Posso faser um fork do tabnews e vender minha versao?
eu tava pensando em pega uma copia do cosigo e muda algumas cores e tipo fazer um sas, ja que o código e livri para qualquer pessoa acessa
eu tava pensando em pega uma copia do cosigo e muda algumas cores e tipo fazer um sas, ja que o código e livri para qualquer pessoa acessa
Tenho que ser duro porque foram também.
Não entendo muito bem os negativos. Existe um público aqui que precisa urgentemente reciclar seu jeito de pensar porque certamente isso está afetando a carreira dessas pessoas. Ser baba ovo demonstra falha de caráter e espero que possam melhor isso. Vestir a carapuça e não querer desvestir demonstra que a falha é grande. Não saberei quem (demonstra mais uma falha), mas saberei que alguns podem fazer isso aqui também. Adoraria saber a motivação das pessoas para negativar. Não farei o contra-voto porque não merece positivo.
Toda pergunta é possível de ser feita. Nem toda pergunta é boa. Mas todos devem ter o direito de perguntar e não ter medo do que as pessoas acham. Claro, tudo tem ambiente para fazer isso e deve haver respeito sempre na pergunta. Por isso é bom ler as regras do lugar onde está antes de perguntar. Pelas regras do Tabnews me parece ok perguntar isso. Me corrijam se eu estiver errado.
Pode ser porque o português da pessoa é esculachado e demonstrou pouco esforço? Se for assim precisa negativar metade do conteúdo. Provavelmente até meus que erro muita digitação ou até outros erros por pressa ou dificuldade que quase semrpe não envolve analfabetismo, e não tenho tempo de corrigir (o editor aqui não colabora também, porque dizem que ele precisa ter alguns recursos que ninguém usa então tem que aceitar os defeitos que seria útil para todos, isso não é engenharia, iso merece negativo). Aqui não é o Stack Overflow, fazer a pergunta com qualidade é regra lá, mesmo que alguns, que talevz tenham negativado aqui, achem que não deveria importar (o SO é - ou deveria ser - um repositório de perguntas e respostas de alta qualidade para ajudar a coletividade - cada vez mais as pessoas não sabem o que é isso, até as pessoas que pregavam coletividade porque seguiam uma "religião" hoje priorizam o indivíduo, porque a "religião" agora mandou fazer isso).
O nome e logotipo são proprietários e não podem ser usados. Está no https://www.tabnews.com.br/termos-de-uso que todos devem ler antes de usar qualquer plataforma. O código está sob licença um pouco permissiva conforme pode ser visto de forma bem fácil em https://github.com/filipedeschamps/tabnews.com.br (todo programador antes de fazer qualquer coisa mais útil e ganhar dinheiro com isso precisa aprender algumas coisas básicas, como por exemplo o mínimo do Github - será que por isso foi o negativo, de qualquer forma achei uma atitude negativa, ele não sabe ainda então merece, eu acho que isso não é legal). Eu não gosto muito de mexer em coisas GPL, especialmente 3, mas para algumas é ok.
Se quer algo mais garantindo quando fala de algo legal, consulte um advogado. O que podemos ajudar e fica por risco seu acreditar, é que GPL exihge que você mantenah o código fonte aberto e demonstre que está usando esse código. Nenhum problema em vender o produto, mas você não pode fingir que foi você que fez e esconder o fato que ele é open source (ainda que eu conheço big tech brasileira que faz isso há décadas e nunca tomou um processo, mas é ilegal, e mostra o caráter dos dirigentes da empresa. Especialmente se fizer alterações no código, é me parece impossível não fazer sem violar a marca, você tem que disponibilizar isso em algum lugar. Não é obrigado, mas seria bacana ser o fork direto no Github de forma pública.
Eu não vejo problemas em vender isso, mas é mais honesto vender seu serviço extra que muitas pessoas pagariam porque não sabem como fazer funcionar, não podem se virar sofzinhas, não é foco delas, podem precisar de alguém para cuidar disso. Se o OP é capaz de dar um bom suporte ou nãonão é problema nosso, é de quem contratá-lo. Se vender o produto sem destacar na venda e suporte que existe ele de graça e aberto e podem até trocar de fornecedor que não vão ficar na mão é legal (novamente, consulte um advogado, aqui é mesa de bar) mas é ética "de brasileiro" (estou generalizando) que aplica Lei de Gérson (tadinho do jogador). Será que o pessoal achou que o OP ia fazer isso e negativou? è uma boa especulação, mas ainda é especulação.
