Executando verificação de segurança...
5

Como ser um programador genuinamente competente?

Recentemente me deparei com o curso.dev do Filipe Deschamps, e fiquei com a curiosidade de saber o que significa ser um programador genuinamente competente. Será que é saber lógica de programação? Arquitetura de software? Saber como criar um código legível?

Aqui estão algumas respostas que obtive por meio de pesquisas:

  • "Ser um programador genuinamente competente é ser capaz de resolver problemas de forma criativa e eficiente."
  • "É ter um profundo entendimento da teoria e da prática da programação."
  • "É ser capaz de comunicar suas ideias de forma clara e concisa."
  • "É ser capaz de trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas."
  • "É estar sempre aprendendo e se atualizando."

Essas são apenas algumas das respostas que obtive. E queria saber de pessoas que já compraram o curso ou que já têm essa resposta em mente, o que seria ser um programador genuinamente competente para vocês?

Carregando publicação patrocinada...
1

Na minha opinião não tem como haver uma resposta correta pois ela pode mudar de acordo com o local ou projeto que se está trabalhando. Vai aqui algum pontos na minha opinião.

  1. Comunicação: Imagino ser a principal habilidade que se deve ter, uma boa comunicação é imprescindível para entender oque se espera de você e para expressar oque você pretende fazer.
  2. Conhecimento Técnico: Muito importante tem uma grande gama de soluções em sua mente. Esse conhecimento vai lhe ajudar a buscar a melhor abordagem para cada situação.
  3. Relação interpessoal: Essa habilidade vai lhe ajudar a trabalhar em equipe e somar forças para que possa ser atingido o objetivo final.
  4. Não ter Ego: Parece não set importante mas programadores costumam ter um ego ou preciosismo com o codigo próprio. Quando se está trabalhando em um time é preciso ter maturidade para entender o projeto não é seu.
1

Cara isso realmente depende muito. Depende do contexto, da empresa que você trabalha, de quem você tem perto de você, e ainda assim, sempre terá alguém mais competente que a pessoa mais competente que você conheça (ou até que você mesmo).
Como experiência pessoal, já trabalhei com pessoas incríveis e pessoas nem tanto (pra não falar pior). Conheci pessoas que eram competentes por sempre procurar entregar mais do que se pede. Também conheci pessoas muito mais competentes que entregavam exatamente o que se pede, mas tinham visão de todo o espectro que uma mudança no ecossistema do software poderia causar. Também já conheci pessoas que, quando encontravam um problema ou bug no código, iam a fundo para entender a nivel de máquina como concertar o bug da forma mais precisa possível.
No fim, pude sempre aprender muito com essas pessoas. Eu sou péssimo em fazer diversas atividades se não tenho um exemplo prático para seguir, então me aproximar de pessoas excelentes sempre me ajuda. Se você busca a excelência, identifique seus pontos fortes e fracos. Equalize os fracos e potencialize os fortes, e o principal, se cerque de pessoas competentes, nunca seja o "mais inteligente" da rodinha.
Claro que não é a verdade absoluta, nem a única verdade, mas no meu caso é o que funciona (não estou nem perto de ser competente, mas sinto que assim posso evoluir um pouco mais a cada dia).

1