Executando verificação de segurança...
7

Ter um portfolio é realmente importante? Divulgue o seu aqui

Oi pessoal, como vocês estão?

Ultimamente, 90% dos recrutadores, nem sequer olhavam meu portfólio, mesmo as vagas sendo para sênior, coisa que não me considero.

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a relevância de um portfólio.

Gostaria de trabalhar fazendo programas que "conduzem" empreendedores. Por exemplo, o programa sugere um preço a partir da demanda, expectativa de inflação, etc. Gerenciamento estoques automático. Da feedbacks c indicadores B.I. Programas que se tornem um assistente para gestores de negocios. Não sei se chega a ser um uso de machine learning, mas o que uso é pura econometria e estatística c critérios lógicos baseados em teoria econômica

esse é meu portfolio e estou reformulando ele:
www.jovepy.com.br

Carregando publicação patrocinada...
2

Opa,

Não tenho portifólio, mas estou trabalhando em um projeto social para centralizar vagas intercionais(inicialmente somente Portugal) e ajudar no processo de contratação.

Segue aqui o link Intellijob e se puderem avaliar e deixar algumas dicas seria legal.

Abraços

2

Eu acho importante ter um portfolio, principalmente se voce eh dev. Pois recrutadores conseguem facilmente conhecer alguns de seus projetos. Veja o meu:

blmayer.dev

Tenho certeza que colaborou positivamente nas minhas entrevistas de emprego.

Eu acho que nem todo recrutador tem conhecimento tecnico, entao eh importante estar atento a isso, e qual seu publico alvo, quais empresas etc. Como um bonus, acho que um dominio proprio da uma credibilidade maior, e sites personalisados tem maior destaque. Mas isso eh somente a minha impressao. Nao fiz nenhum estudo sobre isso.

1

curti teu post prioridade zero, admito que dei uma gargalhada com

Eu me pergunto o que aconteceria se houvesse outra tarefa ainda mais urgente que a atual prioridade zero, teria prioridade -1? Ou mudariamos a prioridade zero para 1 e a nova seria a 0? mas e se já existisse uma tarefa com prioridade 1? Teriamos de mover a 1 para 2, a 0 para 1 e finalmente inserir a nova prioridade. E assim até atualizarmos todas

já consigo imaginar um método priorityIterator(), que vai varrendo as prioridades e colocando +1 ༼ つ ◕_◕ ༽つ

1

kkkkkkkkkk priorityIterator kkkkkkkkkkkk.

Me senti uma anta tentando navegar no portfolio dele, me lembrei a epoca que tentei criar uma conta o tibia e n consegui. So consegui ver essa dadiva de post por conta da resposta acima

1
1

N se culpe, my english is very bad como do joel santana, o q importa que outros acessaram com facilidade, se n, n teria colhido os frutos

2

Não fiz muitas entrevistas de emprego, mas acho que nunca pararam para ver o portfólio também, mas é interessante ter, acho importante um portfólio que demonstre sua personalidade.

https://bernardoschmitz.vercel.app

Abri o seu aqui pelo notebook, e ta gerando rolagem na horizontal, as modais não saem quando eu clico fora delas, isso é um pouco chato também. A parte de login não deveria ser mostrada caso eu não possa fazer um conta no seu site, e isso servir só para o admin.

1

obrigado pelas consideracoes.

o login é disponivel para usarem a aplicacao, apenas uma aplicacao é restrita a mim, mas gostaria q soubessem da existencia dela

1
1
1

Eu às vezes ajudo com as entrevistas pra novos devs onde trabalho, e quando me enviam alguém com um site de portfólio sempre olho com muita atenção.

Não pra achar problemas ou pra avaliar a programação da pessoa (até porque muitos programadores odeiam desenvolvimento web, mas adoram as suas áreas específicas), mas porque um site diz muito mais sobre a personalidade da pessoa do que uma página no github ou linkedin.