A cultura do "meu pirão primeiro" nunca esteve tão forte e aplaudida, por isso a crise da sociedade só aumenta. E o uso da IA fará isso acontecer mais ainda, poucos vão usar com ética. Ou acha que a maioria que já não adotava a ética vão adotar com IA?
Mas dá para vender sim, se a pessoa souber, até bastante e sendo honesto. Não é todo mundo que usa o Wordpress com um tema mal feito, mas bonito, do pior jeito possível, não conta para ninguém e diz que fez tudo aquilo sozinho. E mesmo contando que é aquilo, o comprador paga porque ele não quer nem pensar no assunto, e pod ser que esteja certo, ou precise de uma consultoria competente para ajudá-lo tomar uma boa decisão.
Será que é porque o pessoal acha que o software do Tabnews é ruim ou porque feito pensado para usar com um PAAS específico (não sei se roda fácil em outro) e ele querer usar merece negativo? Duvido muito, talvez alguma pessoa, o que seria curioso negativos por motivos opostos :)
Posso tentar ajudar mais se tiver mais detalhes e for feito com mais comprometimento, que o cliente que vai comprar isso merece.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).
Gostei do argumento que desenvolveu, sou uma das pessoas que negativou essa postagem e já positivou uma postagem semelhante, então quero explorar um pouco desse lado de negativar a postagem.
Eu negativei a postagem, pois a sensação que a frase que ele escreveu me passou, foi que é um usuário com má índole, principalmente o trecho final:
“ja que o código e livri para qualquer pessoa acessa”
No meu entendimento, disse isso na linha de “um dia sai um malandro e um trouxa de casa”, tipo, se tiver alguém para pagar o que se tem de graça, vende.
Esse foi o meu entendimento, pode ser que não seja isso, mas com tanto pouco texto, a primeira impressão é a que fica.
Agora sobre o post semelhante que positivei:
Não encontrei para fornecer o link, então irei dar uma geral sobre o que me recordo. Era uma postagem de alguém que queria copiar e colar o tabnews para um público científico, com artigos científicos.
Era melhor desenvolvido do que o meu breve resumo, mas entende, que essa pessoa tinha um objetivo claro, ela pode na versão dela adicionar anúncios ou espaços pagos com dinheiro real para ganhar dinheiro, mas seria necessário um trabalho para garimpar usuários e desenvolver a comunidade, além de realizar vários ajustes para se adaptar ao cenário da pessoa.
Pegou a visão?
Obrigado por justificar, não é obrigado, mas me ajuda entender.
Aceito seu argumento mas acho exagerado (não errado) ao ponto de negativar. E você viu que eu concordo com o argumento, embora isso seja o que mais acontece, e nem sempre é um trouxa, conforme eu argumentei.
Particularmente eu acho que explicar, mesmo que seja uma frase seria melhor que o negativo, mas ok, você não é ruim por isso, respeito. Ainda mais agora ficou bem mais produtivo e o negativo mais aceitável.
A segunda parte da sua explicação mostra bem a diferença, e você deixou claro que foi mais a falta de esforço do OP, não a atitude central, tá tudo blz ;)
Olha, eu pequei e tirei print aqui dessa imagem que o próprio github disponibilizar para explicar de forma breve sobre o que a licença se trata:
você pode usar para uso privado e comercial desde de que siga as condições da licença e caso você não siga, isto será um crime por roubo de propriedade intelectual.
Tá aqui o arquivo explicando a licença LICENSE
A "liberdade" do software livre varia conforme a licença. Não presuma que tudo é permitido.
Fazer fork é totalmente ok, o curso do Deschamps literalmente usa isso como base
Mas tem que ter um bom motivo para conseguir vender
A pergunta é, vender pra quem? Se já tem um de graça e funcionando muito bem!
Já fez um levantamento de quantas pessoas pagariam e se este valor cobriria os custos como de hospedagem, por exemplo?
Não sei se o código é mesmo "livri", mas tem que pensar em que língua fará esse "sas".