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Vou te dar uma resposta como um especialista em aquisição de clientes.

A primeira coisa com a qual você deveria se preocupar é: QUAL O PROBLEMA QUE SEU SAAS RESOLVE? Melhor que isso:

  1. Como ele pode melhorar a vida de alguém
  2. Que tipo de solução ele agrega na vida do usuário?
  3. Quais os problemas que ele resolve?

Esses três pontos vão te ajudar a entender como dizer as pessoas terão uma vida melhor com a sua solução.

Além disso, você deveria se preocupar com os concorrentes (isso antes do desenvolvimento e depois do desenvolvimento também):

  1. Quais concorrentes tem uma solução IGUAL a sua?
  2. Quais concorrentes tem soluções parecidas?
  3. Qual a proposta de valor dos seus concorrentes?
  4. Quais problemas seus concorrentes estão tentando resolver?
  5. Em quais pontos você é igual/diferente/melhor/pior do que o seus concorrentes?

Eses 4 pontos vão te ajudar a entender como comunicar seu produto de forma que não SOE como sendo só mais uma solução igual às demais. Você precisa criar contraste entre você o restante do mercado.

Além disso: você precisa pensar no perfil do usuário. Que tipo de pessoas irão usar sua ferramenta? Por que eles iriam usar a sua solução e não uma outra?

Com tudo isso você estará pronto para começar a comunicar às pessoas quem você é, o que você faz, como faz, como você é diferente, etc ...

O próximo passo será definir em quais canais você vai começar a divulgar o seu SAAS.

  1. Se seu produto resolver um necessidade da qual existe um mercado consciente dela, você vai se aproveitar bastante de anúncios de pesquisa.
  2. Se o seu produto for algo diferente do que as pessoas normalmente conhecem em determinado setor/categoria, você vai se aproveitar muito de canais de vídeo/display (tiktok, meta, youtube) e comunidades de nicho como TabNews, Reddits, Quora etc.

Existem muitos outros canais que você poderia aproveitar, aqui estou falando do ordinário.

Um próximo ponto é você entender que todos esses canais que mencionei podem tanto ser explorados orgânicamente e pagando. Dito isso, você precisa estimar em quais canais:

  1. existem mais compradores em potencial
  2. você consegue explorar com mais velocidade de forma que o custo compense
  3. canais que você consegue explorar com uma baixa curva de aprendizagem

Trabalhar com canais de pesquisa, Google Search por exemplo, é bem diferente de trabalhar com SEO, que trata-se de lidar com pesquisas orgânicas.

Se você não tiver dinheiro, vai precisar investir tempo em canais de aquisição orgânicos, ou pagar alguém que saiba fazer isso por você.

Se você tiver dinheiro, vai se beneficiar muito pois poderá explorar canais pagos e vai conseguir ter uma ideia mais rápida sobre a tração do seu SAAS.

Nesse momento, tudo com o que você precisa se precupar é com contruir/posicionar seu produto para resolver um problema grande o suficiente do mercado e fazer com que as pessoas percebam isso.

Nada a mais.

Esse 1% do marketing é bem grande, mas é a parte mais divertida.

Geralmente eu só leio aqui no TAB, mas esse post me fez criar uma conta e fazer meu primeiro comentário.

É nois :)

Se a galera topar a gente pode marcar um meet para discutir sobre essas ideias

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