Sincera opinião aqui, creio que hoje em dia tanto faz. Algumas linguagens tem mais vantagens que outras em questão de trabalho, salario, facilidade por aprender, QoL (qualidade de vida, tipo, você pode sentir um imenso prazer codando em X mas em Y você quer morrer). Mas você pode se dedicar em aprender COBOL ou Assembly (que são linguagens, digamos, "defasadas", mas que tem demanda e pagam altíssimos salarios hoje em dia) ou até mesmo largar o back e focar em front end (hoje o mercado de front end é muito competitivo na minha concepção, é difícil conseguir vaga sendo júnior), se você não tiver fortes bases, entender boas práticas, saber como escrever bons testes, entender algorítmos a fundo, enfim, o extremo essencial, não importa a linguagem que você escolha, infelizmente vai ser só mais um na multidão. Não digo isso pra desmotivar ninguém, é a dura realidade da nossa tão amada profissão.
Dito isso, e também deixando claro que é uma escolha pessoal, eu tenho família e preciso pagar minhas contas, então escolhi Java para aprender. Demorei 6 meses pra ficar minimamente produtivo e conseguir minha primeira vaga de emprego. Eu indicaria o mesmo se seu objetivo é entrar no mercado de trabalho de certa forma "rápido" (não entenda como fácil, vai ser extremamente dificil conseguir uma vaga sem XP, ainda mais hoje em dia, pós pandemia). Além disso, Java tem um excelente ecossistema, uma comunidade ativa, muitas ferramentas interessantes, atualizações constantes, muito conteúdo em livros...
Não posso falar o mesmo de outras linguagens, pois não tenho conhecimento, então não leve o que direi como exata verdade. Dizem que C# não é mais tão usado hoje em dia, apenas em sistemas legados (tem muito sistema governamental que usa .NET). Python é mais voltado para dados e IA, até onde entendo. Existe o Django, mas de acordo com o que escuto, não é tão performático quanto seus pares. Python também é muito usado para pequenas rotinas, scripts... por exemplo, tenho que tirar um relatório todo dia de manhã, basta um script .py, rodo ele no terminal e blz, sem muitos processos. O Node é excelente para pequenos sistemas que precisam responder rapidamente, como um BFF, mas não é tão interessante para sistemas maiores, que lidam com uma massa de dados gigante. PHP é ótimo para freelas e projetos rápidos, pois te entrega um sistema funcional e facilmente personalizável, com back e front (é ideal para marketplaces e blogs). GO, Rust, Elixir, essas linguagens mais "hypadas", aqui no BR ainda não vi muita coisa, mas são extremamente interessantes. C++ e C são ótimas para baixo nível, desktop, games, afins... não vi muita coisa de C para web que facilite algo que as anteriores não façam.
Independente da escolha, estude as bases! Boa sorte!
Ultimamente tenho me interessado bastante por Java, e tenho começado alguns estudos, de certa forma se torna menos dificil (não mais facil kk), tendo em vista que as linguagens tem muitas caracteristicas semelhantes, porem com suas peculiaridades.
Em termos de ide? Material para consumir? qual você indicaria?
Mano IDE é aquelas, também é muito pessoal. Trabalhando com java vc vai em 90% dos casos estar em um ambiente unix, então o que roda é IntelliJ, STS, NetBeans e VSCode (fora os editores direto pelo terminal, mas falando de IDE é isso msm. Se tiver alguma outra que desconheço, perdão). Eu uso o IntelliJ por conta da facilidade em lidar com o maven, integração interessante com Docker, é uma IDE mais robusta, tem muitos trics pra rodar testes... Mas tenho colegas que preferem o NetBeans por conta do debug, UI mais clean, organização de pastas... tem que testar mesmo.
De material você acha desde cursos gratuítos muito bons a mega cursos de 2k de reais. A dica é universal: começa com o canal do Guanabara, Curso em Vídeo. Lá vc pega a base do Java. Depois se quiser uma boa introdução ao Spring da uma olhada no canal DevDojo, tem muito conteúdo lá. Se quiser algo pago, tem os cusos do Nélio Alves na Udemy. Por fim, tanto o próprio Nélio quanto a escola AlgaWorks disponibilizam de tempos em tempos a famosa semana de imersão. É interessante participar algumas vezes acompanhando o ritmo dos vídeos pra vc ver um pouco de como desenvolver um webapp de ponta a ponta, se não me engano rola até deploy. Não é nada parecido com um dia de trabalho, pra quem já está na área é até lento, mas vai acelerar um pouco seu aprendizado, você vai sentir um pouco mais de agilidade no ritmo de aprendizado. É como um empurrão pra entrar na picina com água gelada, dá um pouco de medo no começo mas logo seu corpo acostuma.
É um bocado de coisa, mas não pule etapas. Demora ir do zero à produtividade mínima em uma linguagem, é interessante prestar atenção nos passos pra não comer bola no futuro.