretamente minha qualidade de vida. Principalmente o tempo de deslocamento: hoje é no mínimo 1 hora e meia de carro, se o trânsito ajudar. "Ah, não vá de carro, então". Bem, eu moro em outra cidade e não tem transporte público direto para onde eu trabalho, então teria que ir de fretado ou ônibus de linha (ambos ainda mais demorados que o carro).

Inclusive, teve uma época que eu ia de fretado, pois apesar de demorar mais, o custo era menor - escolhas, né? Acordava muito cedo e voltava muito tarde (portanto, só no final de semana eu via o sol na cidade onde moro). Hoje trabalhando de casa posso dizer com certeza que esse stress do deslocamento tinha um impacto direto na minha disposição para trabalhar. Ou seja, é algo que no fim afetava a empresa também: deslocamento demorado e estressante -> cansaço -> menos produtividade. Então pra mim, qualquer coisa que diminua esse tempo tem uma importância muito grande, e como no home-office esse tempo é zero, acaba sendo a melhor opção, e portanto é um dos fatores mais importantes.

Quanto aos motivos que vc considera "certos", o trabalho remoto não necessariamente vai resolvê-los. Existem inúmeros relatos de "micro-gerenciamento remoto" (agora é pior, porque o gerente pode te achar online a qualquer hora), de gente que precisa bater o "ponto virtual" em determinados horários (ou seja, sem flexibilidade), e em muitos casos as distrações até aumentam (em vez da pesssoa ir na sua mesa, fica mandando trilhões de mensagens no Trello, email, mensagem de voz "urgente" no Whatsapp, ou marcando "reuniãozinha rápida" pra tudo, etc). E aí tanto faz se vc está no escritório ou 1000 km longe dele: se a pessoa quiser te achar, ela consegue, e sem precisar andar até a sua mesa. Eu diria que ficou até mais fácil perturbar mais gente ao mesmo tempo, independente de onde as pessoas estão.

Na empresa ideal (utópica, perfeita, ou seja, que não existe) vc não teria os problemas da lista de motivos "certos". Na prática, eles sempre vão existir, independente do modelo de trabalho. Talvez o home-office diminua ou dificulte alguns deles, mas não consegue eliminá-los. A "cultura" arcaica da maioria das empresas ainda impera, elas só acharam maneiras mais criativas e tecnológicas de perpetuar esses problemas.

Então a única coisa que está no meu controle, e que eu ainda possuo algum poder de escolha, é a lista de motivos "errados". E para eliminá-los (ou pelo menos minimizá-los), a melhor alternativa existente é o trabalho remoto.


Enfim, não vejo os primeiros motivos como "errados". Se as pessoas querem melhorar sua qualidade de vida, e se muitas descobriram que o trabalho remoto é uma boa maneira de obtê-la, por que seria errado procurar e pedir por isso? Até porque os problemas que os motivos "certos" supostamente resolveriam não foram eliminados com o home-office. Alguns até pioraram, dependendo da empresa.

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