Executando verificação de segurança...
1

[DÚVIDA] Data Science sem ensino superior?

Eae turma!

Eu sou apaixonado (muito) por ciências de dados, mas não posso entrar na faculdade por enquanto (só no começo do ano de 2024, provavelmente), e como essa área de Data Science é MUITO âcademica, fiquei com medo de não conseguir um emprego sem esse diploma.

No momento estou estudando desenvolvimento web (back-end), com a pretenção de conseguir emprego nos proximos 6 a 12 meses (já tenho uma boa bagagem de programação)

Acham que eu posso arriscar e ir pra data science?

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, não sei muito sobre o mercado de trabalho de ciência de dados, mas também acho uma área muito maneira e, assim como você, já passei um tempo estudando pra ser cientista de dados. Mas a barreira de entrada é muito mais alta que a de desenvolvimento web, e exige conhecimentos que vão além da programação (principalmente em estatística, álgebra linear, ética em inteligência artificial etc).

Não vou dizer que é o melhor caminho, mas o que eu decidi foi deixar isso de lado, pelo menos por enquanto, e focar em desenvolvimento web. Depois que já tiver ganhado um pouco de experiência e habilidades mais sólidas em programação, mudaria meu foco para análise e ciência de dados. Honestamente, hoje em dia já não tenho mais tanta certeza se faria essa migração. Passei a ter um amor maior pela área de web e mobile, mas aí é coisa minha.

Mas uma coisa que eu lembro de ter lido quando era mais focado em ciência de dados (e que não sei se é real ou só opinião do autor do texto que eu li) é que ninguém começa como cientista de dados, e sim como analista de dados. Ou seja, em vez de utilizar aqueles dados para gerar resultados práticos (usando machine learning ou a ferramenta que for), você vai se limitar a transformá-los em informação útil e interpretá-los. Ciência de dados seria uma função muito complexa e cheia de decisões e responsabilidades para uma posição júnior, e seria mais indicada para quem já tem um certo nível de experiência.

1

Bom dia joelcarneiro!

Tudo bem?

Eu trabalho como Cientista de Dados hoje em dia e tenho faculdade em psicologia.

O que eu gostaria de dizer que existe esse requisito por baixo dos panos de ter uma universidade, por causa do CBO de um cientista de dados, conforme pode conferir aqui.

Mas o importante é o seguinte:

  • Você ser estudioso (ter o hábito de estudar, não ser só o gênio da matemática).
  • Procurar aprender qual problema de negócio você vai ter que resolver (parece óbvio ser o primeiro passo, mas muitos iniciam projeto sem saber isso).
  • Fazer uma boa limpeza dos dados (ETL).
  • Fazer uma boa exploração de dados.
  • Enriquecê-los (Feature Engineering).
  • Evitar o Data Leak.
  • Aprender a usar os modelos corretamente.

Se você tiver os passos acima em mente, acho que vale a pena ir para data science.

Espero ter ajudado!

1

Opa. Na minha opinião pode sim. O mais importante é saber programar, um diploma muitas das vezes serve como um pré-requisito para alguns processos seletivos, por isso o mais importante ao meu ver é montar um portifólio como uma uma prova do que você sabe fazer.

Algumas empresas exigem que você só tenha o ensino médio completo e obviamente saiba programar.