[CARREIRA] - Como você lida/lidou com microgerenciamentos?
Antes de mais nada, microgerenciamento é como uma traça que vai correndo a produtividade da equipe e minando a confiança entre as partes.
Segundo meu estagiário Gepeto (ChatGPT):
Microgerenciamento ocorre quando um líder ou gerente monitora, controla e se envolve excessivamente nos detalhes das tarefas de seus subordinados, muitas vezes de forma prejudicial à autonomia e à eficiência da equipe. Aqui estão alguns exemplos de microgerenciamento em um ambiente de trabalho:
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Monitoramento Excessivo:
- O gerente exige atualizações constantes, como relatórios diários ou até mesmo múltiplas atualizações ao longo do dia, sobre o progresso das tarefas.
- O gerente verifica o trabalho dos subordinados a cada etapa do processo, mesmo para tarefas rotineiras ou de baixa complexidade.
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Tomada de Decisões Detalhadas:
- O gerente toma decisões por seus subordinados em situações onde eles poderiam facilmente decidir sozinhos, como a escolha de um método para realizar uma tarefa simples.
- O gerente impõe detalhes específicos sobre como uma tarefa deve ser realizada, sem permitir que os subordinados explorem suas próprias abordagens ou soluções.
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Falta de Confiança:
- O gerente refaz o trabalho de seus subordinados porque não confia que o trabalho foi feito corretamente, mesmo sem revisar de forma justa.
- O gerente não delega tarefas críticas ou de alta importância, mantendo todo o controle consigo mesmo, mesmo quando a equipe tem a capacidade de realizá-las.
A lista de exemplos não para.
Quais estratégias você adotou para amenizar essa situação?