Belo comentário, mas vou colocar minha opinião em defesa do post..
As rotinas de trabalho não são todas iguais
Em sua perspectiva é muito melhor manter a standard tools pois na sua experiência ao longo de anos isso se mostrou mais efetivo, mas esta situação nem sempre se aplicará para todos.
Hoje em dia é muito comum ter devs que não acessam o ambiente de produção/homologação ou qualquer coisa relacionada ao SSH, e se ainda precisa acessar um outro ambiente a necessidade de interação quase nunca justifica um esforço para modificação no ambiente. Para essas situações não importa muito se fora da "minha máquina" os ambientes não serão iguais (e nunca serão!), afinal se houver necessidade de utilizar outro ambiente como workspace é só migrar bem como o autor mencionou.
Meu acréscimo
É extremamente necessário saber o básico para exercer seu trabalho com excelência, mas não significa que você precise se limitar a tal.
Se eu pudesse acrescentar: Além de entender bem o básico, entender como essas outras ferramentas de alto nível funcionam também, é sempre interessante aprender e estar aberto a coisas novas, não significa que o que temos como default hoje será sempre assim.
Conclusão
Terminal com ou sem corzinha paga as contas do mesmo jeito no final das contas, mas a diferença é como isso afeta sua experência do dia a dia. Vamos passar muitos anos na frente do PC de qualquer maneira, que façamos isso de uma maneira mais leve ou da forma que queremos..
Isso que nem estendemos para editores de código kkk
#Paz