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É importante se comunicar com clareza

Nas minhas experiências trabalhando remotamente em empresas de tecnologia como engenheiro de software, principalmente aquelas onde há pessoas de diferentes nacionalidades, um dos pontos mais importantes foi a clareza na comunicação.

Quando a comunicação era clara, parecia que os ciclos de desenvolvimento eram mais suaves e atingíamos facilmente os objetivos esperados. Mas quando não era clara, as tarefas demoravam mais para serem concluídas, o que inevitavelmente levava ao atraso das metas.

Se comunicar com clareza, para a área de software, tem a ver principalmente com a escrita. Seja ela uma escrita em softwares de mensagem, documentação ou reuniões, precisamos ser empáticos e pensar como a mensagem chegará para as outras pessoas.

Dicas

  • Pense em como a mensagem será recebida e entendida pela outra pessoa
  • Adiante o assunto, não espere que a outra pessoa reflita e te pergunte de volta
  • Explique os termos e o processo que você teve até chegar na sua conclusão

Exemplo

  • Forma errada: "Parece que o serviço realmente morreu hoje"
  • Forma correta: "Fiz uma chamada para o serviço xxxxx e ele retornou erro. Após isso, chequei nos logs e parece que está retornando o erro yyyyy tem algumas horas. Alguém pode checar ou me ajudar a solucionar isso?"

Conclusão

A linguagem é uma grande habilidade humana quando utilizada corretamente. Com as dicas aqui, você pode economizar o seu tempo e o do outro e entregar mais resultado com menos esforço.

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Acho que vale complementar que existe uma iniciativa de boa prática de comunicação entre aplicações de mensagens que prezam sempre pela informação direta na mesma mensagem, como algo do tipo:

❌ Não faça isso

Keith: oi
Tim: ...?
Keith: que horas eh aquela coisa msm?
Tim: ahh, 15:30 amg

✅ No lugar, tente isso

Keith: Oie! Que horas era aquele negócio mesmo?
Tim: opa, 14:30
Keith: Ok, te vejo lá!
Tim: 👍 valeu

Note que Keith poderia ter recebido uma resposta minutos atrás, e não precisava ter deixado Tim esperando. Na verdade, Tim poderia ter começado a pensar na pergunta de imediato!

Pessoas que fazem isso geralmente tentam ser educadas ao não ir direto ao ponto, como uma pessoa faria por telefone, e isso é ótimo! Mas estamos em 2022 e conversar por texto não funciona dessa forma. Para a maioria das pessoas, digitar é mais devagar do que falar. Então apesar das melhores intenções, você só está fazendo a outra pessoa esperar enquanto você formula sua pergunta, o que é produtividade perdida (e algo meio irritante).

O mesmo serve para:

"Olá, está por aí?"
"oi sophie, pergunta rápida."
"Tem um minutinho?"
"tá aí?"
"ei"
etc.

Só faça a pergunta! 😫

Se você achar que é indelicado simplesmente dizer "oi" e fazer a pergunta, você pode começar sua mensagem com quantas cortesias achar melhor.

Por exemplo:

"opa mano, tudo jóia? você tem ideia de qual o prazo daquela coisa?"
"Olá, tudo bem? Espero que tudo ótimo. Quando tiver um minutinho, eu estava precisando daquele último baralho :)"
"oi, quando você puder, você pode atualizar aquelas NFRs?"
etc.
Pode parecer banal, mas fazer sua pergunta antes de ser cumprimentado de volta também possibilita uma comunicação assíncrona. Se a outra pessoa estiver ausente e você sair antes que ela volte, ela ainda poderá responder à sua pergunta, em vez de se deparar com um "Olá" e imaginar o que ela perdeu.

Quando feito corretamente, todo mundo fica feliz! 🎉

FONTE

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Gostei e concordo, tento sempre ser objetivo na primeira mensagem, sempre dando todas informações necessárias para uma resposta também completa.

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Uma das formas de falar que uso no dia dia do trabalho é:

  • Utilizar do "poderia": Por favor, poderia nos ajudar com o deploy? Ao invés de dizer: Faça o deploy conosco.
  • Utilizar do "consegue": Consegue verificar o bug, por favor? ao invés de: Corrija o bug agora.

e por aí vai...

A ideia é não fazer imposição, mas sugestão, pedido.

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Nas áreas voltadas à comunicação jargões não deveriam existir ou, pelo menos, deveriam ser usados somente dentro da equipe que já tivesse com seus conceitos bem definidos e delimitados. A comunicação só existe qdo ambas as partes da comunicação conseguem compreender a mensagem por essa razão existem os protocolos. O uso de termos exóticos só servem para evidenciar que o orador tenta mostrar um conhecimento acima daquele que realmente tem. Já vi dois ótimos profissionais quase sairem no tapa, porque um discordava do outro, entretanto, os dois defendiam a mesma ideia, mas um não entendia a terminologia que o outro usava e, portanto, acreditava que o outro era contrário a sua posição técnica. Por acaso, eu conhecia as duas terminologias, porque tratávamos de tecnologias de videoconferência e fiquei ouvindo os dois brigarem e eu achando tanto absurdo como ridículo (um tentando ser mais que o outro). Foi uma demonstração de ignorância de ambas as partes, isso ocorreu por volta de 1997 na PETROBRAS onde trabalhávamos estudando novas tecnologias.

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Já me antecipando e pensando na situação inversa, se você é uma pessoa que se comunica com clareza e consegue entender que as pessoas tem dificuldades em se comunicar, resta ter paciência e estimular a evolução do coleguinha.
Parece soar como um conto de fadas, mas se pensarmos bem, se você só der paulada naqueles que ainda não chegaram lá, corre o risco de criar um desestímulo muito grande e isso provoca a retração das pessoas. Este é um relato de quem já esteve em ambos os lados.
Leve sempre o contexto em conta e nada como verdade absoluta.
Abraços.

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Acho importantíssima a dica de pensar em como a mensagem será recebida ! já vi muito mal entendido causado por pessoas que falam do jeito que faz sentido para elas , sem considerar o entendimento do outro.