Bom, é certeza q sem o Flutter o Dart morre. Mas duvido mto morrer daqui alguns anos, ele vai perpertuar por um bom tempo, pois a quantidade de aplicativos vem aumentando ano a ano.
E uma vez o software criado, quanto maior for o app, mais difícil será a transição para outra tecnologia. Então por um bocado de anos ainda existirá empresas que dependerá de pessoas q conhecem Dart para manter seus produtos em pé. Normalmente só empresas com um bom caixa consegue mudar um produto de tecnologia depois de anos de amadurecimento.
E tbm não significa q não estão tentando utilizar o Dart para outras coisas. Por exemplo, tem o Serverpod. Por mais q o foco seja para aplicativos desenvolvidos em Flutter, eles estão construindo o backend para funcionar com Dart. E bem provável q existirá outros no futuro. É tudo questão de tempo e outras empresas com foco nisso.
Eu por exemplo, já fiz uma API para testar meu app, pois o pessoal estavam demorando e eu precisava testar as conexões. E por mais q trabalhei com Java web no passado, fazer em Dart foi rápido.
Mas assim, não recomendo ficar preocupado no mercado para Dart. Não vale a pena ficar remoendo sua mente pensando o q pode acontecer no futuro, é pura perda de tempo. Afinal todas essas coisas são só ferramentas. Se um dia o Flutter morrer, tenho certeza q será por causa de uma nova tecnologia que facilite a vida do desenvolvedor pra desenvolver pra mobile. E certeza q irei pra ela, afinal o que vale pra mim são 2 coisas: uma é o produto e outra é como criar o software de um jeito q diminua o retrabalho e manutenção dela no futuro.
Só pra ver, eu estou fazendo um jogo em GDScript usando a engine Godot. Se Godot morrer, GDScript tbm morre. Então o ideal era eu estar fazendo em C#, o qual o Godot tbm suporta. Mas sinceramente o GDScript, mesmo q seja um pouco ineficiente comparado com C#, ainda é mto mais fácil programar nele e dar manutenção. Então não vale a pena perder tempo com uma coisa, sendo q pelo q tipo de jogo q estou fazendo o GDScript dá conta. Ah, só pra constar, se usar C#, vc precisa programar fora do Godot (no VSCode por exemplo) mas executar dentro do Godot... Essa decisão de ficar trocando de IDEs q me fez não querer C#, pois é chato demais. Já tenho dor de cabeça qnto tenho q usar XCode, Android Studio além do VSCode, ahahahah.
Edit: Descobri isso agora de pouco, dart pra backend.
https://www.linkedin.com/posts/jacob-moura_eu-vou-tentar-de-novo-j%C3%A1-faz-alguns-anos-activity-7295600280929239041-CJEq/