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Meus Saas está 99% concluído, falta apenas o marketing e esse é o 1%🤡

Olá, me chamo John, sou Desenvolvedor Fullstack há 3 anos e recentemente lancei meu Saas (https://www.easia.com.br/) e nao faço a menor ideia de como vende-lo.

Atualmente estou pesquisando mt sobre como vender softwares utilizando ads de redes sociais, google ads e etc. Mas não sei se essa é a forma mais eficaz para fazer a venda.

É o primeiro software q eu lanço como um produto próprio e não quero contratar uma empresa para fazer o marketing (ate pq ja q n entendo da area tenho medo de me enrolarem).

Alguem experiente pode me ajudar pf?

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Mano, deixa eu te contar uma coisa: a matemática sua está invertida. Eu criei uma plataforma gigantesta, com mais de 2M de linhas de código, plataforma Web, Mobile (iOS e Android), site e tudo. Cara, demorei 2 anos para terminar e achava que o marketing era somente 1% para que meu SaaS decolasse. Eu estava errado! Demorei 1 ano a mais somente para que as pessoas conhececem meu produto e ter um bom fluxo de vendas.

Minha dica: invista bastante em marketing no Instagram, nas redes sociais. Mas já vou te adiantando, o marketing é a alma do negócio, o mais fácil é programar!

Com um bom marketing, a gente consegue vender até areia, e se seu produto for muito bom, pode ter certeza que vai dar muito certo! Mas tudo isso atrelado a uma boa estrategia de marketing e vendas. Use Analytics, Google Ads, Instagram Ads. Descubra quem é seu publico alvo, entenda tudo sobre ele e foque somente nele no inicio. Assim você poderá ter um feedback inicial e satisfazer seus clientes com mais facilidade e evitar erros ao longo do caminho.

Uma outra coisa interessante, que inclusive Steve Jobs já comentou é:

Qual problema seu SaaS resolve melhor que qualquer um dos seus concorrentes?

Se seu produto ele de fato sana uma necessidade real do seu cliente, fica muito mais fácil de vendê-lo.

Te indico um canal no YouTube do Ex-Chefe de Marketing do McDonalds, lá ele dá dicas incríveis que irão te ajudar muito nessa sua nova etapa, que é o marketing. Ele dá dicas tanto de produtos físicos quanto de produtos online, mas a ideia central é a mesma. Confere lá!

Canal do YouTube: João Branco

Um abraço, desejo muito sucesso no seu produto!

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Fala John, tudo beleza?

Já vou adiantar que eu não sou nenhum profissional de marketing digital (ainda), mas se tem uma coisa que eu já percebi é que a internet é o melhor e mais eficiente lugar pra vender qualquer coisa, praticamente.

Agora, queria saber se já refletiu sobre: pra quem é o seu produto? Se você sabe quem deveria usar o seu Saas, já sabe em quais grupos ou quais meios focar a publicação do seu produto.

Vale ressaltar que também é possível persuadir outras pessoas a usarem o seu Saas, gerando a Consciência de Necessidade do seu produto. Isso você pode aprender mais pesquisando sobre vendas.

Espero ter ajudado um pouco :D

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Atualmente estou pesquisando mt sobre como vender softwares utilizando ads de redes sociais, google ads e etc. Mas não sei se essa é a forma mais eficaz para fazer a venda.

Paga para alguem que saiba fazer isso, você não é vendedor é programador. Se tu confia no seu projeto e acha que é bom, investe dinheiro nele, junta uns 10 mil e paga ou faz parceria com um bom vendedor.

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Vou te dar uma resposta como um especialista em aquisição de clientes.

A primeira coisa com a qual você deveria se preocupar é: QUAL O PROBLEMA QUE SEU SAAS RESOLVE? Melhor que isso:

  1. Como ele pode melhorar a vida de alguém
  2. Que tipo de solução ele agrega na vida do usuário?
  3. Quais os problemas que ele resolve?

Esses três pontos vão te ajudar a entender como dizer as pessoas terão uma vida melhor com a sua solução.

Além disso, você deveria se preocupar com os concorrentes (isso antes do desenvolvimento e depois do desenvolvimento também):

  1. Quais concorrentes tem uma solução IGUAL a sua?
  2. Quais concorrentes tem soluções parecidas?
  3. Qual a proposta de valor dos seus concorrentes?
  4. Quais problemas seus concorrentes estão tentando resolver?
  5. Em quais pontos você é igual/diferente/melhor/pior do que o seus concorrentes?

Eses 4 pontos vão te ajudar a entender como comunicar seu produto de forma que não SOE como sendo só mais uma solução igual às demais. Você precisa criar contraste entre você o restante do mercado.

Além disso: você precisa pensar no perfil do usuário. Que tipo de pessoas irão usar sua ferramenta? Por que eles iriam usar a sua solução e não uma outra?

Com tudo isso você estará pronto para começar a comunicar às pessoas quem você é, o que você faz, como faz, como você é diferente, etc ...

O próximo passo será definir em quais canais você vai começar a divulgar o seu SAAS.

  1. Se seu produto resolver um necessidade da qual existe um mercado consciente dela, você vai se aproveitar bastante de anúncios de pesquisa.
  2. Se o seu produto for algo diferente do que as pessoas normalmente conhecem em determinado setor/categoria, você vai se aproveitar muito de canais de vídeo/display (tiktok, meta, youtube) e comunidades de nicho como TabNews, Reddits, Quora etc.

Existem muitos outros canais que você poderia aproveitar, aqui estou falando do ordinário.

Um próximo ponto é você entender que todos esses canais que mencionei podem tanto ser explorados orgânicamente e pagando. Dito isso, você precisa estimar em quais canais:

  1. existem mais compradores em potencial
  2. você consegue explorar com mais velocidade de forma que o custo compense
  3. canais que você consegue explorar com uma baixa curva de aprendizagem

Trabalhar com canais de pesquisa, Google Search por exemplo, é bem diferente de trabalhar com SEO, que trata-se de lidar com pesquisas orgânicas.

Se você não tiver dinheiro, vai precisar investir tempo em canais de aquisição orgânicos, ou pagar alguém que saiba fazer isso por você.

Se você tiver dinheiro, vai se beneficiar muito pois poderá explorar canais pagos e vai conseguir ter uma ideia mais rápida sobre a tração do seu SAAS.

Nesse momento, tudo com o que você precisa se precupar é com contruir/posicionar seu produto para resolver um problema grande o suficiente do mercado e fazer com que as pessoas percebam isso.

Nada a mais.

Esse 1% do marketing é bem grande, mas é a parte mais divertida.

Geralmente eu só leio aqui no TAB, mas esse post me fez criar uma conta e fazer meu primeiro comentário.

É nois :)

Se a galera topar a gente pode marcar um meet para discutir sobre essas ideias