Se tiver coisa escrita ou projetos interativos, é sempre um bônus. Mas cuidado pra não colocar um monte de coisa do seu site, e depois ficar cheio de links quebrados pro heroku ou vercel, pq pega mal.

Admito que os que menos me interessam são sites que só linkam pra redes sociais, ou aqueles com template pronto. Curto ver experimentações com layout, ou blogs.

Aproveitando, eis meu blog: https://guilhermegarcia.dev/blog/index.html.

1

Levo meu portfólio mais como um quartinho de testes, especificamente para front-end, do que algo sério, uso para testar tecnologias novas, e minhas skills em UX/UI.

Inclusive tô querendo me aprofundar mais no design da Apple (Human UI) para integrar no meu portfólio, se alguem tiver algum lugar que posso me informar melhor, artigos, UI Kit (React), ficarei grato.

BLOG | PORTIFÓLIO | GITHUB

1
1

Seu tópico aborda muita coisa ao mesmo tempo.

90% dos recrutadores imagino que seja uma estatística chutada, mas você tem resultado? Você está trabalhando?
Para ter tanto recrutador em contato com você sem nem olharem seu portfólio, como está sua realidade no mercado?

1

os recrutadores q vinham atras de mim. Trabalho num cartorio, cheguei a programar por alguns meses la, mas minha chefe me acha mais lucrativo fazendo registro de imoveis, o q tbm fiz programas q me ajudam a fazer o trabalho em 1/3 do tempo q antes era feito

Recebia as entrevistas, ate msm convites de gringos, mas nunca passei da entrevista qnd viam q tinha inseguranca por nunca ter trabalhado de fato numa empresa de tecnologia

ps: ultimamente, apos minha ultima modificacao no curriculo, caiu bastante. Acredito q fiz errado o jeito dos bots me encontrarem, mas ate uns 6 meses atras era cerca de uns 2 convites por mes

1

Sobre a relevância:
Não acho que para recrutadores o portifólio em si vai ser tão relevante, já que geralmente não possuem conhecimento técnico sobre os requisitos da vaga, assim no detalhe. O linkedin devidamente preenchido (Ex. O que foi feito, stack, impacto/resultado) pode ser muito mais efetivo nessa primeira etapa com o recrutador.

Mas acontece também de alguem da empresa ver o portifólio, post, artigo no medium e ir ver se a pessoa tem conhecimento técnico, e direcionar o recrutador pra essa pessoa. Nesse segundo caso sim, o portifólio vai ser relevante, mas se bem divulgado.

Divulgando:
Linkedin | Medium | Github

1

Se o seu portfólio for um monte de 'código fonte' para profissionais de RH, realmente não vai ter impacto nenhum.

Github é para ser avaliado pelo profissional da área, geralmente o que vai ser seu supervisor ou gerente.
Para 'encantar' o RH, você deve ter um site funcionando, para que ele tenha a experiência de usuário.

1
1
1

Uma outra vantagem que eu lembrei agora é não precisar ficar fazendo um currículo separado. Eu entro no meu site, vou no currículo e aperto ctr
l+p e salvo como PDF.

1

Eu acredito que seja sim muito importante, alias, atualmente estou desenvolvendo meu portifolio com react, typescrip e nextJs, de forma animada usando o GSAP, Three.js e alguns geradores de animação, isso levando em conta que eu sou front-end.

A alguns meses eu estou estudando a melhor maneira de fazer um portifolio, digamos, decente, que chame a atenção e seja caracteristico com a minha personalidade, e eu posso citar algumas sugestões para criar um bom portifolio:

Não deixe seu portifolio somente na cabeça

Desenhe ele em um papel, figma ou photoshop da sua preferencia, não precisa ser um desenho perfeito, você so precisa tirar o conceito da cabeça e tornar ele mais palpavel, assim, quando você for adaptar seu portifolio, você consegue saber exatamente o que você vai fazer

Eu tenho o meu portifolio no figma feito por mim, e isso me ajudou muito a saber o que eu queria fazer nas etapas.

