Front-end ou Back-end, qual tem mais vaga?
Vendo o linkedin, infojobs e outras plataformas, eu cheguei a conclusão que tem bem mais vagas pra back-end doque front-end, isso é real mesmo ou me enganei?
Vendo o linkedin, infojobs e outras plataformas, eu cheguei a conclusão que tem bem mais vagas pra back-end doque front-end, isso é real mesmo ou me enganei?
Joel, hoje a empresa que eu trabalho tem problemas em encontrar profissionais em ambos os lados!, não me leve a mal, pseudo-junior temos de monte. Daquelas pessoas que fazem 1-2 cursos de 2 horas na Udemy e acha que merece um emprego o mercado tá cheio!
Mas quando você quer contratar um Junior de verdade, que já fez pelo menos uns 2 ou 3 projetos completos, você tem dificuldade, ainda mais dificuldade para contratar Pleno ou Senior.
Agora vem a questão, qual tem mais vagas?
Ela é simples de responder, a resposta é: Tanto faz, ambos tem vagas em abundância, confia em mim.
A gente tá com tanto problema de contratar Junior (De verdade), que a gente tá pegando os Pseudo-Junior e metendo curso neles, fazendo um onboarding legal e ensinando o que eles precisam saber dentro da empresa mesmo, e tá dando legal, o resultado é bacana, mas não é toda empresa que faz isso, então se você quiser realmente um emprego na área, recomendo no mínimo fazer uns 2 ou 3 projetos de respeito na sua área antes de procurar aquele trampo, beleza?
Vai ter mais vagas para programadores que resolvem problemas e não se limitam a um rótulo e as tecnologias que a seguem, o desenvolvedor deve ser o mais completo possível, a netflix apresentou à alguns anos o termo fullcycle, que é algo mais abrangente que o fullstack... e nada mais é que desenvolvedores que fazem TUDO que um desenvolvedor deveria fazer.
Olá!
Eu acho que existem muitissimas vagas em ambas. O que dá mais margem para o back-end, na minha opinião e pelo que vejo, é que no back-end tem muito trabalho invisivel(processamento de dados, criacoes de api,logica de negocio, etc) o que faz com que as vagas parecam mais, no entanto o front-end é nuito requirido , cada vez há mais necessidade de aproximar o utilizador, de melhoria nas acessibilidades(existindo atualmente instituicoes , principalmente governamentais, que avaliam o site por essa razao(cores,tamanho de letra, butoes etc...). Portanto é uma porta aberta! :)
Então Joel, o mercado hoje tem bastante vagas em aberto pras duas, depende muito onde pesquisamos, acabei de conferir no linkedin USA e me deram 111.000 mil vagas para Front e 60k para back. Se você for bom em pelo menos uma área você já consegue entrar no mercado.
Eu não sei se existem mais vagas para backend e não tenho dados sobre isso, mas em todos os projetos/empresas que trabalhei tinham mais funcionarios backends e mais tarefas de backend do que de frontend. Acredito que a demanda por profissionais que dominam o backend seja maior, porém não sei como esta a oferta desses profissionais.
Dito isso, se a ideia é começar na área eu diria pra você começar pelo que mais te chama a atenção já que tanto back quanto front estão em demanda.