Vc disse que é professor, então se me permite a crítica...
Acho que o nosso sistema educacional, da forma como está (des)estruturado, faz com que a esmagadora maioria das pessoas odeie matemática. Porque tudo é ensinado de um jeito que faz com que elas não entendam nada (nem o que é, e muito menos pra que serve).
Sei que nem tudo é culpa dos professores, há muitos que se esforçam pra contornar isso, mas enfim, não sei a solução, só sei que isso acontece bastante.
E esse ódio à matemática faz com que muitos não tenham sequer o conhecimento básico necessário para programar bem, e principalmente, não enxerguem a profunda conexão entre programação e matemática.
Não só pelo fato de que muitas coisas usadas em programação são na verdade aplicações de alguma coisa da matemática (SQL veio direto da álgebra relacional, Cálculo Lambda é a raiz da programação funcional, arrays/vetores são similares em conceito, etc). Mas também porque muito do ganho que a matemática dá é indireto: ela te dá a capacidade de criar abstrações para resolver problemas, que no fundo é tudo que fazemos em programação. Acredito que mostrar esse ganho (que só vem no longo prazo) é um dos maiores desafios do ensino atual.