Copiar e colar não e errado

Desde que tudo esteja condizente e armonico, copiar algo que você viu e bom, te poupa tempo e esforço desnecessario, só tenha certeza que visualmente esta "bom", pois se trata da sua imagem pessoal.
Tem também aqueles que gostam de fazer o portifolio como se fosse um curriculo so que na WEB, a minha recomendação e que o portifolio seja algo mais dinamico e chamativo, pois um curriculo todo mundo já faz, se você quer chamar a atenção, e necessario ir um pouco além, mas caso você esteja lendo e fez o seu portifolio com esqueleto de curriculo, não se sinta frustrado pelo o que eu falei, pois, funciona.

Você não vai criar um portifolio em 1 semana

Se engana quem pensa que criar portifolio e facil, mesmo Senior tendem a ter dificuldades para abstrair sua propria personalidade e colocar em portifolio, eu mesmo, estou a mais de 2 meses fazendo o meu, e não to nem na metade do processo.

Conclusão

Para referencia e ajuda de quem quiser fazer algo legal no portifolio, existem as bibliotecas citadas acima (GSAP, Three.js), são faceis de usar, é são baseadas em JS, também existe geradores de animação CSS como animista !link[https://animista.net/play/basic/scale-up/scale-up-center]

Caso alguém queira ver o meu portifolio, aqui esta um link do github pages
LINK: https://leonardomachado30.github.io/React__app__portifolio/

1

No meu caso, primeiramente desenvolvi um currículo online e depois criei um portfólio (uma página no Notion, por hora) para colocar os projetos que desenvolvi.

Porém, ultimamente estou considerando deixar o currículo online de lado (já que já existe um em formato PDF e o próprio LinkedIn) e desenvolver um portfólio “mais apresentável” via site.

Gostaria da opinião de vocês quanto a isso.

1

Acho importante ter alguma coisa provando que voce sabe fazer oq diz que sabe, mesmo que ninguem vá lá ver. Tipo eu digo na entrevista e no cv que sei React, então se alguem for realmente ver vai tá lá no meu github, ou num site no ar.
Agora respondendo sua pergunta mais diretamente, pra mim foi mais importante falar do meu projeto/portfolio do que realmente alguem ir lá ver. Claro que mentir nunca foi uma opção, entao se o recrutador for ver, ele estará lá mostrando que é verdade.

1
1
1

Não acho uma obrigação de forma geral, mas se o foco do dev é maximizar suas habilidades na área do front end, o web portfólio é uma mão na roda, pois você pode demonstrar qual o seu nível de habilidade atual na construção de interfaces, UX, organização de código etc. ou seja, ir além de de apenas informar dados pessoas como o currículo.

Já participei de entrevista em que ao vivo meu portfólio foi avaliado nas versões desktop e responsiva, então depende muito de quem vai ter o contato com ele, recrutadores não vão se atentar a detalhes de implementação.

Meu porfólio: https://glaysonvisgueira.vercel.app/

1
1
1

Na minha opinião, o portfolio é o novo curriculo, é claro que o curriculo não perdeu o seu lugar, mas vejo as empresas fazendo perguntas sobre o curriculo mas já com o portfolio decorado. o interecesse nessa área parece sempre estar mais voltado para o que vc consegue fazer do que propriamente sobre o que vc aprendeu. Por isso estou deixando o meu aqui tb, feedbacks são sempre bem vindos, e caso precisem de alguem ou saibam de alguem que precise de Remote front-End developer, só chamar!
abraço!!
kaio deodato
|||||||||||||||||||| http://www.portfolio.kaiodeodato.com/ ||||||||||||||||||||

1

Na minha opinião é um bom adicional, não diria obrigatório especialmente para quem já está colocado no mercado, mas pra quem ainda está buscando (como eu) é algo muito bom de se ter

Fica aqui o meu: