Executando verificação de segurança...
1

Programação como um complemento em meu objetivo principal

Tenho planos de cursar Ciências Biológicas, é praticamente um sonho que tenho desde pequeno. Mas desde que me conheço por gente, também me interesso muito por tecnologia e nunca consegui me desprender completamente dela (que bom!).

Alguns dias atrás tive uma pequena epifania ao ver alguns vídeos de um rapaz que montou um sistema de machine learning que simulava a evolução em um ecossistema. Percebi ali uma aplicação muito interessante da programação na área que eu gostaria de seguir, a biologia, cujo eu não conhecia até então. Abri meus olhos e percebi que a programação em si é essencial, não apenas para a biologia, mas para todos os âmbitos seja da ciência ou da sociedade, e finalmente, senti uma vontade imensa de me adentrar mais nesse mundo.

Mas aí vem o grande problema, eu não tenho certeza como começar. Sei que existem diversas formas e vários caminhos que eu poderia tomar, não existe uma receita pronta, mas acredito que talvez alguém aí possa me ajudar com algum conselho que seja, tenho certeza que todos serão de muita ajuda. O ponto é: eu gostaria de aprender programação para que no futuro eu possa aplicar, principalmente, na área a qual planejo estar atuando, a biologia.

Tenho começado recentemente um curso de Lógica da Programação e um outro de Python, que ouvi dizer serem os pontapés iniciais ao qual eu deveria tomar, porém eu ainda gostaria de ter mais confidência em quais pontos eu deveria focar mais levando em conta o meu objetivo principal, já que, imagino que não deva ser tãão vantajoso me aprofundar em todos os âmbitos da programação no geral, afinal esse não é meu objetivo em si.

Não sei se consegui ser claro o suficiente, imagino que talvez essa minha dúvida seja um pouco específica demais, mas sei que, se eu não tentar procurar por respostas, elas não virão até mim sozinhas, então, aqui estou eu! Agradeço imensamente quem puder me auxiliar de alguma forma.

Carregando publicação patrocinada...
1

Julio, você tem os componentes perfeitos para fazer muita diferença nossa sociedade que é a mistura entre duas áreas, no seu caso a mistura entre biologia e programação. Programação por si só não faz nada, é genérica... você precisa aplicar ela em alguma área.

De qualquer forma, os primeiros passos para aprender a programar são muito confusos, justamente por conta da dúvida que surge sobre "o que vem antes, o que vem depois" e não se assuste se essa ordem continuar errática por um bom tempo. Mas o que ajuda a manter o ânimo é não se esquecer que programação é apenas um meio e o seu foco deve ser no fim, no que você realmente quer atingir dentro da sua área.

Então sugiro você fatiar um pedaço bem pequeno dentro da biologia (bem pequeno mesmo, pode ser automatizar o relatório que alguém monta manualmente) e tente melhorar esse pedacinho de entropia usando programação. Isso vai revelar o que você não sabe e precisa aprender sobre programação (e que provavelmente será uma cadeia de tópicos, mas todos direcionados a fazerem diferença na vida de alguém).

1

O mercado está carente de pessoas com qualificações e especialzação em áreas como a da sáude, ciências biológicas, etc, com conhecimentos em tecnologia suficientes para alavancar ainda mais os processos, como IA's para diagnósticos precoces.

Você se formando em Ciências Biológicas e se especializando em aplicá-las de formas inovadoras seria uma contribuição para a sua carreira e para a humanidade 😅