Executando verificação de segurança...
-2

Você é Senior? parte 02

Recentemente publiquei um texto que evocava a reflexão sobre o que significa ser Senior (Você é Senior?). Minha intenção era que houvesse a discussão à partir do ponto de vista individual, sobre o que significava "ser Senior". Porém, os comentários que foram feitos aqui no TabNews e em outras redes sociais que publiquei o texto, não discutiam a questão central que partia da questão que dava título ao texto, das questões adicionais, e da pergunta final.
Foi então, que lendo o texto novamente, percebi que errei ao colocar a questão final, sem voltar as questões iniciais, e ficou claro que por conta da estrutura do texto o punch era: "Qual dos 2 você escolhe?", deixando de lado qualquer reflexão sobre o significado do título de "Senior".
Feita a mea culpa, Eu gostaria de apresentar de forma mais clara o que entendo por "ser experiente" e ser considerado "Senior". Eu gostaria muito de saber o que vocês pensam, porque certamente, minha visão é fundamentada na minha experiência de vida e certamente, não vou conseguir contemplar todos os casos aqui.
Como ponto inicial, considere este gráfico de quadrantes:

experiências x tempo

Como pode observar, o gráfico possui 4 quadrantes, orientados por 2 eixos, e eles significam:

  • Eixo X - tempo: Coloquei como linha de base o valor de 5 anos, que é o que acredito ser o necessário para se acumular experiências diversas e desafiadoras e sobretudo, amadurecer e refletir sobre elas;
  • Eixo Y - experiências: Eu simplifiquei com "poucas experiências" e "muitas experiências", porque entendo que esse é mais difícil de quantificar, e confesso que vocês também vão se questionar o que significa e se faz sentido a forma como coloquei aqui. Mas tome como exemplo os casos do Chiquinho e do Juquinha do primeiro texto. Claramente, as experiências que Chiquinho teve, o forçaram a se aprimorar e a ter contato com diferentes e desafiadoras situações; em contraponto, Juquinha progrediu, mas dentro de uma "caixa de areia", que no caso, era o cenário da empresa que pelo perfil comercial, não podia desafiá-lo mais;
  • Quadrante 01 - "Senior ideal" : É aonde está o Chiquinho. Teve experiências diversas e desafiadoras, e foi condicionado a se aprimorar para resolver problemas que só são experimentados em empresas com perfis de alta escala;
  • Quadrante 02 - "É possível, mas são exceções": São os casos de desenvolvedores que iniciaram a carreira em Big Techs, ou Startups, e tiveram a oportunidade de verem situações extremas, e participar de resoluções de bugs em produção. Naturalmente, por conta de plano de carreira e por destaque de seu aprimoramento, conseguiu alcançar o nível de Senior abaixo dos 5 anos que mencionei como meu parâmetro de orientação para esta análise;
  • Quadrante 03 - "Não é Senior": É aonde estão os JRs e os Plenos por padrão. Estão acumulando experiências e adquirindo maturidade ao longo do tempo. Se continuarem a se aprimorar e a terem experiências desafiadoras e diversas, ao longo do tempo vão construir maturidade e estarão localizados no Quadrante 01;
  • Quadrante 04 - "Senior com ressalvas": Este é o caso do Juquinha. E as ressalvas que dão título ao quadrante, são exatamente a falta de experiências desafiadoras que poderiam o forçar a se aprimorar. Geralmente, é um profissional com potencial, mas o perfil da empresa em que trabalha não pode entregar mais do que um "feijão com arroz". Aqui vale a distinção que Senior, não necessariamente está atrelado só a habilidades técnicas, mas também o quão profundamente se conhece das regras de negócio do produto da empresa em que se trabalha, ou dos processos internos. E portanto, isso demanda tempo.

Embora seja possível se aprimorar fora do ambiente de trabalho, sejamos honestos, a maioria dos profissionais não vai passar ano após ano trabalhando 8 horas por dia, 5 dias por semana, e gastar das horas restantes, seu tempo estudando e se aprimorando com projetos open-source, ou aprendendo algo novo e se especializando. Portanto, entendo que a prática no ambiente de trabalho é parte fundamental no seu processo de aprimoramento e amadurecimento.
Espero que a minha mensagem faça algum sentido para você.
Não sou o guardião da razão e seria muito legal ler outros comentários de pessoas que pensam diferente de mim.
Aliás, "Você é Senior?".

Carregando publicação patrocinada...
1

Considero-me um profissional júnior, contudo, o recrutador avaliou-me como sênior, e há 8 meses atuo nesse nível. Atualmente, trabalho no desenvolvimento de um site corporativo, exclusivamente acessível aos funcionários da empresa. Essa particularidade confere-me certa tranquilidade a curto prazo, pois minimiza os riscos relacionados a sobrecarga de acessos ou questões de arquitetura e estabilidade.

1

Você postou o outro ontem, me desculpa mas não faria mais sentido incluir essa "parte 2" ao texto original?

Eu sinto que você talvez esteja tentando emplacar algum consenso/definição usando os quadrantes, mas você erra no momento em que não tem dados qualitativos E quantitativos sobre isso, talvez não seja a intenção, só compartilhar a sua opinião é discutir mesmo nessa "reflexão", mas aí eu proponho outra:

O que essa reflexão trás de benéfico pra "indústria" (ou mesmo a comunidade)?

Veja bem, não estou dizendo que é inútil, mas o que refletir sobre isso vai ajudar as pessoas aqui? Pra elas saberem se são sênior?
Se elas não sabem dizer isso, provavelmente não são ainda, ou estão bem no começo da faixa de sênior.

Pra elas contratarem melhor? No fim do dia, não é a maioria de nós que contrata, mesmo que a gente entreviste os outros.

Enfim, como eu falei na outra postagem, só não consigo entender ainda a razão desse tópico existir.

Sim, sou sênior.

3

Valeu pelo comentário Coelhucas. Eu publiquei um segundo texto porque se apenas editasse o primeiro, as pessoas não seriam impactadas por ele. Foi intencional.
Seu questionamento sobre propósito de existir os dois textos, seria o mesmo que dizer que a maioria dos textos publicados aqui não deveriam ser escritos, já que nem toda discussão precisa ter um objetivo direto. Talvez, e só talvez, Eu quisesse discutir o tema com outras pessoas.
Até porque, já vi muitos textos aqui no TabNews perguntando: "Quando sei que sou Senior?"; ou "O que precisa fazer pra se tornar um Senior?"; ou ainda "Tem como ser Senior com 2 anos de experiência?".
O meu texto vai de encontro em discutir exatamente isso.
É possível que você não tenha gostado do texto, porque a provocação não faça mais sentido pra ti, já que certamente já deve ter encontrado as respostas pra essas perguntas antes. O que não significa que outras pessoas não possam ler esse texto e atribuir um significado diferente do que você atribuiu.
Um forte abraço!

EDIT
Não me entenda mal, mas me deparei com um comentário seu feito hoje respondendo uma pessoa que perguntou "como saber se sou Pleno?"

A única diferença do texto que você respondeu é que o meu vem uma caminho oposto, tentando trazer uma discussão galgada nas diversas opiniões com foco nos pontos que comentei, ao invés de fazer uma pergunta direta, tento provocar reflexão (acredito que não consegui o que queria haha).
Aliás, você tem ótimos posicionamentos em várias publicações. Fico triste de não ter visto um pouco mais do seu ponto de vista aqui, além de apenas dizer que meu texto não tem propósito.