Executando verificação de segurança...
1

Alguém aqui ainda trabalha com Delphi? Você utiliza as versões novas?

Olá, meu nome é Julio Francis, comecei minha carreira como desenvolvedor em 2011 no Delphi 7.

O Delphi foi uma ferramenta importantíssima para diversos projetos, mas hoje no Brasil ele está à míngua, não se fala de novos projetos mesmo nas novas versões.

As vagas que vejo relacionadas a Delphi são para trabalhar em migração para C# ou Java, mas principalmente C# com front em angular. ( Pelo menos é isso que aparece pra mim no linkedin)

A empresa que trabalho possui um ERP gigantesco em Delphi e resolveu “tankar” o custo de migrar para C# há se manter no Delphi.

Um dos motivos que fiquei sabendo ao conversar com diretores da minha empresa é o custo das licenças, a empresa dona do Delphi está cobrando uns valores bem absurdos de licenciamento em relação a outras linguagens.

Qual é a opinião de vocês sobre isso? Sua empresa inicia novos projetos em Delphi? Qual versão utiliza? Acha que ainda vale a pena estudar alguma coisa relacionada a isso ?

Por favor compartilhe suas experiencias.

Carregando publicação patrocinada...
1

Trabalho, porém é para um projeto legado, e não vale a pena mudar todo o projeto para outra linguagem.

A situação do Delphi é muito grave, principalmente por causa da gestão dos donos da Delphi é muito ruim, eles até liberaram uma versão com menos entraves, porém está longe de ser o suficiente.

Aos poucos estou mudando, para algo em Rust, porém ainda lentamente, pois ainda espero que as bibliotecas para lidar com SQL fiquem mais estaveis.

1
2

Todo o sistema utiliza o Delphi 7, tentei ir para o Delphi mais moderno, mas a questão de licenciamento é chata. Tem até uma versão do sistema usando Uniserver, mas nunca foi pra frente.

1

Eu trabalho com a versão mais recente do Delphi 11.2. Aqui, usamos Delphi para praticamente tudo, incluindo ERP, Rest API, micro serviços e desenvolvimento mobile. O único exceção é para o front-end web, que é feito com React. Embora já tenhamos usado soluções para desenvolvimento web no Delphi, para projetos mais complexos, é melhor usar um framework JS.

Sobre o custo, ele é um pouco elevado, mas a produtividade que a linguagem oferece é incrível. Um projeto bem estruturado em Delphi permite um alto reuso de código, chegando ao ponto de ser necessário apenas ajustar a interface gráfica. Usando o contrato de renovação, cada estação de trabalho sai por cerca de 5 mil reais e esse valor pode ser parcelado. A empresa consegue diluir esse valor facilmente entre os clientes. No meu caso o que pesa um pouco são os componentes de terceiros, usamos aqui DevExpress (Componente para UI) e Report Builder (Gerador de Relatório).

Um problema comum entre as empresas que usam Delphi é que elas ficaram presas na versão Delphi 7, lançada há mais de 20 anos (2001), e usando somente o estilo RAD de programação, o que funciona bem em projetos pequenos ou com baixa manutenção. No entanto, em projetos grandes e com alta demanda de manutenção, isso pode gerar desafios bem complicados.

Para conhecer melhor a ferramenta, você pode acessar o site oficial https://www.embarcadero.com/br/products/delphi.

Se tiver qualquer dúvida, ficarei feliz em responder.