Executando verificação de segurança...
1

Você acha prejudicial estudar muitas linguagens de programação em pouco tempo?

Gosto muito de programação e computação no geral, e desde que comecei sempre tenho buscado aprender fundamentos que julgo serem essenciais para o tipo de desenvolvedor que quero me tornar.

Mas eu tenho um problema, fico entediado muito rápido com as coisas, começo gostando de fazer X, depois sinto vontade de fazer Y e mudo meus planos, depois me interesso por Z e aí quem sabe eu volto a ficar empolgado com X denovo. E no universo da computação as linguagens de programação e como elas funcionam são o catalisador dessa minha característica, fico fascinado por ficar desvendando as combinações de paradigmas que diversas linguagens possuem, quero saber como determinada linguagem lida com programação concorrente e assíncrona, se ela usa threads reais, green threads, coroutines, fibers, promises/futures, se ela tem diferentes implementações para diferentes plataformas, como funciona o gerenciamento da memória, se é manual, se tem garbage collector ou é diferente, quais tipos de estruturas de dados ela implementa e como essas são armazenadas na heap e na stack, se a linguagem é orientada a objetos mas tem construções sintáticas que vem de linguagens funcionais e por ai vai...

A questão é que nessa brincadeira programei e estudei C, JS, TS, Rust, Elixir, Go, Java, Kotlin e Assembly num período de 3 anos, não usei todas profissionalmente como já é de se imaginar, e não me aprofundei na maioria, tenho um conhecimento sólido de umas 3 ou 4 e fico pensando que poderia estar dedicando mais tempo à coisas mais fundamentais como redes, arquitetura de software, segurança, etc... Ou até mesmo coisas mais práticas como projetos pessoais que envolvam conceitos de desenvolvimento de software que me ajudarão no trabalho (async jobs, software distribuído, CI/CD, streaming de conteúdo, cache de banco de dados, etc). O que você acha? Faz sentido? No final das contas eu no fundo sei quais são minhas prioridades e acho que essa postagem se tornou mais um desabafo de alguém que tem dificuldade de focar em uma coisa só, mas gostaria de ouvir a sua opnião.

Carregando publicação patrocinada...
1

Sim, tem que estudar apenas lógica de programação.

Acho bobagem alguém cobrar uma linguagem de programação especifica para qualquer programador, deveria ser simples para o programador pular de linguagem conforme a necessidade da empresa.

Infelizmente sabemos que o programador, não estudar a lógica básica, e alguns só sabem fazer o que um framework oferece de recurso.

1

Eu também já fiz testes em 1 milhao de linguagens..... Mas dominar de fato é tempo e prática, quanto mais se usa, mais fluente se fica.
Os conceitos basicos, todo programador tem, variaveis, loops, condicionais, etc. Isto é commodities.
Mas conhecer em detalhes, é tempo.
Para ilustrar... Muita gente tinha vontade de programar para iOS, mas quando era apenas com objective-C que exigia conhecimentos mais profundos de getrnciamento de memoria, entre outros, era restrito a poucos. Com o advento do swift, aumentou bastante.
Resumindo, trocar de linguagem e fazer hello world é rápido, mas usar de verdade e ser fluente, leva tempo.
Entao conhecer 6.000 linguagens é diferente de programar de verdade nelas.
Mas é um simples ponto de vista.

1

o importante é você saber estruturar aplicações em cada linguagem. cada linguagem e framework pode te direcionar para um caminho distinto.

por exemplo eu no frontend experimentei react, angular e vuejs.
busquei uma maneira similar de trabalhar nos três, mas tem coisas que vão ser diferentes.

por exemplo, internacionalização. em react e vue é normal você ter uma única instância de aplicação com vários idiomas, já o angular prioriza builds individuais por idioma.

1

Primeiro, depende da pessoa, da capacisade dela.

Segundo, depedne dos objetivos da pessoa, o que ela quer fazer com isso. que qualidade espera.

Terceiro, depende da situação dela, se ela já domina todo o resto e outras linguagens antes.

Quarto, depende da profundidade que deseja aprender e quantas são, porque vai levar muito tempo para aprender todas com profundidade.

Eu já aprendi muitas dezenas, em décadas. Aprendi algumas ao mesmo tempo superficialmente. Só aprendi 3 ou 4 com mais profundidade, e umas 10 mais ou menos com um nível médio. Algumas dessas mais de uma dúzia eu aprendi de forma sobreposta ao longo de muito tempo.

Eu aprendi BASIC para usar no meu computador (única linguagem de alto nível que existia nele). Aprendi Assembly só para o que precisava para algo mais avançado. Depois aprendi COBOL, mas não usei até chegar na faculdade e nunca trabalhei com isso. Depois comecei aprender C, estou aprendendo até hoje e nada profundamente. Depois de começar no dialetos xBase (peguei vários) e e muito até me aprofundei. Por causa da faculdade fui de Pascal, e depois disso fui de C++ meio por cima e comecei algumas para internet, só uma me aprofundei, mas não me atualizei, e uma fui mais ou menos. Comecei aprender outros porque ficou mais fácil ter acesso, até chegar em C# que resolvi aprofundar ao longo de muitos anos. No processo eu semrpe estava aprendendo alguma nova, mas só por cima. Nunca mais do que uma a sério.

Sempre estudei muitas outras coisas da computação até para o aprendizado das linguagens de forma correta. O pior é aprender uma ou várias e tudo errado.

Não fiz perfeito, mas acho que administrei razoavelmente.

Aprender uma linguagem de forma real não é tão simples como as pessoas acham. Não é o mais importante, não é o mais difícil, mas demora. Só é fácil e rápido para quem faz errado. ÉÈ tipo microsserviços, que é extremamente complicado, mas alguns acham simples, porque só usam o nome para entrar na moda, não faz aquilo tudo.

Ficar entendiado muito rápido, ainda mais com coisas estimulantes, indica a possibilidade de problemas psicológicos, psiquiátricos ou neurológicos. Precisa de ajuda profissional competente. Isso compromete a vida toda.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).