Executando verificação de segurança...
1

Ultimamente tenho me interessado bastante por Java, e tenho começado alguns estudos, de certa forma se torna menos dificil (não mais facil kk), tendo em vista que as linguagens tem muitas caracteristicas semelhantes, porem com suas peculiaridades.
Em termos de ide? Material para consumir? qual você indicaria?

Carregando publicação patrocinada...
1

Mano IDE é aquelas, também é muito pessoal. Trabalhando com java vc vai em 90% dos casos estar em um ambiente unix, então o que roda é IntelliJ, STS, NetBeans e VSCode (fora os editores direto pelo terminal, mas falando de IDE é isso msm. Se tiver alguma outra que desconheço, perdão). Eu uso o IntelliJ por conta da facilidade em lidar com o maven, integração interessante com Docker, é uma IDE mais robusta, tem muitos trics pra rodar testes... Mas tenho colegas que preferem o NetBeans por conta do debug, UI mais clean, organização de pastas... tem que testar mesmo.
De material você acha desde cursos gratuítos muito bons a mega cursos de 2k de reais. A dica é universal: começa com o canal do Guanabara, Curso em Vídeo. Lá vc pega a base do Java. Depois se quiser uma boa introdução ao Spring da uma olhada no canal DevDojo, tem muito conteúdo lá. Se quiser algo pago, tem os cusos do Nélio Alves na Udemy. Por fim, tanto o próprio Nélio quanto a escola AlgaWorks disponibilizam de tempos em tempos a famosa semana de imersão. É interessante participar algumas vezes acompanhando o ritmo dos vídeos pra vc ver um pouco de como desenvolver um webapp de ponta a ponta, se não me engano rola até deploy. Não é nada parecido com um dia de trabalho, pra quem já está na área é até lento, mas vai acelerar um pouco seu aprendizado, você vai sentir um pouco mais de agilidade no ritmo de aprendizado. É como um empurrão pra entrar na picina com água gelada, dá um pouco de medo no começo mas logo seu corpo acostuma.
É um bocado de coisa, mas não pule etapas. Demora ir do zero à produtividade mínima em uma linguagem, é interessante prestar atenção nos passos pra não comer bola no futuro.